Divulgação/Warner Bros.
Cineasta também foi responsável por Força Aérea Um, A História sem Fim e Mar em Fúria, entre outros filmes que marcaram Hollywood
O diretor Wolfgang Petersen, responsável por A História sem Fim (1984), Força Aérea Um (1997), Mar em Fúria (2000) e Troia (2004), morreu aos 81 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas. O cineasta foi indicado a dois Oscars (melhor diretor e melhor roteiro adaptado) por seu trabalho em O Barco: Inferno no Mar (1981), produção que o levou da Alemanha direto para Hollywood.
Segundo agências de notícia internacionais, Wolfgang Petersen morreu na última sexta (12), mas a notícia só foi divulgada nesta terça (16). Ele estava com a mulher, Maria Antoinette, que o acompanhou nas últimas cinco décadas de sua vida. Os dois têm um filho, Daniel, e dois netos.
O Barco apresentou o cineasta para Hollywood em grande estilo: a produção recebeu seis indicações ao Oscar –curiosamente, a produção alemã ficou de fora da categoria melhor filme estrangeiro, apesar de ter sido lembrada em quesitos técnicos. A história extremamente claustrofóbica mostrava um submarino na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Já acolhido por Hollywood, Wolfgang Petersen trabalhou no clássico A História sem Fim (queridinho dos jovens de Stranger Things). Ele também dirigiu Inimigo Meu (1985), Busca Mortal (1991), Na Linha de Fogo (1993) e Epidemia (1995), suspense dramático que foi resgatado pelo público durante a pandemia de Covid-19.
Depois de uma década sem trabalhar após o fracasso milionário de Poseidon, Petersen voltou para trás das câmeras na Alemanha com Quatro Contra o Banco (2016), uma comédia policial com Til Schweiger e Matthias Schweighöfer. A produção acabou sendo o último trabalho do cineasta.
Como produtor, Wolfgang Petersen também foi responsável por obras como Justiça Vermelha (1997) e O Homem Bicentenário (1999), estreladas respectivamente por Richard Gere e Robin Williams (1951-2014).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?