MÚSICA

Kondzilla e Jottape juntos

Reprodução/Instagram

NOVO PANORAMA

Como racha na Kondzilla pode mudar a cara do funk nacional

Konrad Dantas, o Kondzilla, e Marcelo Portuga decidiram separar seus trabalhos e tocar duas gravadoras independentes

Luciano Guaraldo

O funk nacional não será mais o mesmo. Um racha na Kondzilla, marca mais conhecida do estilo musical no país, vai dividir os artistas agenciados até então em duas empresas diferentes. Konrad Dantas segue à frente da Kondzilla Records, enquanto Marcelo Augusto Gonçalves, o Marcelo Portuga, ficará no comando da Portuga Records.

Os dois eram sócios desde 2017, mas começaram a se desentender no início do ano. Na época, o perfil no Instagram da Kondzilla Records, com mais de 2,5 milhões de seguidores, apareceu com o nome KZMP. As redes sociais eram administradas por Portuga, que pretendia usar a nova marca para tocar projetos com seus artistas. Dantas não gostou nem um pouco e disse que o sócio só poderia atuar sob o nome Kondzilla.

Portuga disse ao site G1 que estava revendo os termos de seu contrato com Dantas e acabou se reaproximando da GR6, da qual havia saído em 2017 –ele migrou para a empresa de Konrad e levou com ele muitos de seus artistas, inclusive o bombado Kevinho. A “pulada de cerca” transformou Kond e GR6 em concorrentes diretas, e as duas entraram em guerra para agenciar novos funkeiros promissores.

Os motivos da atual separação entre Konrad Dantas e Marcelo Portuga são mantidos em segredo. Em pronunciamento nas redes sociais, os dois informaram que a decisão de dividir suas operações em duas empresas foi tomada de modo consensual.

Como fica a Kondzilla agora?

Muito além da gravadora, a Kondzilla virou uma gigante que atua em vários setores. O site oficial explica suas quatro frentes: a Kondzilla Records, que agencia os principais rostos do funk no país; a Kondzilla Filmes, produtora de clipes que tem um dos maiores canais do YouTube no mundo todo e também é responsável pela série Sintonia, da Netflix; uma área de licenciamento, responsável por produtos que vão de bonés e capinhas de celular; e o Portal Kondzilla, com “notícias para o jovem da favela”.

O racha entre Kond e Portuga não afetará todas as áreas da empresa. O funkeiro Jottape, que agora é artista da Portuga Records, seguirá no elenco de Sintonia, por exemplo. Mas o plantel de cantores certamente sofrerá um grande baque. Marcelo está levando para sua gravadora nomes como Kevinho, Fioti, Tainá Costa e MM. Já Konrad Dantas fica com Lexa, Kekel e Livinho.

E você, de que lado está nessa divisão? Ou você é do time que prefere que todos convivam em paz? Ou ainda daqueles que curtem uma treta, independentemente de quem está certo ou errado?

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?