MÚSICA

Anitta posa para câmera com mão no rosto

Divulgação/Eduardo Bravin

EXPOENTE

Anitta comemora indicação histórica ao Grammy: ‘Sou do Brasil’

Brasil não emplacava um artista na categoria desde 1974, quando o pianista Eumir Deodato tinha sido nomeado

Luciano Guaraldo

Anitta celebrou sua indicação ao Grammy 2023 de artista revelação valorizando suas origens. “Nunca na minha vida eu poderia imaginar esse momento. Eu sou do Brasil, pessoal! Ganhando ou perdendo, essa é a maior realização que eu poderia ter imaginado”, escreveu. Com a nomeação da cantora, o Brasil quebra um hiato de 49 anos na categoria –a última vez que o país tinha emplacado um nome no quesito foi em 1974, com Eumir Deodato.

“Uau, uau, uau. Nunca na minha vida eu poderia imaginar esse momento. Eu sou do Brasil, pessoal! Quero dizer… Uau! Estou sem palavras! Obrigada, obrigada, obrigada. Serei grata para sempre. Ganhando ou perdendo, essa é a maior realização que eu poderia ter imaginado”, publicou Anitta, em inglês, no seu Twitter.

O nome da brasileira foi anunciado por ninguém menos do que Olivia Rodrigo, vencedora da categoria na última edição. Anitta vai concorrer com Omar Apollo, Domi and JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwie, Molly Tuttle e Wet Leg.

O Brasil concorreu ao Grammy de artista revelação apenas três vezes: além de Eumir Deodato, Astrud Gilberto e Tom Jobim (1927-1994) foram indicados no mesmo ano, 1965. Na ocasião, os dois foram superados pelos Beatles. As últimas cinco edições do prêmio consagraram nomes como Megan Thee Stallion, Billie Eilish, Dua Lipa e Alessia Cara, além da já citada Olivia Rodrigo.

Anitta ainda ajudou a parceira Nija Charles a fazer história: a produtora foi indicada na inédita categoria de compositor do ano. Ela foi lembrada por nove composições diferentes, inclusive Lobby, que Anitta gravou com Missy Elliott. Nija também trabalhou com Beyoncé na música Cosy.

Publicações estrangeiras apostavam que a brasileira poderia ser lembrada em outros quesitos do Grammy, inclusive a gravação do ano, pelo hit Envolver. Isso acabou não se confirmando: na categoria principal concorrem ABBA, Adele, Beyoncé, Mary J. Blige, Brandi Carlile, Doja Cat, Steve Lacy, Kendrick Lamar, Lizzo e Harry Styles.

O Grammy 2023 acontece em 5 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ao todo, são 91 categorias divididas em 27 áreas diferentes, de pop e rock a poesia falada e trilha de videogames. Fique de olho na Tangerina para saber tudo sobre a premiação!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?