MÚSICA

Festival Cultura Inglesa acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

Divulgação

Festival Cultura Inglesa

Festival Cultura Inglesa: Tudo o que sabemos sobre a 25ª edição

O evento comemora duas décadas e meia com uma programação híbirida e multimídia, além de apresentar shows de artistas como Anelis Assumpção, YOÙN e mais

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

O Festival Cultura Inglesa está de volta. Neste ano, o evento comemora os 25 anos de história e em formato híbrido. Ou seja, com atrações presenciais e online. Entre os dias 4 de maio e 4 de junho, a edição comemorativa vai, pela primeira vez, para além de São Paulo, com eventos em Rio de Janeiro e Salvador. Anelis Assumpção, YOÙN e FIELD Curious Seed são as principais atrações. Veja o que a Tangerina já sabe sobre o festival.

Onde será o festival?

As apresentações ao vivo em São Paulo vão ocorrer no Centro Brasileiro Britânico (CBB), onde fica a sede da Cultura Inglesa na cidade, de 12 a 15 de maio e de 20 a 22 de maio. O festival também contará com um evento ao ar livre no Museu da Casa Brasileira (MCB), em 4 de junho.

No Rio de Janeiro, o show de estreia acontece no dia 4 de maio, no Museu de Arte do Rio (MAR), com participação da banda fluminense Yoùn. O festival também contará com mais uma agenda de programações para todas as idades na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), no dia 07 de maio.

Em Salvador, as apresentações estarão concentradas no Teatro Castro Alves (TCA), do dia 19 de maio até 12 de junho.

Qual é a programação completa do Cultura Inglesa Festival

Em São Paulo

no Centro Brasileiro Britânico

Dia 13 de maio às 21h: Love Catto Live O Show – Deluxe Edition
O espetáculo contempla as versões das lives da madrugada feitas nas redes sociais de Filipe Catto. O conteúdo fica disponível online na plataforma do festival a partir do dia 14 de maio.

Dia 14 e 15 de maio às 11h: Mancala ou As sementes de Akin:
Uma apresentação teatral infanto-juvenil criado pela atriz e historiadora Érika Rocha e dirigido por Mariana Mayor. A história se passa no século XXI, em
Londres, e tem como protagonista Akin, que usa a imaginação como refúgio, enquanto entra em contato com as narrativas de Mary Prince, uma abolicionista britânica. O conteúdo fica disponível online na plataforma do festival a partir do dia 16 de maio.

Dia 20 de maio às 21h: Azul-Jardim
De Raul Rachou e Renan Marcondes, azul-jardim é uma criação em dança a partir do filme Blue, de Derek Jarman. A obra assume a forma de um diário falado e dançado, inspirado nos diferentes significados e entendimentos da cor azul. O conteúdo fica disponível online na plataforma do festival a partir do dia 21 de maio.

Dia 21 de maio às 21h: O Bom e Velho
Show do duo Mário Manga e Ana Deriggi com hits da era de ouro do rock’n’roll. O conteúdo fica disponível online na plataforma do festival a partir do dia 22 de maio.

Dia 22 de maio às 21h: Make it New (Renovar)
Natalia Barros promete um mergulho na poesia e prosa poética centrada no Movimento Imagista e pré-modernista da língua inglesa. O momento ainda conta com a presença dos artistas Aricia Mess, Benjamim Taubkin, Filipe Catto e Kabé Pinheiro. O conteúdo fica disponível online na plataforma do festival a partir do dia 23 de maio.

No Jardim do Museu da Casa Brasileira (MCB) no dia 4 de maio, a partir das 10h.

  • 9h e 15h: Oficina de Dança com Bambolês
  • 10h e 13h: Dance Yoga com Lu Brites
  • 10h às 18h: DJ Adriana Arakake
  • 10h às 21h: O que fica de abraços prestes a serem extintos: Uma instalação olfativa de Karola Braga celebra o mês da Mata Atlântica.
  • 11h: Ritmos brasileiros por um duo de violões
  • 14h às 18h: Curious Seed (UK)
  • 16h: Plantar sonhos: Conversa lúdico-ecológica com Natalia Barros e Silvia Moraes
  • 18h: (Re)versões música com Anelis Assumpção

Quanto é o ingresso?

Todo o evento é gratuito.

Como participar do festival online?

A partir do dia 4 de maio, o público poderá se cadastrar no site oficial da Cultura Inglesa para interagir com os conteúdos que serão liberados. A plataforma de conteúdo on demand do festival permanecerá ativa até o final do evento. Toda a programação do evento será disponibilizada gratuitamente, incluindo atrações presenciais, híbridas e totalmente digitais. As apresentações realizadas de forma presencial serão posteriormente integradas ao acervo da plataforma.

Quais são as atrações online?

Grin: Criação digital: A atração mistura performance, som, recursos visuais e coreografia, criada pela premiada coreógrafa e performer Mele Broomes;

Emancipação do Expressionismo (2013): Peça encenada pela companhia de teatro de dança hip hop mais famosa do Reino Unido, a Boy Blue;

Frankenstein: Como Criar um Monstro: Seis artistas interpretam o clássico romance Frankenstein, de Mary Shelley;

Workshops de beatbox com BeatBox Academy (teens): A oficina vai ensinar a técnica do beatboxing, que consiste em criar sons e batidas usando apenas a voz. A atividade será realizada via Zoom, no dia 21 de maio, às 22h;

Suzie Lark – Unseen: Mostra da artista visual e fotógrafa Suzie Larke, que usa a fotografia conceitual para retratar as experiências psicológicas de um grupo de participantes;

Universos Narrativos – Arte e Deficiência no Brasil e Reino Unido: O Grupo Signatores de teatro e a fotógrafa galesa Suzie Larke debatem representatividade, pluralidade e estratégias de adaptação e de transposição de linguagens para projetos artísticos. O evento será via Zoom, no dia 14 de maio, às 13h;

Mostra DepicT! UK: A competição britânica DepicT! que desafia cineastas a criarem obras-primas de até 90 minutos;

Romeu e Julieta (em Libras); O filme ainda terá uma exibição comentada no dia 15 de maio, às 13h, via Zoom;

2º DepicT! Brasil: A versão brasileira da competição britânica que desafia seus participantes a criarem vídeos curtos de até 90 segundos;

2º Slam CI: Campeonato de poesia falada com coordenação da atriz e slammer Roberta Estrela D’Alva. A competição, que acontece nos dias 14 de maio, às 14h e 16h, e 15 de maio, às 13h e 14:30h.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal