MÚSICA

Doechii e dançarinas no polêmico clipe de Crazy

Reprodução

Revelação

Conheça Doechii, nova aposta do rap que conquistou Barack Obama

Rapper de 23 anos acaba de lançar EP por selo que revelou Kendrick Lamar e já teve seu primeiro vídeo censurado pelo YouTube por 'nudez e violência'

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

A rapper Doechii foi uma das surpresas da nova playlist de verão de Barack Obama. Entre nomes consagrados como Beyoncé, Drake, Bruce Springsteen e Prince, estava o da norte-americana de 23 anos. O ex-presidente dos Estados Unidos indicou o single Persuasive.

A música, uma parceria com a cantora de R&B SZA, é o carro-chefe do EP She / Her / Black Bitch, lançado por Doechii na última sexta-feira (5). O registro de cinco faixas e pouco mais de 13 minutos marca o primeiro lançamento da jovem artista pelo Top Dawg Entertainment, tradicional selo de hip hop que revelou Kendrick Lamar.

O EP foi licenciado pela major Universal Music. Ao assinar com as gravadoras em março, Doechii avisou: “O legado da minha música começa aqui e agora”. Como costuma acontecer em casos como esse, as faixas de She / Her / Black Bitch devem antecipar um álbum completo, provavelmente em 2023.

Doechii entrou em listas de MTV e Spotify

Nascida em Tampa, cidade da Flórida mais conhecida por sediar o parque de diversões Busch Gardens, Doechii é vista como uma das grandes revelações da atual geração do rap.

A MTV a incluiu na campanha Push, de novos talentos, e a indicou ao Video Music Awards na categoria melhor performance push. Já o Spotify apontou a rapper em sua lista de artistas para prestar atenção. E Doechii ainda entrou na classe de 2022 de novas estrelas do rap da HipHopDX, importante revista especializada.

Ela se lançou oficialmente na música em 2016, como artista independente, quando tinha apenas 18 anos. Na época, Jaylah Hickmon—seu nome de batismo— usava o codinome artístico Iamdoechii e soltava suas músicas no SoundCloud.

O EP Oh the Places You’ll Go saiu em 2020, financiado e gravado por ela, e chamou a atenção da revista Rolling Stone por sua mistura de pop, dance e hip hop. Antes mesmo de Beyoncé e Drake em 2022, Doechii já brincava de misturar rap e house music.

Ela se destaca também por “seu estilo e sonoridade excêntricos”, como apontou a HipHopDX. Seu flow varia entre versos com entonação animada e uma voz potente, o que rendeu comparações com Nicki Minaj e Missy Elliott.

Doechii no clipe de Yucky Blucky Fruitcake

Assista ao clipe de Yucky Blucky Fruitcake

Música de Doechii viralizou no TikTok em 2021

O primeiro sucesso viral, claro, veio embalado pelo TikTok. A música Yucky Blucky Fruitcake, faixa do EP independente, explodiu na rede de vídeos em 2021 e foi ouvida mais de 38 milhões de vezes só nos Estados Unidos. Naquele mesmo ano, saiu outro EP, Bra-Less, que lhe rendeu a oportunidade de abrir a turnê de SZA.

Clipe censurado por ‘nudez e violência’

Agora em 2022, Doechii ainda chamou a atenção de novos públicos em março, quando dividiu microfones com Missy Elliott e BIA em Trampoline, single do projeto dos produtores David Ghetta e Afrojack.

Em abril, ela lidou com sua primeira polêmica. Ao lançar o poderoso clipe da música Crazy, Doechii viu o YouTube limitar a divulgação do vídeo por alegar “nudez e violência”. O clipe mostra a rapper e diversas bailarinas dançando completamente nuas uma coreografia que remete um pouco aos vídeos de Industry Baby (Lil Nas X) e This Is America (Childish Gambino).

Doechii fuma um cigarro no polêmico clipe de Crazy

Veja o clipe de Crazy, de Doechii

Diretora alega que YouTube reduziu o alcance do vídeo por nudez e violência

Na comparação, porém, o vídeo de Doechii é ainda mais sombrio. Conforme a música segue, as mulheres vão ficando mais desequilibradas e “loucas”, como o título adianta. “O filme é uma metáfora expansiva que incorpora as dificuldades pelas quais as mulheres passam em sua ascensão ao poder”, explicou a diretora.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?