Divulgação/Leco Moura
Formada por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, banda anuncia seu fim após dois anos de estrada e um álbum bem-sucedido
Os fãs da Bala Desejo foram pegos de surpresa com o anúncio do fim da banda carioca. O quarteto, formado por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, se despede do bem-sucedido projeto com uma turnê de encerramento que vai rodar o Brasil. Há shows confirmados em Brasília (2 de fevereiro), Goiânia (3 de fevereiro), Belo Horizonte (23 de fevereiro), São Paulo (24 de fevereiro), Porto Alegre (8 de março), Curitiba (9 de março) e Rio de Janeiro (13 de março). Os ingressos já estão à venda.
A Bala Desejo surgiu na cena da MPB como um sopro de frescor, com claras referências musicais dos anos 1960 e 1970 (com pitadas de Tropicália e Novos Baianos), mas sem abrir mão da contemporaneidade. Todos os integrantes já tinham carreira solo quando se reuniram e se oficializaram como grupo.
Amigos de infância, Dora, Julia, Lucas e Zé foram morar juntos durante a pandemia e fizeram participações nas famosas lives no Instagram de Teresa Cristina durante esse período –e a cantora passou a se referir a eles como comunidade hippie. O quarteto começou então a chamar a atenção.
Em 2022, a Bala Desejo lançou o primeiro –e único– álbum de estúdio, Sim Sim Sim, transitando entre a atmosfera ensolarada, a doçura e a alegria carnavalesca, com destaque especial para a faixa Baile de Máscaras (Recarnaval), que fez sucesso imediato. No trabalho, os quatro cantam e assinam as composições.
No mesmo ano, a Bala Desejo foi convidada a participar da então nova edição do festival Nômade, mas se retirou do line-up após o evento receber críticas pela ausência de artistas negros. O quarteto, no entanto, marcou presença em outros grandes festivais, como Rock in Rio e Coala. Em pouco tempo de estrada, teve outras conquistas importantes: uma turnê internacional que passou por oito países, incluindo Japão, Inglaterra e Portugal, e o Grammy Latino na categoria melhor álbum pop em português deste ano.
Agora, a Bala Desejo tem data para acabar. “Nenhum outro projeto na minha vida foi tão alegre, festivo e emocionante quanto o Bala Desejo”, afirma Zé Ibarra, em material distribuído para a imprensa. “Acredito que fizemos um arco lindo desde o nascimento do Bala. Agora, a gente precisa celebrar e agradecer por ter vivido isso tudo”, observa Dora no mesmo material.
No Instagram da Bala Desejo, a banda escreveu aos fãs: “Agora vamos olhar para os caminhos de cada um, mas sempre juntos no que quer que seja. Muito obrigada a todes, mesmo, do Rio pro Brasil ao mundo. Foi tudo muito inesquecível e estamos ai. Agora é celebrar e fechar com chave de ouro esse momento na turnê de encerramento do álbum Sim Sim Sim!”.
Adriana Del Ré
Ver mais conteúdos de Adriana Del RéTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?