MÚSICA

O show de despedida de Ozzy Osbourne com Black Sabbath

(Foto: Reprodução/Instagram-Ozzy e Reprodução/YouTube)

HISTÓRICO

Como foi o show de despedida de Ozzy Osbourne com Black Sabbath

Aos 76 anos e diagnosticado com doença de Parkinson, astro do rock fez a última apresentação da carreira neste sábado (5)

Vinícius Andrade, Tangerina
Vinícius Andrade

Neste sábado (5), a cidade de Birmingham, no Reino Unido, foi palco de um evento histórico para o mundo do rock e do heavy metal: o show de despedida de Ozzy Osbourne e a tão aguardada reunião do Black Sabbath em sua formação original. Intitulado “Back to the Beginning”, o concerto no Villa Park reuniu 42 mil fãs, com mais de 1,5 milhão acompanhando a transmissão ao vivo de forma paga.

O evento, que durou mais de 10 horas, foi uma verdadeira celebração do legado de Ozzy e do Black Sabbath. A apresentação contou com a condução do ator Jason Momoa e a curadoria musical de Tom Morello, do Rage Against the Machine.

Um verdadeiro desfile de estrelas do metal e do hard rock se apresentou ao longo do dia, incluindo gigantes como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm e Lamb of God.

Além disso, supergrupos foram formados com nomes como Steven Tyler (Aerosmith), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Ronnie Wood (Rolling Stones), Travis Barker, Sammy Hagar e muitos outros, todos prestando homenagem tocando covers do Black Sabbath e de Ozzy.

Phil Anselmo, do Pantera, resumiu o sentimento de muitos artistas: “Black Sabbath: todos seríamos pessoas diferentes sem eles, essa é a verdade. Eu sei que não estaria aqui com um microfone na mão sem o Black Sabbath… quem é maior?”. James Hetfield, do Metallica, também afirmou: “Sem o Sabbath não haveria Metallica. Obrigado, rapazes, por nos darem um propósito na vida”.

O show de despedida de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne subiu ao palco para sua performance solo, apoiado por sua banda, que incluía o guitarrista Zakk Wylde. Devido a problemas de saúde, o Príncipe das Trevas cantou sentado em um trono alado que se ergueu do palco.

Visivelmente emocionado, Ozzy disse à plateia: “É tão bom estar neste palco, vocês não têm ideia”. Antes de tocar “Mama I’m Coming Home”, ele disse que estava “acamado por seis anos” e expressou sua gratidão: “Obrigado do fundo do meu coração”.

Um momento de controvérsia durante o dia de homenagens ocorreu quando David Draiman, vocalista do Disturbed, foi vaiado por parte da plateia, supostamente devido ao seu apoio público a Israel.

O clímax da noite foi a reunião da formação original do Black Sabbath, com Ozzy Osbourne, Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Esta foi a primeira vez que os quatro membros originais tocaram juntos em 20 anos, e marcou o retorno de Bill Ward à banda desde 2005.

A banda tocou um set de quatro músicas: War Pigs, N.I.B., Iron Man e Paranoid. Após a performance, fogos de artifício iluminaram o céu de Villa Park e Ozzy foi presenteado com um bolo, em uma despedida histórica para uma carreira lendária.

Problemas de saúde

Este show foi anunciado como a performance final de Ozzy Osbourne, encerrando sua carreira nos palcos. A decisão vem após anos de problemas de saúde. O cantor de 76 anos tem se recuperado de cirurgias na coluna vertebral e vive com a doença de Parkinson avançada, que limita sua mobilidade.

Ozzy explicou sua decisão ao The Guardian, dizendo: “Eu adoraria dizer ‘nunca diga nunca’, mas depois dos últimos seis anos… é a hora. Não quero morrer em um quarto de hotel em algum lugar. Quero passar o resto da minha vida com minha família”.

Ele também expressou o desejo de “colocar um ponto final” no legado do Black Sabbath, banda que ajudou a criar o heavy metal com seu álbum de estreia em 1970. Os lucros do concerto foram divididos entre a Cure Parkinson’s, o hospital infantil de Birmingham e o hospício infantil Acorns, também em Birmingham.

No YouTube, circulam vídeos de fãs que acompanharam o show de perto:

O setlist da performance final de Ozzy Osbourne e Black Sabbath hoje (5)

Ozzy Osbourne

  • “I Don’t Know”
  • “Mr. Crowley”
  • “Suicide Solution”
  • “Mama, I’m Coming Home”
  • “Crazy Train”
  • Black Sabbath

  • “War Pigs”
  • “N.I.B.”
  • “Iron Man”
  • “Paranoid”
  • Informar Erro
    Falar com a equipe

    Tags

    QUEM FEZ
    Vinícius Andrade, Tangerina

    Vinícius Andrade

    Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news

    Ver mais conteúdos de Vinícius Andrade

    0 comentário

    Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

    Acesse sua conta para comentar

    Ainda não tem uma conta?