MÚSICA

Billie Eilish e Kim Petras

Divulgação

SÓ DE MULHERES

De Billie Eilish a Kim Petras: Cinco álbuns para ouvir no Halloween

A Tangerina separou cinco álbuns feitos por mulheres que vão turbinar sua playlist de Halloween e deixar a data ainda mais dark

Giulianna Muneratto

Conhecido por ser a festa que celebra o horror, o Halloween merece uma atmosfera sombria e melancólica. Para comemorar a data, vale assistir aos mais diversos filmes de terror, maratonar séries macabras ou até mesmo ouvir músicas que têm uma sonoridade mais dark e arrepiante.

Algumas mulheres que estão fazendo história no dark pop são experts em recriar cenários sombrios com suas músicas e videoclipes. Por isso, a Tangerina separou cinco álbuns feitos por mulheres que você precisa adicionar a sua playlist de Dia das Bruxas. Confira:

Turn Off the Light (2019) – Kim Petras

Se alguns artistas preparam os famosos álbuns natalinos (alô, Mariah Carey?), Kim Petras lançou Turn Off the Light especialmente para o Halloween. Dividido em duas partes, o álbum é lotado de referências a filmes de terror e tem um clima macabro que vai da capa até a sonorização. Para você ter uma ideia, a música que dá o título do álbum conta com a participação de ninguém menos do que Elvira, a Rainha das Trevas (personagem clássico da atriz Cassandra Peterson). 

Turn Off the Light vol. 1 e 2 foram lançados com um ano de diferença, mas Kim Petras juntou tudo em um projeto só logo na sequência do último lançamento. A parte um é mais divertida e dançante, já a segunda traz diversos elementos sonoros fortemente ligados à temática de horror do Dia das Bruxas e tem um som mais macabro e melancólico.

When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019) – Billie Eilish

A capa do primeiro álbum de Billie Eilish já entrega o clima de Halloween que o disco transmite. Para a fotografia que representa When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, Billie esboçou cenários inspirados em filmes de terror, dos quais ela já revelou diversas vezes ser muito fã. 

A foto foi inspirada em O Babadook (2014), que conta a história de uma mãe solo atormentada pela violenta morte do marido e que tenta lidar com o medo irracional do filho de que há um monstro à espreita na casa, mas logo descobre uma presença sinistra ao seu redor.

O álbum não desaponta: com músicas consideradas dark pop, Billie traz uma sonoridade mais pesada, que transita pelo melancólico, e faz do disco a playlist perfeita para celebrar o Dia das Bruxas. 

K-12 (2019) – Melanie Martinez

A aura sombria de Melanie Martinez vem muito mais de sua persona do que das músicas em si. A cantora incorpora quase que uma criança, mas canta sobre temas pesados como estupro, a busca pelo corpo perfeito e relações conturbadas. 

Em K-12, seu segundo álbum de estúdio, ela mergulha ainda mais no dark pop e faz uma viagem surrealista e assustadora. Não satisfeita com o álbum por si só, a cantora ainda o transformou em um filme que traz de volta todo o universo do álbum Cry Baby (2015) e apresenta um sistema quase que espelhado (porém bem exagerado) da nossa própria realidade.

All My Demons Greeting Me as a Friend (2016) – Aurora

O disco, extremamente pessoal, conduz o ouvinte por uma viagem nas lembranças mais dolorosas de Aurora. O timbre angelical da cantora pode consagrar o álbum como o mais suave e tranquilo desta lista, com um toque pop que chega a ser relaxante.

Seu universo de fábulas e delicadeza ainda carrega certa melancolia e acaba fazendo de All My Demons Greeting Me as Friend o álbum perfeito para quem quer curtir o Halloween de uma maneira um pouco mais leve.

The Altar (2015) – Banks

Banks transita bem entre o pop que agrada ao grande público e a música buscada por quem quer fugir do mainstream. Em The Altar, a cantora une o R&B com a música eletrônica e faz referências ao dark pop.

O álbum todo, que tenta recriar uma atmosfera mais sombria, merece entrar na sua playlist de Halloween, com destaque para a música Poltergeist. No refrão da faixa, os vocais são gravados na intenção de recriar a voz de um fantasma.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?