MÚSICA

Lil Nas X em cena de Old Town Road, hit de 2019 do TikTok

Reprodução/YouTube

Prêmio respondeu

Esnobado, Lil Nas X acusa BET Awards de homofobia

Rapper não recebeu nenhuma indicação ao prêmio: 'Como eu posso ser reconhecido pelo Grammy e não pelo meu próprio povo?'

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Lil Nas X não engoliu a ausência de indicações do seu trabalho ao BET Awards 2022. O prêmio, que tem como objetivo exaltar grandes nomes da cultura afro-americana, divulgou a lista de indicados na semana passada, e o rapper não figura em nenhuma das 19 categorias. Para ele, é uma questão de homofobia.

O artista, inclusive, manda uma ofensa —”fuck BET”— na letra de seu próximo single, Late to Da Party. O verso ficou claro em um pequeno trecho da música que Lil Nas X compartilhou nas redes sociais. Veja abaixo:

Depois, Lil Nas X explicou que o problema não está apenas no BET Awards, mas na “homofobia na comunidade preta” como um todo. Confrontado por um seguidor com o fato de ter dois Grammys, o rapper rebateu que isso apenas reforça seu ponto. “Como eu posso ser reconhecido pela premiação mais aclamada do mundo e não ter uma única indicação do meu próprio povo? Não é doido? Eu estou realmente viajando”, escreveu.

A discussão seguiu no Twitter e outro seguidor apontou que Tyler the Creator e Frank Ocean, outros rappers que também são abertamente queer, já foram indicados ao BET Awards. Como de costume, Lil Nas X tinha uma resposta pronta: “Amo Frank e Tyler até a morte, mas podemos admitir que homens queer são mais respeitados quando eles fazem coisas menos femininas? Ou eu estou inventando?”.

BET Awards responde Lil Nas X

Procurada pela Variety, a BET, que é um canal por assinatura norte-americano, respondeu as acusações de Lil Nas X. “Nós amamos Lil Nas X. Ele foi indicado a artista revelação no BET Awards de 2020 e nós orgulhosamente exibimos seu talento e criatividade extraordinários duas vezes no show”, lembrou a organização. Numa das performances, em 2021, o rapper chamou a atenção ao trocar um longo beijo com um dos dançarinos.

“Infelizmente, neste ano, ele não foi indicado pela academia de votação, que é composta por um estimado grupo de cerca de 500 pessoas, entre elas profissionais de entretenimento nas áreas de música, televisão, cinema, marketing digital, jornalismo esportivo, relações públicas, influenciadores e artes criativas.”

Ainda no comunicado oficial, a BET fez questão de dizer que ninguém do canal faz parte da votação. “Somos defensores apaixonados da maravilhosa diversidade que existe em nossa comunidade. Estamos comprometidos em usar todas as nossas plataformas para gerar visibilidade e inclusão para todas as muitas intersecções da comunidade preta”, assegurou o canal.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal