Reprodução/YouTube
Faixa eternizada na voz de Whitney Houston, I Will Always Love You completa 30 anos desde seu lançamento
Há exatos 30 anos, Whitney Houston (1963-2012) lançava ao mundo e colocava no topo das principais paradas musicais a faixa I Will Always Love You. Trilha sonora de O Guarda-Costas (1992) e música que embalou amores por todo o mundo, a canção se tornou um fenômeno atemporal que marcou eternamente a carreira da cantora.
I Will Always Love You
Versão de Whitney Houston tornou-se um fenômeno mundial
A música, porém, tem fatos curiosos por trás dela. Whitney não foi a primeira a gravar a canção e, inclusive, nem foi ela quem escolheu a faixa para ser trilha de O Guarda-Costas (1992). Para você ficar por dentro, a Tangerina separou cinco curiosidades sobre o hit:
Sabia que I Will Always Love You é um cover? Sim, Whitney Houston não esteve envolvida na composição da música, mas sua voz definitivamente fez de sua versão a mais marcante de todas. A faixa original é de Dolly Parton, que inclusive tentou cantá-la em parceria com Whitney, mas não conseguiu.
A música já havia alcançado o topo das paradas em seu lançamento original em 1974 e, oito anos depois, conquistou o público novamente com uma regravação ainda na voz de Dolly para a comédia A Melhor Casa Suspeita do Texas (1982).
Apesar do sucesso de Whitney ter sido maior, Dolly Parton faturou uma grana alta só com os direitos autorais da versão regravada. Foram cerca de US$ 10 milhões (R$ 51 milhões na cotação atual) com a música nos anos 1990.
Na voz de Whitney Houston, a música simplesmente explodiu e saiu mundo afora quebrando recordes. Durante 14 semanas, I Will Always Love You tornou-se a música derivada de trilha sonora que se manteve por mais tempo no topo das paradas.
O single também é um dos mais vendidos da história e a trilha do filme se tornou a mais vendida do mundo. Em 2020, o videoclipe alcançou a marca histórica de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Em 1975, Elvis Presley (1935-1977) tentou fazer uma versão própria de I Will Always Love You. Porém, a compositora Dolly Parton não deixou o rei do rock regravar a música! O motivo foi que o astro fez exigências em relação aos direitos de uso que a cantora considerou excessivas.
Austin Butler interpretando o rei do rock em Elvis (2022)
Reprodução/Warner Bros.
Apesar de ter colecionado 25 nomeações ao Grammy e seis vitórias durante a carreira, além de outras dezenas de prêmios por todo o mundo, Whitney Houston não pôde concorrer ao Oscar com a canção marcante da trilha sonora de O Guarda-Costas.
Whitney Houston apresentando prêmio no Oscar de 1994
Reprodução
Por não ser original e não ter sido escrita especificamente para o filme, a cantora ficou de fora da premiação. E, convenhamos, ela tinha tudo para ganhar caso tivesse concorrido, não é?
O par romântico de Whitney Houston no longa dirigido por Mick Jackson foi quem escolheu a música para o filme. Ele é responsável por parte do sucesso da canção, já que ela nem teria sido gravada se ele não tivesse opinado.
Kevin Costner e Whitney Houston em cena de O Guarda-Costas (1992)
Divulgação/Warner Bros.
O ator ainda fez sugestões certeiras, como o começo cantado a capella, que faz toda a diferença no tom e na força do hit.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?