MÚSICA

Jimi Hendrix

Reprodução/YouTube

Museu Falológico

Molde do pênis de Jimi Hendrix será exposto em museu na Islândia

Museu Falológico passa a exibir a réplica em gesso a partir de junho; obra foi criada em 1968, durante turnê em Chicago

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

A partir do começo de junho, os frequentadores do Museu Falológico, em Reykjavik, capital da Islândia, poderão saber como era o pênis de Jimi Hendrix. Não, você não leu errado. Um molde oficial, por assim dizer, do órgão sexual do genial guitarrista morto em 1970, aos 27 anos, foi doado ao museu.

O molde peniano foi criado pela artista plástica Cynthia Albritton, em fevereiro de 1968, quando Jimi Hendrix fazia uma turnê por Chicago. Conhecida como Plaster Caster (algo como Moldadora de Gesso, em tradução livre), Albritton também criou peças a partir dos pênis de Pete Shelley (da banda Buzzcocks) e de Jello Biafra (do Dead Kennedys).

A artista doou a peça de Jimi Hendrix ao museu islandês pouco antes de morrer em abril, aos 74 anos. A história de Albritton é contada no documentário Plaster Caster, de 2001. O apelido também batiza uma canção do Kiss, apesar de Gene Simmons nunca ter sido oficialmente alvo de nenhuma obra dela. “O gesso está endurecendo e meu amor é perfeito/ Um símbolo do meu amor para a coleção dela”, diz a letra.

No final de sua carreira, Albritton passou também a fazer moldes dos seios de mulheres, como Karen O (Yeah Yeah Yeahs) e Lætitia Sadie (Stereolab).

Além de Jimi Hendrix, mais de 300 tipos de pênis

O Museu Falológico da Islândia foi inaugurado em 1997. Ele conta com a maior exibição de pênis e amostras penianas de todos os mamíferos da Islândia, além de espécies estrangeiras, num total de mais de 300 tipos.

Inicialmente, o molde do pênis de Jimi Hendrix será exibido num evento fechado do museu.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal