Reprodução/Instagram
Com suas façanhas no Spotify e nas paradas de single e álbum na Billboard, o cantor Jungkook se firma como o maior nome do grupo BTS a se lançar na carreira solo
No ano em que o BTS celebra uma década de carreira, uma pergunta se espalha entre os fãs: com o grupo em pausa, qual dos músicos se deu melhor na carreira solo? A resposta é o caçula do grupo: o músico e maknae Jungkook. Acontece que o artista do BTS recentemente estabeleceu um novo recorde com sua primeira entrada solo na Billboard 200. E seu álbum, intitulado Golden, colocou o músico no posto de cantor do BTS com maiores conquistas na carreira solo. No domingo, a Billboard anunciou oficialmente que o primeiro álbum solo de Jungkook estreou em segundo lugar na Billboard 200 depois de alcançar a maior semana de vendas nos EUA de qualquer solista de k-pop da história.
Golden também estreou em primeiro lugar na parada de álbuns mais vendidos da Billboard. O músico também alcançou grande destaque após o single Seven, em parceria com a rapper Latto, ser lançado em julho e alcançar o disputadíssimo primeiro lugar do Hot 100 da Billboard, a principal parada de singles dos Estados Unidos. Além disso, a canção estreou em terceiro lugar na parada britânica de singles do Reino Unido, estabelecendo um novo recorde como o maior single de estreia de um artista coreano solo no mercado britânico.
Além disso, Jungkook empatou o recorde de classificação mais alta já alcançada na Billboard 200 por um solista coreano – um recorde que ele agora compartilha com seus companheiros de banda Jimin, Suga e V (todos os quais alcançaram o segundo lugar na parada este ano). No mercado norte-americano, Golden só foi barrado pelo fenômeno do pop Taylor Swift e o relançamento do seu álbum 1989.
De acordo com a Luminate (anteriormente Nielsen Music), Golden vendeu um total de 210.200 unidades de álbum equivalentes durante a semana que terminou em 9 de novembro, a maior marca já alcançada por qualquer artista solo coreano. A pontuação total do álbum consistiu em 164.800 vendas de álbuns tradicionais e 29.800 unidades de álbum equivalente em streaming (SEA) – o que se traduz em 41,59 milhões de streams de áudio sob demanda ao longo da semana. Golden também acumulou 15.600 unidades de álbum equivalente a faixas (TEA) em sua primeira semana.
Sendo assim, vale destacar que o caçula do BTS vendeu mais unidades de seu álbum de estreia do que seus colegas de grupo. Enquanto Jimin vendeu 164 mil unidades do seu disco Face em território norte-americano, Suga vendeu 140 mil cópias do álbum D-Day, e V vendeu mais de 100 mil cópias do seu disco Layover. Todos os projetos abaixo, portanto, das 210 mil unidades vendidas por Junkook com o seu recém-lançado Golden.
Além das conquistas na Billboard norte-americana, tanto em singles quanto álbuns, o número de ouvintes de Jungkook no Spotify é o maior dentre todos os cantores do BTS. O músico atualmente mantém nada menos do que impressionantes 39 milhões de ouvintes na plataforma mundial de música, um número que o coloca bem à frente dos seus colegas de banda. Seus maiores concorrentes dentro do grupo são V, que tem 8 milhões de ouvintes, e Jimin com 7 milhões, ambos com menos da metade dos ouvintes que Jungkook mantém no Spotify.
Fernando Berenguel
Ver mais conteúdos de Fernando BerenguelTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?