MÚSICA

L.A. Reid

(Pinterest)

Polêmica!

Ex-empresário de Justin Bieber e Rihanna é acusado de agressão sexual

Produtor de Justin Bieber, Pink, Usher e Rihanna, o empresário L.A. Reid é acusado de agressão sexual por uma ex-funcionária

Fernando Berenguel

Um dos ex-jurados do The X Factor (2011-2013), o empresário L.A. Reid foi acusado de agressão sexual por uma ex-funcionária. O músico e executivo atuou nas carreiras de Justin Bieber e Rihanna, entre outros famosos. Em uma ação movida no Tribunal Distrital Federal de Manhattan, a acusadora alegou que foi agredida duas vezes em 2001, enquanto trabalhava na Arista Records, e que Reid lhe prometeu uma carreira de sucesso na indústria musical. Isso teria mudado depois que ela rejeitou seu desejo sexual, de acordo com o The Guardian.

Ela afirmou que o primeiro incidente ocorreu logo depois que ela começou como contratada na Arista Records, quando o ex-empresário de Justin Bieber ainda era o executivo-chefe da empresa. A primeira agressão sexual teria ocorrido num avião particular, quando os profissionais viajavam para Porto Rico, em janeiro daquele ano. Ela afirmou que o segundo incidente ocorreu alguns meses depois, em uma viagem de carro para um evento em Nova York.

A suposta vítima alegou ainda que o ex-CEO cortou seu orçamento e a deixou na “geladeira”, o que ela afirma ter levado à interrupção de sua “trajetória meteórica” no mundo da música. L.A. Reid está sendo processado por um valor não especificado e danos punitivos de acordo com uma nova legislação de Nova York, aprovada no ano passado, que permite às vítimas de abuso sexual uma janela de um ano para processar, mesmo após o prazo de prescrição original. O prazo final, neste caso, é 24 de novembro.

“Este litígio não trata apenas das horríveis agressões físicas que ela teve de suportar, mas também dos danos irreparáveis causados à carreira rara e florescente de um talento extraordinário”, diz a ação. L.A. Reid deixou o cargo de CEO da Epic Records em 2017. Tanto a Epic Records quanto a já encerrada Arista Records são subsidiárias da Sony Music.

Na época do incidente, Reid respondeu as acusações ao The New York Times: “Estou orgulhoso de meu histórico de promoção, apoio e elevação de mulheres em todas as empresas que já dirigi. Apesar disso, se alguma vez eu disse algo que pudesse ser mal interpretado, peço desculpas sem reservas”.

Reid é conhecido por sua passagem pela versão estadunidense do The X Factor durante as duas primeiras temporadas do programa. Ele também trabalhou com músicos reconhecidos mundialmente, como Justin Bieber, Rihanna, Usher, Pink e Mariah Carey.

Trabalhos com Justin Bieber e Rihanna

Em seu livro de memórias, L.A. Reid descreve o primeiro encontro com Justin Bieber, em 2008, quando Usher levou o cantor que tinha apenas 14 anos ao escritório da Island Def Jam Records. O primeiro pensamento de Reid foi que o “garoto era lindo, como uma mulher pode ser bonita e os homens raramente são”. Vale lembrar que L.A. Reid foi um dos primeiros empresários a apostarem em Bieber, assim como apostou em Rihanna no começo da carreira.

A cantora de Barbados interpretou um hit de Beyoncé em uma audição exclusiva para o empresário realizada em fevereiro de 2005. Na ocasião, ela cantou também um dos seus primeiros hits, a faixa Pon de Replay. Estas e outras histórias são mencionados no livro de memórias de L.A. Reid, a obra Sing to Me: My Story of Making Music, Finding Magic, and Searching for Who’s Next.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?