MÚSICA

Ranking de melhores performances do Grammy 2022

Montagem/Tangerina

Lista

BTS, Lil Nas X e Jon Batiste: As melhores apresentações do Grammy 2022

A Tangerina lista as 15 melhores performances da premiação em um balanço completo, incluindo a homenagem a Taylor Hawkins e Marília Mendonça

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

O Grammy 2022, principal premiação da indústria fonográfica que aconteceu neste domingo (3), foi recheado de apresentações musicais ao longo de suas 3h30 de evento. Algumas delas, claro, chamaram mais atenção do que outras, deixando suas respectivas marcas na edição deste ano do prêmio.

Além das apresentações marcantes do BTS, Lil Nas X, Silk Sonic e Jon Batiste, no Grammy 2022 aconteceram ainda performances menos impactantes, como a do cantor de country Chris Stapleton, do grupo gospel Maverick City Music, da artista de jazz e salsa Aymée Nuviola, além de Billy Strings, músico do gênero bluegrass —estilo que mistura folk irlandês, escocês e inglês com country.

Em contrapartida, John Legend emocionou o público ao lançar a canção Free em apoio à Ucrânia. Além disso, o momento in memoriam que homenageia os artistas mortos no último ano iniciou-se com uma singela homenagem a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, ao passo que a música Not a Day Goes By foi embalada pelas vozes de Ben Platt, Cynthia Erivo, Rachel Zegler e Leslie Odom Jr.. Juntos, eles celebraram a carreira e as vidas de inúmeros cantores e músicos, incluindo a brasileira Marília Mendonça.

3.abr.2022 - Ben Platt, Rachel Zegler, Cynthia Erivo e Leslie Odom Jr. apresentam faixas de músicas de Stephen Sondheim durante o segmento In Memorian do Grammy 2022

Performance in memoriam

Divulgação/Recording Academy

A aguardada performance de Lady Gaga, por sua vez, não impressionou muito apesar das boas intenções de homenagear Tony Bennett, ao passo que Olivia Rodrigo e Billie Eilish causaram impressão com suas marcantes e distintas vozes.

Para elucidar melhor o balanço das apresentações do Grammy 2022, a Tangerina elege quais foram as melhores performances da premiação musical com um ranking especial. Confira abaixo o Top 15 listado em ordem decrescente!

15 – Carrie Underwood

Carrie Underwood no Grammy 2022

Apesar da performance poderosa, Carrie Underwood não impactou o bastante

Reprodução/TNT

Vencedora da quarta temporada do programa American Idol em 2005, Carrie Underwood retornou ao palco do Grammy depois de cinco anos, mas não impressiona. Com um belo e esvoaçante vestido, Carrie apresentou a recém-lançada música Ghost Story em uma performance poderosa, mas pouco marcante.

14 – Nas

Nas no Grammy 2022

Nas apresentou um medley interessante no Grammy 2022

Divulgação/Recording Academy

O ídolo de Lil Nas X apresentou um medley memorável, emendando as músicas I Can, Made You Look, One Mic e Rare em uma performance que mesclou diferentes e importantes gêneros —incluindo hip hop e R&B— enquanto o cantor exibia suas habilidades de rima no rap. A apresentação foi definitivamente mais simples na parte visual, mas não menos agradável.

13 – Justin Bieber

Justin Bieber no Grammy 2022

Bieber mirou em uma versão delicada de Peaches e acertou na sensação de estranheza

Reprodução/TNT

Justin Bieber apresentou Peaches, música que concorria às categorias de gravação e canção do ano, e melhor videoclipe do Grammy 2022. Mas, se a performance no piano não convenceu a princípio por conta da falta de química entre a letra e o instrumento, em compensação, o ato agradou mais quando o artista se juntou aos talentosos Daniel Caesar e Giveon em um número mais fiel à composição original.

12 – Brothers Osborne

Brothers Osborne no Grammy 2022

Brothers Osborne encerraram o Grammy 2022 com muitas luzes e animação

Composta pelos irmãos T.J. e John Osborne, o grupo estadunidense de música country encerrou o Grammy 2022 com a animada Dead Man’s Curve. Com um hipnotizante jogo de luzes, a banda deixou sua marca na premiação e reviveu a memória do público, relembrando que a banda faturou o gramofone de melhor performance em grupo ou duo country da edição.

11 – Brandi Carlile

Brandi Carlile no Grammy 2022

Brandi Carlisle tocou e cantou bem combinando jogo de luzes e look brilhante

Reprodução/TNT

A cantora de música country, indie e folk Brandi Carlile subiu ao palco para apresentar Right On Time, canção que, inclusive, concorreu em três categorias do Grammy 2022: canção do ano, melhor performance pop solo e gravação do ano. Após iniciar seu número no piano em um ato mais pessoal, a artista se juntou à sua banda exibindo um blazer de strass brilhante à frente de um cenário repleto de luzes triangulares que chamaram a atenção.

10 – John Legend

3.abr.2022 - John Legend e Mika Newton se apresentam no Grammy 2022

3.abr.2022 - John Legend e Mika Newton se apresentam no Grammy 2022

Divulgação/Recording Academy

John Legend lançou uma nova música em sua apresentação do Grammy 2022, intitulada Free. A canção e a performance foram feitas para homenagear as vítimas da guerra na Ucrânia. Enquanto comandava um piano, o cantor foi aos poucos sendo acompanhado por diferentes colaboradoras ucranianas no palco, incluindo uma tocadora de bandura, uma cantora e uma poetisa.

9 – Lady Gaga

Lady Gaga no Grammy 2022

Com boa intenção e elegância, Lady Gaga apresentou-se rapidamente e homenageou Tony Bennett

Divulgação/Recording Academy

Cheia de classe, Lady Gaga retornou aos palcos do Grammy para apresentar Love for Sale e Do I Love You, faixas do seu segundo álbum de jazz em parceria com Tony Bennett, músico aposentado e diagnosticado com Alzheimer. A apresentação foi também uma homenagem ao amigo e, apesar de curta, arrancou até mesmo gritos de torcida de Billie Eilish na plateia.

8 – J Balvin com Maria Becerra

J Balvin no Grammy 2022

Referência do reggaeton, J Balvin levou as baladas para o palco do Grammy

Reprodução/TNT

O colombiano J Balvin foi o terceiro a se apresentar no Grammy 2022, abrindo o número com Qué Más Pues? juntamente da argentina Maria Becerra. A performance mais sensual, no entanto, foi passageira, pois o cantor que é uma referência do reggaeton emendou em outro hit, In Da Guetto. Na segunda parte de sua apresentação, reinaram o jogo de luzes e a coreografia com os braços, trazendo a sensação de uma balada para o palco da premiação.

7 – Olivia Rodrigo

3.abr.2022 - Olivia Rodrigo apresenta Drivers License no Grammy 2022

3.abr.2022 - Olivia Rodrigo apresenta Drivers License no Grammy 2022

Divulgação/Recording Academy

Olivia Rodrigo foi a segunda a se apresentar no Grammy 2022 com uma performance simples mas intimista de seu single de estreia, Drivers License. A mais nova sensação da música pop e estrela de High School Musical: The Musical: The Series trouxe até mesmo um carro para o palco da premiação, fazendo jus às origens e mitologia de seus clipes e letras.

Indicada em sete categorias, incluindo as quatro principais, Olivia Rodrigo deixou não deixou a desejar em sua performance mostrando a que veio com sua marcante voz. Ela ainda levou para casa três gramofones nesta edição do Grammy, incluindo o de artista revelação, melhor álbum pop vocal e melhor performance pop solo.

6 – Billie Eilish

Billie Eilish no Grammy 2022

Empolgada, Billie Eilish fez sua própria homenagem a Taylor Hawkins do Foo Fighters

Reprodução/TNT

Queridinha do Grammy, Billie Eilish se apresentou com seu mais recente hit, o eclético Happier Than Ever, em uma performance que chamou atenção pelos cenários intimistas: uma casa alagada que representa a mensagem da faixa e os sentimentos do eu-lírico —além de fazer paralelos com seu videoclipe. 

Depois de subir para o telhado da residência recriada no palco, a cantora esbanjou o vozeirão ao lado do restante de sua banda e literalmente fez chover. Por fim, Billie Eilish mostrou a estampa de sua camiseta, ilustrada com o rosto de Taylor Hawkins, ex-baterista do Foo Fighters que morreu no final de março.

5 – Jon Batiste

Jon Batiste no Grammy 2022

Jon Batiste, grande consagrado da noite, marcou com apresentou colorida e contagiante

Divulgação/Recording Academy

Bem-vestido, bem-intencionado e bem acompanhado, Jon Batiste cantou e arriscou passos de dança ao som do funk e jazz contagiante de Freedom. A faixa faz parte do disco We Are, que levou o maior prêmio da noite, álbum do ano.

Com um palco visualmente impressionante e rodeado de diversos dançarinos representando diferentes culturas, a aurora boreal iluminava o fundo do cenário enquanto o cantor fazia seus passos e vocaliza sua mensagem de liberdade. O artista terminou a marcante apresentação levando os seus à plateia, unindo todas as tribos para uma verdadeira celebração.

Vale apontar ainda que Jon Batiste também concorreu nas categorias de gravação do ano, melhor álbum R&B e melhor videoclipe.

4 – H.E.R.

HER no Grammy 2022

Cantora e multi instrumentista, HER cantou, tocou e impressionou

Reprodução/TNT

A cantora de R&B e soul contemporâneo e multi instrumentista H.E.R. impressionou no Grammy 2022. Sua performance iniciou-se com Damages, na qual demonstrou um pouco do seu talento na bateria para então ceder o instrumento a Travis Barker, do Blink 182. Em seguida, H.E.R. cantou e tocou um cover de Are You Gonna Go My Way, se juntando em seguida ao artista original da canção, Lenny Kravitz. Os dois trouxeram de volta à tona um pouco do visual glamuroso do rock dos anos 1970 com suas vestes, enquanto divertiram o público se exibindo em respectivas guitarras.

3 – Silk Sonic

Silk Sonic no Grammy 2022

Silk Song abriu o Grammy 2022 com a canção 777

Reprodução/TNT

O duo formado por Bruno Mars e Anderson .Paak, estreante em 2021, abriu o Grammy 2022. Desta vez, eles esbanjaram carisma e contagiaram a plateia e os espectadores com muito soul, funk e soft rock com uma performance da música 777. No número, o Silk Sonic conseguiu pela segunda vez seguida hipnotizar o público da primeira à última nota, deixando quem não os conhecia com uma baita vontade de consumir todas as suas produções.

No último Grammy, o duo se apresentou com a balada Leave the Door Open, música que inclusive levou os merecidos gramofones de canção e de gravação do ano na premiação de 2022. 

2 – Lil Nas X com Jack Harlow

3.abr.2022 - Lil Nas X se apresenta no Grammy 2022

3.abr.2022 - Lil Nas X se apresenta no Grammy 2022

Divulgação/Recording Academy

Por onde passa, Lil Nas X deixa sua marca, impressionando com visual, canto e dança —o pacote completo. E no Grammy 2022 não foi diferente: o cantor iniciou a performance com Dead Right Now e logo emendou em seu principal hit recente, Montero (Call Me By Your Name). A coreografia contou com diversos dançarinos em trajes que homenageavam o rei do pop Michael Jackson, incluindo o próprio Lil Nas X.

A apresentação findou com a aparição de Jack Harlow, que se juntou à performance para colaborar com a faixa Industry Baby. Ao fim, não deu outra: Lil Nas X foi ovacionado e marcou mais uma edição do Grammy com uma performance memorável.

1 – BTS

BTS Proof: Live vai marcar lançamento do projeto

3.abr.2022 - O grupo de k-pop BTS apresenta Butter no Grammy 2022

Divulgação/Recording Academy

Os Bangtan Boys realizaram uma performance envolvente e contagiante com Butter, seu segundo single em inglês —que inclusive concorreu na categoria de melhor canção de pop em grupo ou duo. Embora o septeto não tenha levado o gramofone, o ato por outro lado foi consagrado como a melhor apresentação musical do Grammy pela Tangerina

Em seu mini show, o BTS incorporou a mitologia por trás da letra da faixa, trazendo elementos de espionagem e flerte, incluindo uma conversa intrigante entre o integrante V e a revelação do pop Olivia Rodrigo na plateia, momento este que quebrou as redes sociais. Com um conceito visual impecável e uma coreografia refinada, a “estreia oficial” do BTS no Grammy marcou a história do k-pop e deixou o público extasiado.

E aí, concorda com o ranking? Opine na sessão de comentários abaixo!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal