MÚSICA

Liam Gallagher lança novo disco solo

Divulgação/Greg Williams

C'mon You Know

Cabeçada em fã e chilique em avião: Relembre tretas de Liam Gallagher

Cantor britânico é conhecido por ser uma pessoa intensa antes e depois de entrar no palco

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Rockstar de almanaque, Liam Gallagher é um homem conhecido pela intensidade com que leva a vida. Seja embalando com sua voz marcante grandes hits do Oasis, como Wonderwall, Rock ‘n’ Roll Star e Live Forever, ou arrumando brigas públicas, ele gosta mesmo é dos holofotes.

Prestes a completar 50 anos em setembro, Liam Gallagher lançou nesta sexta-feira (27) o terceiro álbum de sua carreira solo. Batizado de C’mon You Know, o disco tem recebido críticas muito positivas da imprensa inglesa. O trabalho já está disponível nas plataformas de streaming.

Para acompanhar as 14 faixas inéditas do novo disco, que tal relembrar (ou conhecer pela primeira vez) alguma das tretas mais famosas do homem-problema do britpop? A Tangerina separou algumas delas pra você.

Banido por companhia aérea

Desde 1998, Liam Gallagher é proibido de viajar em aviões da Cathay Pacific, companhia aérea sediada em Hong Kong. Naquele ano, o cantor criou uma quizumba num voo para a Austrália por conta, reza a lenda, de um scone, um bolinho inglês.

Mas não foi só isso. Os passageiros reclamaram que Liam e outros membros do Oasis fumaram, xingaram e jogaram objetos contra pessoas a bordo, incluindo funcionários. A treta foi tão grande que o capitão do voo chegou a ameaçar fazer um desvio forçado para que a banda desembarcasse.

A Cathay Pacific alegou que a “segurança dos passageiros é a maior prioridade” deles ao comentar o banimento. Em resposta, Liam Gallagher afirmou que “prefere ir a pé”.

Cabeçada em fã

Esta turnê pela Austrália foi complicada para Liam Gallagher. Durante a viagem, o cantor discutiu com um fã, Ben Jones, do lado de fora de um hotel em Brisbane. Segundo Jones, então um jovem de 19 anos, ele estava tirando fotos da banda e tentou pedir uma com Liam quando foi ofendido e recebeu uma cabeçada do ídolo.

Jones denunciou Liam, que foi preso, fichado e, posteriormente, processado na Austrália.

‘Mijamos nos Beatles’

Agora uma treta mais recente. No último fim de semana, o Manchester City se sagrou campeão inglês, após uma disputa ponto a ponto com o Liverpool. Liam Gallagher, torcedor do City, aproveitou para provocar o ex-jogador Jamie Carregher, ídolo do Liverpool, no Twitter.

Em resposta, Carragher disse que o Oasis era “uma bosta quando comparado aos Beatles”. Sem levar desaforo para casa, mesmo virtualmente, Liam deu a tréplica: “O Oasis mija em todos os Beatles. Quantas vezes eles fizeram Knebworth?”.

Com o Oasis, Liam fez shows lendários na tradicional região de Knebworth e chegou a levar 280 mil pessoas para duas noites de shows por lá em 1996.

Os Beatles, de fato, nunca tocaram em Knebworth. Afinal, os jardins da mansão só começaram a receber shows por volta de 1976, quando a banda já não existia mais. Paul McCartney, porém, tocou para 120 mil pessoas lá, em 1990.

Liam Gallagher x Neymar

Por falar em futebol, um ídolo brasileiro já foi alvo das tuitadas polêmicas de Liam Gallagher. No ano passado, o cantor ficou irritado com a atuação de Neymar numa partida entre PSG e Manchester City. Liam pediu a expulsão do jogador, alegando que ele era um “cai-cai de m***”. Depois, chamou a postura de Neymar de constrangedora.

O músico acabou recebendo o carinho da torcida brasileira, vamos dizer assim. Um tuiteiro mais fanfarrão chegou a dizer que o Oasis era “o Skank que deu errado”. Concorda, leitor?

Liam Gallagher x Sacha Baron Cohen

Talvez nessa Liam Gallagher possa alegar legítima defesa. Em 2016, o ator Sacha Baron Cohen declarou que se inspirou no cantor do Oasis para montar seu personagem no filme Irmão de Espião, no qual interpretava Nobby, um hooligan bastante abobalhado.

Em entrevista ao apresentador Conan O’Brien, o comediante revelou que Liam ameaçou esfaqueá-lo no olho.

“Eu pensei comigo mesmo: nunca ouvi uma ameaça tão específica. Esse é um bom objetivo”, elogiou Sacha.

Anos depois, em entrevista, Liam Gallagher fez questão de esclarecer: “Ele disse que eu ia esfaqueá-lo em um olho, mas eu disse que seriam nos dois”. “Ele é um bom comediante, mas é cheio de m***”, opinou o roqueiro.

Aparentemente, o problema é que Sacha estava “falando demais”.

Meu pior amigo é o meu irmão

A verdade, no entanto, é que não há alvo preferido para Liam Gallagher que não seja seu irmão mais velho, Noel, hoje com 54 anos. Não que um seja apenas inocente e o outro somente culpado. O fato é que os dois Oasis fingem que se admiram e se detestam com a mesma intensidade.

Por mais que os fãs da banda sonhem com uma reunião, isso parece muito distante. Noel e Liam Gallagher trocam diversas farpas públicas.

Numa delas, às vésperas do Acústico MTV, Liam Gallagher afirmou que estava com dor de garganta. O irmão optou por zombar da habilidade dele de cantar e, desde então, o Oasis não existe mais, basicamente.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal