MÚSICA

Anitta no Grammy 2023

Reprodução

ANÁLISE

Por que derrota no Grammy é uma vitória para carreira de Anitta?

Apesar de não levar o Grammy, Anitta só tem motivos para comemorar: categoria de artista revelação também já deixou de premiar nomes como Taylor Swift e Justin Bieber

Giulianna Muneratto

Não foi dessa vez que Anitta trouxe para casa o tão desejado gramofone do Grammy. A brasileira perdeu o título de melhor artista revelação do ano para a jovem Samara Joy, uma potência do jazz que explodiu aos 23 anos. Apesar de não levar o prêmio, Anitta só tem motivos para comemorar: a brasileira se iguala a artistas como Alanis Morissette, Taylor Swift e Justin Bieber, nomeados que não saíram vencedores da categoria, mas têm carreiras absurdamente bem sucedidas.

A categoria melhor artista revelação do Grammy já foi bastante certeira. Nomes como os Beatles, Adele, Mariah Carey, Sam Smith, Dua Lipa e Billie Eilish já levaram o prêmio e, de fato, revelaram-se artistas promissores e lendários da indústria musical, com carreiras que decolaram como um foguete após a premiação.

Porém, o Grammy já indicou e deixou de premiar nomes como Robin Williams (1980), Alanis Morrissette (1996), Shania Twain (1996) e Justin Bieber (2011).

Williams foi derrotado por Rickie Lee Jones; Alanis e Shania perderam para a banda Hootie & the Blowfish, enquanto Esperanza Spalding foi responsável pela derrota de Justin Bieber. Diante do fato, observe: quais desses nomes explodiram suas carreiras nos anos seguintes? As revelações do Grammy não lotaram estádios pelo mundo afora, mesmo sendo consideradas destaques pelos jurados da premiação, enquanto os artistas derrotados se tornaram expoentes em seus nichos musicais.

É óbvio que o Grammy também acerta, mas algumas vezes, grandes artistas ficaram de escanteio e dominaram a premiação nos anos seguintes. É o caso de Taylor Swift, que em 2008 perdeu o posto de artista revelação para a eterna Amy Winehouse (1983-2011), mas tornou-se uma das maiores cantoras da atualidade mesmo não vencendo o prêmio.

Dire Straits (1980), Irene Cara (1981), Green Day (1995), Backstreet Boys (1999), Britney Spears (2000), Linkin Park (2002), Avril Lavigne (2003), 50 Cent (2004), Jonas Brothers (2009), Nicki Minaj (2012), Ed Sheeran (2014) e SZA (2018) também são artistas que apareceram na categoria e não foram contemplados com um gramofone. Há alguma dúvida de que eles foram, de fato, grandes revelações?

Portanto, Anitta sai vitoriosa do Grammy 2023 mesmo não tendo sido escolhida pelos membros votantes da premiação. Só a indicação já a coloca no mesmo patamar de nomes que dominam as principais paradas musicais, lotam turnês mundiais até hoje e se tornaram grandes artistas. Com sua trajetória, a brasileira ainda assim fez história mais uma vez e, certamente, continuará pavimentando seu caminho rumo ao sucesso.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?