MÚSICA

A cantora H.E.R. sorri ao posar para uma foto

H.E.R./Instagram

Processo

H.E.R., que acompanha o Coldplay no Brasil, abre guerra com gravadora

Atual contrato da cantora foi assinado em 2011, quando ela tinha apenas 14 anos

Lucas Almeida

Lucas Almeida

A cantora H.E.R., que virá ao Brasil como atração de abertura dos shows do Coldplay, abriu um processo contra a MBK Entertainment, gravadora do empresário Jeff Robinson, com quem ela possui contrato desde 2011. Na época da assinatura, a artista tinha apenas 14 anos.

De acordo com documentos obtidos pelo site The Blast, H.E.R. exige os direitos pelo seu catálogo e pede o fim das obrigações contratuais com a MBK. O processo foi aberto no Tribunal Superior do Estado da Califórnia, na quinta-feira (16), e alega violação do código de negócios e profissões.

Todos os lançamentos da cantora de R&B sob o nome artístico H.E.R. aconteceram através da MBK, com distribuição da RCA Records, da Sony Music. Os documentos afirmam que a gravadora “limitou significativamente” os direitos trabalhistas da cantora e que ela “não foi livre para proporcionar seus serviços de gravação, exceto conforme permitido ou ditado pela MBK”.

Ela também afirma que a empresa “possui exclusivamente o direito de explorar seu nome e imagem para suas gravações”.

Segundo o processo, o contrato de H.E.R. define que ela seria uma “funcionária exclusiva” da gravadora por um período inicial que poderia durar até 15 meses após 19 de maio de 2011, ou 12 meses após o lançamento do seu primeiro álbum nos Estados Unidos. O acordo ainda poderia ser renovado por outros cinco períodos de mais de um ano.

Os documentos alegam que o acordo viola o código de trabalho da Califórnia, que define um limite de 7 anos para contratos de “serviços de caráter especial, único, extraordinário ou intelectual”.

A cantora alega que Jeff Robinson demitiu o seu time de advogados e fez com que ela fosse assessorada pela equipe jurídica dele, em negociações de novos contratos e arranjos de turnês. Apesar de não terem um acordo assinado com a artista, os advogados ainda ficavam com 5% dos serviços prestados.

H.E.R. tem oito datas marcadas para se apresentar no Brasil em outubro, como atração de abertura da banda Coldplay: duas no Rio de Janeiro (nos dias dias 11 e 12, no Estádio Nilton Santos) e seis apresentações esgotadas em São Paulo (entre 15 e 22, no Allianz Parque).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal