Reprodução/Instagram
Fãs de Taylor Swift organizam homenagem para Ana Clara Benevides, que morreu durante show da cantora na sexta (17)
Os Swifties brasileiros estão se movimentando para homenagear a fã de Taylor Swift que morreu na última sexta (17). A jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, desmaiou na grade do primeiro show da The Eras Tour no Rio de Janeiro devido ao calor intenso. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu no local. A artista publicou uma nota lamentando a situação, mas não tocou no assunto durante apresentação no domingo (19). Por conta do silêncio, fã-clubes da cantora estão organizando uma homenagem para Ana Clara nesta segunda (20).
Intitulado Justiça por Ana Benevides, o projeto encabeçado pelo fã-clube Updates Swift Brasil convida os fãs que estarão no show desta segunda-feira (20) a manterem um minuto de silêncio em um determinado momento da apresentação que é usualmente utilizado para ovacionar Taylor Swift. “Em resposta ao silêncio da Tickets For Fun, da equipe da Taylor e da própria Taylor, e em busca de ações para prover o mínimo de conforto e paz para a família de Ana Benevides, estaremos nos organizando para no show de hoje, após Champagne Problems (momento que reservamos para ovacionar a Taylor), seja feito e mantido o máximo de silêncio possível em memória à Ana”, declarou.
Segundo os fãs, é um protesto pela falta de posicionamento que não condiz com a postura e pensamentos da cantora. “Sabemos que está em cima da hora e que muitos fãs estão se movimentando para o estádio, mas se possível pedimos também que placas com Justice For Ana (Justiça pela Ana, em tradução livre) sejam levantadas durante este momento de silêncio após Champagne Problems”, finalizou o fã-clube.
A homenagem ganhou grande repercussão nas redes sociais, o que fez com que o fã-clube voltasse atrás por medo das informações serem distorcidas de alguma forma. “Estamos nos organizando para prestar homenagens a Ana Benevides, em nenhum momento buscamos ou temos a intenção de responsabilizar Taylor Swift pela morte de sua fã”, reforçou.
“Os ataques direcionados à cantora são irresponsáveis e um desserviço. Enquanto isso, os verdadeiros culpados pela fatalidade seguem impunes”, escreveu a equipe. “Não mediremos esforços para cobrar justiça em nome de Ana, entretanto, faremos isso com respeito e responsabilidade.”
De acordo com o fã-clube, o momento de silêncio foi cancelado em comum acordo com a família de Ana Benevides, mas a homenagem ainda acontecerá com fãs levantando placas com os dizeres: “Ana Benevides, you will be remembered” (Ana Benevides, você será lembrada, em tradução livre).
Ana Clara Benevides morreu no show da cantora Taylor Swift na sexta (17), em um dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, e por críticas de fãs à organização do evento por impedir o acesso do público com garrafas d’água. A causa da morte, porém, ainda não foi esclarecida: a Secretaria Municipal de Saúde diz que ela teve uma parada cardiorrespiratória e que o Instituto Médico-Legal (IML) vai atestar o que levou ao óbito da jovem.
Estudante de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, ela concluiria a graduação em 2023. Ao Fantástico, da Globo, os pais da jovem relataram o desespero por conta da perda e as dificuldades para levar o corpo da filha para o Mato Grosso.
“Ainda não está caindo a ficha. É difícil você, porque está vindo buscar a sua filha… E morta”, disse o pai, José Weiny Machado. “Minha filha é o meu anjo. Deus a levou, mas no momento mais feliz da vida, que era só o que ela queria, era isso. ‘Mãe, se eu não conseguir ir nesse show, eu morro’, ela falou pra mim”, contou Adriana Benevides, mãe de Ana Clara.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?