MÚSICA

Banda curitibana conquistou o número 1º no Spotify Brasil

Divulgação

Jovem Dionísio

Quem é Pedrinho e por que ele precisa acordar? Explicamos o hit viral

Jovem Dionísio, grupo de indie pop, amanheceu no último sábado (21) no primeiro lugar do Top Brasil Spotify; entenda a origem do hit

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Na última semana, se você abriu o TikTok, deve ter se deparado com o trecho “Acorda Pedrinho, que hoje tem campeonato”. Só na plataforma, Pedrinho coleciona 84 milhões de visualizações entre conteúdos publicados. Mas, caso você não frequente o novo termômetro de hits da indústria fonográfica, tudo bem. A Tangerina veio justamente te explicar quem é o tal Pedrinho e por que todo mundo está mandando ele acordar.

Hit do Jovem Dionísio

Acorda, Pedrinho é não só o nome do hit, como também do primeiro disco do grupo curitibano Jovem Dionísio, formado por cinco amigos. A canção viralizou no TikTok na última semana e amanheceu no primeiro lugar do Spotify do Brasil. Na sexta-feira (20), a faixa já era o terceiro na lista de músicas nacionais mais ouvidas. No dia seguinte, o topo era deles. Feito extremamente raro para bandas de música pop alternativa que atuam no país.

Quem é Jovem Dionísio?

É uma banda de indie pop e bedroom pop formada por Bernardo Pasqualli (vocal), Rafael Dunajski Mendes (guitarra), Gustavo Karam (baixo), Bernardo Hey (teclado) e Gabriel Dunasjki Mendes (bateria). Antes de formarem o Jovem Dionísio em 2018, eles já tocavam juntos no grupo Huf, com canções feitas para embalar os churrascos e as festinhas da escola. A parceria musical soma mais de sete anos.

Em 2020, o grupo fechou um contrato com a Sony Music. O primeiro sucesso foi no YouTube, com o clipe de Pontos de Exclamação, hit sofrido e melancólico sobre o fim de uma relação. O remix feito pelo DJ Vintage Culture também elevou a faixa para colecionar milhões de audições no Spotify.

Jovem Dionísio teve o primeiro hit no YouTube

Assista ao clipe de Pontos de Exclamação

A faixa foi o primeiro sucesso do grupo e coleciona 14 milhões de visualizações

Mas quem é Pedrinho?

Pedrinho é um dos frequentadores do Bar do Dionísio, onde o grupo também tem o hábito de ir. A ideia de fazer uma música sobre o personagem surgiu durante uma imersão dos integrantes em uma casa em Irati, no Paraná. Conhecido por tirar grandes sonecas no estabelecimento, Pedrinho virou inspiração do hit viral também por vencer um campeonato de sinuca recorrente no Dionísio.

Bernardo, um dos integrantes do grupo, concedeu uma entrevista ao G1 falando sobre Pedrinho. “Ele joga muita sinuca. Não dá pra ganhar dele ‘sussa’, não. Se estiver valendo uma cerveja, você vai perder”. No Foursquare, é possível “flagrar” o Pedrinho tirando um cochilo, uma brincadeira frequente entre o público do bar.

Print do Bar do Dionísio no Foursquare

Reprodução/Foursquare

Pedrinho dormindo durante a 'festa' de aniversário no Bar do Dionísio

Reprodução/Foursquare

Na mesma entrevista concedida ao G1, os integrantes do grupo revelaram que, antes de lançarem a faixa, pediram permissão para os envolvidos.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal