Júlio Benedito/Acervo Lab Fantasma
Inspirada em festivais da MPB, apresentação contará com Rael, Drik Barbosa e Evandro Fióti, além de participações especiais
O Festival Novabrasil, em São Paulo, terá artistas de rap como headliners pela primeira vez nesta edição. Emicida fará uma apresentação inédita na noite de sábado (15) juntamente com outros nomes da gravadora Lab Fantasma, como Rael, Drik Barbosa e Evandro Fióti.
De acordo com comunicado à imprensa, a performance terá o objetivo de mostrar a importância da ancestralidade da cultura negra, com participações da banda Tuyo, Marissol Mwaba e Salgadinho (ex-integrante do grupo Katinguelê).
Inspirada nos festivais de MPB, que revelaram grandes nomes da música popular em um forte tom político, a apresentação ainda contará com mensagens sobre a importância do amor próprio, do autoconhecimento e da atenção com a saúde emocional.
O show terá início com a música Tributo a Martin Luther King, cantada originalmente por Wilson Simonal, e passará por clássicos da MPB, como Coleção (de Cassiano) e Apesar de Você (de Chico Buarque). Os artistas ainda apresentarão faixas autorais, que marcaram as suas carreiras. Emicida cantará AmarElo, enquanto Rael fará uma performance de Envolvidão, por exemplo.
“No mesmo período em que os festivais de MPB se estabeleciam no país, crescia, dentro das periferias, um movimento forte de estilo de vida influenciado pela disco music, pelo funk e pela soul music. Artistas como Wilson Simonal, Tim Maia, Cassiano e Gerson King Combo, por exemplo, se tornaram precursores dessa empreitada responsável por contribuir na luta contra o racismo e elevar a autoestima da população negra brasileira”, comentou Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma, sobre o conceito da apresentação.
“Vai ser importante poder ver as letras de pagode dos anos 1990, que foram fonte de inspiração e contribuíram para a nossa própria autoestima, serem reverenciadas no palco do festival. Isso comprova que a cultura afro-brasileira é versátil, pop e plural”, complementou ele. Além da direção artística, Fióti assina a direção musical do show ao lado de Julio Fejuca.
Fejuca, por sua vez, também tocará guitarra e violão no palco. O resto da banda será composto por Muka (bateria), Carlos Café (percussão), Rodrigo Santos (baixo) e Bruno Dupré (guitarra). O Festival Novabrasil acontecerá neste fim de semana (15 e 16) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Os ingressos são vendidos através do site oficial do evento.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?