MÚSICA

Anitta no palco do MTV VMA 2022

Reprodução/Instagram

EM ÓTIMA COMPANHIA

Categoria de Anitta no Grammy já premiou Beatles, Mariah Carey e Adele

História do quesito de revelação do ano tem suspeita de maldição, troféu exigido de volta e muitos nomes importantes

Luciano Guaraldo

Indicada ao Grammy 2023 de artista revelação, Anitta estará em ótima companhia se vencer a premiação. Ao longo de sua história, a categoria já rendeu gramofones de ouro para Beatles, Mariah Carey, Adele, Sam Smith, Dua Lipa e Billie Eilish. Caso perca, a brasileira também não terá do que reclamar: nomes como Tom Jobim (1927-1994), Cher, Elton John, Alanis Morissette e Hanson não levaram a melhor em seus respectivos anos –e mesmo assim fizeram (e ainda fazem) muito sucesso!

Uma curiosidade sobre a categoria é que a indicação não precisa acontecer logo no início da carreira. Anitta, obviamente, já tinha lançado quatro álbums de estúdio e três EPs antes de explodir nos Estados Unidos com Versions of Me. Vencedora em 2001, a cantora Shelby Lynne também contava com seis discos e 13 anos de carreira antes de ser premiada.

O que define um artista revelação, então? Segundo a própria Academia de Gravação, responsável pelo Grammy, pode concorrer ao prêmio qualquer músico “que, durante o período de elegibilidade da premiação, lançou o primeiro disco que estabelece a identidade pública daquele artista”.

Também há quem acredite que o prêmio de revelação do ano seja, na verdade, uma maldição. A cantora Taffy Danoff, premiada em 1977 como parte do Starland Vocal Band, afirmou em entrevista à VH1 que vencer o Grammy foi “o beijo da morte” para sua carreira. “Eu sinto pena de todo mundo que levou o troféu depois disso”, lamentou ela.

A acusação tem lá uma pontinha de verdade. Depois da vitória do Starland Vocal Band, foram premiados artistas como Debby Boone, Rickie Lee Jones, Jody Watley, Marc Cohn e Paula Cole –mais famosa por ter gravado o tema da série Dawson’s Creek (1998-2003) do que por sua trajetória musical. Mas é impossível dizer que Christina Aguilera, Maroon 5, Alicia Keys e John Legend foram amaldiçoados porque levaram o Grammy, certo?

Azar mesmo teve o vencedor de 1990, o duo Milli Vanilli. Os alemães foram muito populares no fim dos anos 1980 com músicas como Girl You Know It’s True e Blame It on the Rain. No entanto, o sucesso virou desastre quando foi revelado que os artistas Fab Morvan e Rob Pilatus apenas dublavam as canções –e que os verdadeiros artistas ficavam escondidos nos bastidores. A repercussão foi tão negativa que o Grammy os obrigou a devolver seus prêmios.

Em 5 de fevereiro, descobriremos se Anitta vai se juntar à lista de vencedores. Ela concorre com Omar Apollo, Domi and JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwie, Molly Tuttle e Wet Leg. Fique de olho na Tangerina para saber tudo sobre a premiação!

Confira os dez últimos vencedores do Grammy de artista revelação:

2013 – Fun
2014 – Macklemore & Ryan Lewis
2015 – Sam Smith
2016 – Meghan Trainor
2017 – Chance the Rapper
2018 – Alessia Cara
2019 – Dua Lipa
2020 – Billie Eilish
2021 – Megan Thee Stallion
2022 – Olivia Rodrigo

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?