MÚSICA

Juliette é alvo de críticas de Samanta Schmutz

Reprodução/Instagram/@Juliette

Alvo de críticas

Treta com Samantha Schmütz levanta o debate: Juliette é artista?

Especialistas apontam se a vencedora do Big Brother pode se dizer artista mesmo ser ter estudado para isso

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Na segunda-feira (16), repercutiu nas redes sociais um trecho do programa Altas Horas em que Juliette Freire, vencedora do BBB 21, se posicionava sobre política, economia e temas sociais e defendia a importância de artistas se posicionarem. A comediante Samantha Schmütz chamou a atenção ao alfinetar: “Acho ótimo se posicionar, mas ela é artista?”.

Com a fala, a atriz virou alvo de críticas nas redes sociais, e vários artistas passaram a se posicionar contra Samantha. Os cactos, como são chamados os fãs da ex-BBB, também ficaram enfurecidos. Desde a saída do reality show da Globo, Juliette tem se dedicado à carreira musical. A advogada e maquiadora profissional lançou um EP homônimo com seis faixas. Além disso, já colaborou com artistas como Israel e Rodolffo (ex-BBB), Gilberto Gil e Alceu Valença. Mas a polêmica provocou a indagação: Juliette é artista?

A fim de decifrar esse “mistério” e tirar a dúvida de Samantha Schmütz, a Tangerina recorreu a especialistas. Segundo Reiner Tenente, fundador e diretor do Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), “é muito delicado você fazer um julgamento de o que é arte e o que não é arte, o que alguém precisa ter para ser um artista ou não”, inicia. “A arte é muito subjetiva, então o que às vezes para um é arte e é incrível, para o outro não é.”

Formado em Artes Cênicas pela UniRio e pós-graduado em Preparação Corporal nas Artes Cênica, o especialista aponta que “muitas pessoas não precisam passar por um estudo acadêmico ou por diversos cursos para se tornarem artistas”. Ele continua: “Às vezes, a pessoa é autodidata ou faz experimentos artísticos sem ter uma orientação pedagógica e consegue se expressar muito bem artisticamente, independentemente de ela ter passado por uma formação ou não. É claro que, quanto mais você tem estudo e formação, mais material você tem, mais vocabulário artístico e técnico você tem pra tocar o outro”. Tenente ressalta: “Muitas pessoas não têm essa formação e são grandes artistas, então acho que Juliette é sim uma artista”.

Para o produtor musical Bonne Rozenblit, “todo ser humano tem um artista vivendo dentro de si. Uns podem usar isso profissionalmente, outros não. Uns podem ter DRT [registro técnico para o trabalho artístico] e outros não. Não cabe a outro ser humano julgar quem é artista ou não”.

Rozenblit é criador e diretor da Quebra Coco Records, sucessora da Top Tape, famosa gravadora dos anos 1970 e 1980. Segundo ele, “todos somos artistas e podemos manifestar essa arte que vive em nós em algum momento de nossas vidas. Podem gostar ou não da nossa arte, mas todos somos artistas”. Ele ainda acrescenta que já assistiu a um show de Juliette e gostou do que viu: “Ela se saiu muito bem”.

Qual é a opinião dos fãs (ou não) e famosos?

Juliette rebateu às críticas

No Twitter, a ex-vencedora do BBB21 levantou uma reflexão sobre o “ser artista”. “A arte abraça, encanta, emociona e transcende qualquer rótulo. Ser artista é algo tão bonito e maior que tudo isso… É tocar o outro com o que há de melhor em você, é doação, é amor, é verdade… Então, sim, eu sou artista e aprendiz de muita coisa”, declarou.

Na segunda-feira (16), Juliette lançou o clipe Cansei de Dançar. A produção é o primeiro single da cantora em 2022.

Juliette em trecho de novo clipe

Assista ao clipe de Cansei de Dançar

A ex-BBB tem preparado novos lançamentos para

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal