MÚSICA

Emicida faz show no Rock in Rio 2022

Reprodução/Multishow

CRÍTICA

Emicida dá indireta a vice-presidente do Rock in Rio em fala política

Rapper rebateu ‘pessoal falando que festival não é lugar para falar sobre política’, como Roberta Medina, uma das responsáveis pelo Rock in Rio

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

Emicida esquentou a plateia em uma noite fria e chuvosa na Cidade do Rock ao começar sua apresentação deste domingo (4) com um combo de Triunfo e Pantera Negra que valorizou as guitarras e os metais de sua banda. “Senhoras e senhores, eu voltei”, anunciou o rapper, pedindo para o público erguer as duas mãos pro alto.

Antes, o diretor artístico do palco Sunset, Zé Ricardo, tinha anunciado Emicida lembrando que ele havia estreado ali em 2011. De lá para cá, o rapper paulistano se transformou não só num dos principais músicos do país, como também num pensador social.

Boa Esperança veio na sequência com destaque para a percussão, e Priscilla Alcantara foi a primeira convidada da noite, fazendo as vezes de Pitty na canção Hoje Cedo. Os dois emendaram com Você Aprendeu a Amar?, música da cantora que conta com feat de Emicida, mas teve protagonismo da cantora pop forjada no gospel.

Priscilla Alcantara participa de show de Emicida no Rock in Rio

Priscilla Alcantara participa de show de Emicida no Rock in Rio

Reprodução/Multishow

Em Gueto, o rapper citou Eu Só Quero É Ser Feliz, clássico do funk carioca de Cidinho e Doca, que estiveram no mesmo palco Sunset com Papatinho no sábado. Com grave no talo, foi a vez do amigo Rael fazer dobradinha em A Chapa É Quente, do disco lusófono Língua Franca (2017).

Drik Barbosa apareceu para somar ao time Laboratório Fantasma, produtora gerida por Emicida (que vestia boné da empresa) e o irmão Fióti. Luz, música que reúne os três no álbum Drik (2019), marcou o encontro.

Ainda com Rael e conduzida pelo naipe de metais, Levanta e Anda também empolgou o público, que estava nas mãos de Emicida. Sem deixar a peteca cair, veio Envolvidão, grande sucesso da carreira de Rael.

Rael com Emicida durante show no Rock in Rio

Rael com Emicida durante show no Rock in Rio

Reprodução/Multishow

Emicida mais cantou do que falou. Preferiu discursar através dos versos que compôs e gravou. AmarElo fez a Cidade do Rock, Drik e Rael cantarem Belchior em coro “tenho sangrado demais/ tenho chorado pra cachorro/ ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” —um dos hinos da pandemia no Brasil.

Foi a deixa para o coro contra Jair Bolsonaro. “É difícil ouvir o que vocês estão dizendo, vocês poderiam dizer mais alto?”, pediu. “Dia 2 de outubro, por favor. Façam isso na urna”. Então, os fãs cantaram por Lula.

Foi a vez de Emicida, enfim, se posicionar. “Teve um pessoal falando que não era de bom tom falar sobre política sobre festival. Mas se eu tô aqui é porque 30 anos atrás os Racionais resolveram fazer política com música”, falou ele, numa indireta a Roberta Medina. A vice-presidente do Rock in Rio tinha dado entrevistas dizendo que festival não era lugar para fazer política.

“Que daqui a 30 anos a gente seja espelho a outros, para que a gente nunca mais precise importar o coração do colonizador, porque a gente tem gente com coração nessa porra”, seguiu Emicida, agora falando sobre o coração de dom Pedro 1º trazido ao Brasil por Jair Bolsonaro.

Drik Barbosa participou de show do Emicida

Drik Barbosa participou de show do Emicida

Reprodução/Multishow

Principia, com o refrão “tudo o que nós tem é nós”, fechou o show trazendo Priscilla Alcantara de volta ao palco em clima de comunhão artista e público.

O Rock in Rio segue com Gilberto Gil, Demi Lovato e Justin Bieber neste domingo.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?