MÚSICA

Criolo se apresenta no Rock in Rio

Reprodução/Multishow

Rock in Rio 2022

Rock in Rio: Criolo desafina e se emociona em show histórico no Sunset

Rapper faz retrospectiva da carreira na estreia oficial no festival, que teve a doce participação da cabo-verdiana Mayra Andrade

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

Terceira atração do palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (3), Criolo já se destacou na concorrência como um dos grandes shows do festival. Apesar disso, foi modesto. “Vou passar a noite desafinando, Ganja”, disse ao produtor e diretor musical do espetáculo, Daniel Ganjaman. “A gente conseguiu chegar nesse palco, família!”

Foi a estreia oficial de Criolo no Rock in Rio. Em 2019, o cantor e rapper paulistano fez um show surpresa com Liniker no palco de um dos patrocinadores do festival. Agora, era ele o protagonista, para valer.

Encaixado entre atrações pouco afinadas com ele no palco Mundo —Alok e Jason Derulo—, Criolo cantou para público modesto. Muito inferior ao de Papatinho, por exemplo, a atração que abriu o dia quatro horas antes. Mas nada disso o abalou.

“Tem uns meninos bons direto do Grajaú, Zona Sul de São Paulo, correm pelo certo. Já tem outros que só por Deus, viu”, brincou logo na abertura, quase como uma indireta. Então, veio a sequência da já clássica Subirusdoistiozin com a nova Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais, do álbum Sobre Viver (2022).

Diante dos primeiros gritos contra Jair Bolsonaro, Criolo pediu: “Que a gente possa celebrar, então, um novo amanhã. De outro jeito”. Depois, valorizou mais uma vez ter chegado ao Rock in Rio. “É uma conquista nossa, de um grupo de MCs que está completando quase 50 anos e sonhou cantar rap. Do nosso povo. Só o amor transforma. Não dá para chegar aqui sozinho.”

Criolo e Mayra Andrade se apresentam no Rock in Rio

Criolo e Mayra Andrade se apresentam no Rock in Rio

Reprodução/Multishow

Com uma banda completa e azeitada e um palco ornado por belas projeções, Criolo e seu fiel escudeiro DJ DanDan desfilaram hits como Esquiva da Esgrima, Convoque seu Buda, Grajauex e Não Existe Amor em SP, dos discos Nó na Orelha (2011) e Convoque seu Buda (2014). Single recente, que marcou sua volta ao rap depois de um tempo cantando samba, Boca de Lobo também entrou nesse ínterim.

Então, Criolo convocou a cabo-verdiana Mayra Andrade, sua convidada especial para o Rock in Rio. Eles iniciaram a parceria com Ogum Ogum, canção de Sobre Viver que gravaram juntos. A talentosa cantora africana fez a doce Tan Kalakatan só com a banda, e a participação se encerrou com bela versão de Andar com Fé. “A gente te ama, Gil!”, derreteu-se Criolo. Vale lembrar que Gilberto Gil fecha o mesmo palco Sunset neste domingo (4).

Em show de retrospectiva de carreira, o rapper também jogou luz em seu disco de samba. A política Menino Mimado e a festiva Nas Águas, do álbum Espiral da Ilusão (2017), encerraram um espetáculo quase imbatível com a participação de Ricardo Rabelo, também do Grajaú, no cavaco.

Mayra Andrade se apresenta no Rock in Rio

Mayra Andrade se apresenta no Rock in Rio

Reprodução/Multishow

“Viva o rap do Brasil, viva o funk do Brasil, viva a música preta do Brasil”, celebrou Criolo ao se despedir. Foi a estreia de um veterano que já deveria ser cotado para o palco principal há tempos.

Também veteranos estreantes, os Racionais MC’s fecham o palco Sunset neste sábado. Depois, o DJ Marshmello e o cantor Post Malone encerram a noite no Mundo.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?