MÚSICA

Fred White, baterista do Earth, Wind & Fire

Reprodução/Instagram

LUTO

Luto no Earth, Wind & Fire: Baterista Fred White morre aos 67 anos

Músico foi responsável por alguns dos grandes sucessos do grupo, como Let's Groove, Boogie Wonderland e a clássica September

Luciano Guaraldo

O músico Fred White, mais conhecido pelo período em que foi baterista da banda Earth, Wind & Fire, morreu no último sábado (31), aos 67 anos. A informação foi confirmada por Verdine White, seu irmão mais velho e baixista do conjunto até hoje. A causa da morte não foi revelada.

“Nossa família se entristece com a perda de um integrante talentoso e incrível, nosso irmão adorado Frederick Eugene ‘Freddie’ White”, escreveu Verdine em seu perfil no Instagram. “Ele se junta aos irmãos Maurice, Monte e Ronald no paraíso, e agora está tocando bateria com os anjos.”

“Um prodígio infantil, membro dos nove integrantes originais do Earth, Wind & Fire, com discos de ouro quando tinha apenas 16 anos. Ele era o irmão número quatro na nossa formação familiar, mas, mais do que isso, era um irmão maravilhoso, sempre divertido e deliciosamente levado!”

“Você sempre podia contar com ele para deixar uma situação aparentemente ruim mais leve. Ele vai viver para sempre em nossos corações. Descanse no poder, meu adorado Freddie. Voe alto, irmãozinho, nós te amamos até as estrelas e de volta!”, finalizou Verdine.

Nascido em 13 de janeiro de 1955, Fred White começou a tocar bateria aos nove anos, se apresentando com Linda Ronstadt e Donny Hathaway (1945-1979) antes de se juntar ao Earth, Wind & Fire em 1974 –apesar de ter sido apontado por Verdine como um dos originais, ele entrou na banda para substituir Ralph Johnson na bateria –quando o veterano migrou para a percussão.

Fred White deixou a banda em 1984, mas voltou a se reunir por uma única noite com Philip Bailey, Larry Dunn, Johnny Graham, Ralph Johnson, Al McKay, Maurice White, Verdine White e Andrew Woolfolk em 2000, quando o Earth, Wind & Fire entrou para o Hall da Fama do Rock & Roll. No mesmo ano, também foram homenageados Eric Clapton, Bonnie Raitt, James Taylor e as bandas The Lovin’ Spoonful e The Moonglows.

Ele foi o responsável pelas baquetas em um dos momentos de maior repercussão do Earth, Wind & Fire, tocando bateria em Shining Star, Let’s Groove, Sing a Song, After the Love Has Gone, Boogie Wonderland, além da clássica September, maior hit da banda. Apesar de ter ficado apenas uma década no grupo, ele tocou em nove discos com os parceiros, de That’s the Way of the World (1975) a Electric Universe (1983).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?