Reprodução/Instagram
Saiba as prováveis datas de retorno dos cantores do BTS que foram para o serviço militar obrigatório
Membros do BTS, Jin (Kim Seokjin), J-Hope (Jung Hoseok) e Suga (Min Yoongi) estão servindo no exército, e muitos fãs de k-pop estão se perguntando quando eles voltarão às suas vidas no mundo da música. Na Coreia do Sul, obrigatoriamente todos os homens fisicamente aptos devem se alistar nas forças armadas até os 28 anos. No entanto, existem algumas exceções, que incluem músicos clássicos e tradicionais, notáveis atletas ou artistas de elite, que contribuam para a imagem e economia do país.
No passado, surgiram especulações de que o BTS poderia estar isento da obrigatoriedade, mas a HYBE anunciou em junho de 2023 que todos os membros serviriam nas forças armadas. Quase metade do septeto já cumpre o serviço militar, mesmo que tenham reunido milhões de fãs no mundo todo desde a estreia da banda em 2013.
Membro mais velho do BTS, Jin (Kim Seokjin), foi o primeiro a se alistar em 13 de dezembro de 2022, aos 30 anos. Antes de servir no exército, o cantor lançou o single The Astronaut (2022) com o Coldplay, em uma apresentação conjunta na Argentina. De acordo com o Yahoo, é provável que Jin retorne em junho de 2024.
Já o músico J-Hope (Jung Hoseok) se alistou em 18 de abril de 2023. Sua cerimônia de alistamento ocorreu na cidade de Wonju, Gangwon. Antes de ir para o exército, o idol lançou o álbum Jack in the Box (2022) e até foi atração principal do Lollapalooza Chicago. A expectativa é que J-Hope retorne em 24 de outubro de 2024.
Recentemente Suga do BTS se tornou o terceiro membro do grupo a cumprir a obrigatoriedade do serviço militar. Ele se alistou em 22 de setembro de 2023, mas deu aos fãs conteúdo suficiente para assistirem em sua ausência. Ele lançou o álbum solo D-Day (2023), sob o alterego Agust D, e também embarcou em uma turnê mundial que foi finalizada em agosto de 2023. Suga provavelmente retornará em fevereiro de 2025.
Vale lembrar que em 1° de dezembro de 2020, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul votou a favor de uma nova lei no país. A legislação recomenda o adiamento do serviço militar para artistas que recebam recomendação do Ministro da Cultura, Esporte e Turismo. Embora o BTS fosse elegível, tendo recebido a Ordem de Mérito em 2018, os membros decidiram não aplicá-la. Além disso, os cantores renovaram seus contratos com a agência BigHit Music, um selo operado pela HYBE Corporation.
Um importante detalhe a ser levado em consideração é que o resto dos companheiros de banda dos três músicos, RM (Kim Namjoon), Jimin (Park Jimin), V (Kim Taehyung) e Jungkook (Jeon Jungkook) ainda não se alistaram no exército. Portanto, fica em aberto quando será a data exata do retorno do grupo –embora um comunicado da Big Hit tenha indicado o ano de 2025.
Fernando Berenguel
Ver mais conteúdos de Fernando BerenguelTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?