MÚSICA

Chester Bennington, vocalista do Linkin Park

Divulgação

Problema com royalties!

Músicos do Linkin Park são processados por antigo colega

Os músicos remanescentes do grupo Linkin Park estão sendo processados pelo antigo baixista da banda por royalties

Fernando Berenguel

A banda Linkin Park está sendo processada pelo ex-baixista do grupo de nu-metal, o músico Kyle Christner. O artista entrou com uma ação contra Mike Shinoda, Rob Bourdon, Brad Delson, Joe Hahn e a Warner Records por supostamente não ter recebido nenhuma quantia por suas contribuições para algumas das músicas do grupo, inclusive o hit In The End. As informações e os documentos judiciais foram obtidas pelo site Radar Online. Christner afirma que se juntou ao grupo quando eles assinaram seu primeiro grande contrato com uma gravadora e que ele não foi pago por seu trabalho no EP de 1999, Hybrid Theory.

O artista também alega ter sido demitido em outubro de 1999 –aparentemente sem motivo. O grupo, que contou com a participação do vocalista Chester Bennington (1976-2017) de 1999 até sua morte em 2017, lançou uma caixa de 20 anos de Hybrid Theory em 2020 sem dar créditos a Christner. O processo observa: “Por exemplo, ele tocou baixo e colaborou na composição de Could Have Been, uma música que nunca havia sido lançada de qualquer forma e agora tem quase 1 milhão de visualizações somente no YouTube”. Também acrescenta:

“O box set inclui, entre outras coisas, faixas raras e inéditas em três coleções (apresentadas como discos compactos na edição física) intituladas respectivamente Forgotten Demos, B-Side Rarities e LPU Rarities. Não há outra atribuição a Christner no box set, embora ele toque nas gravações dos três CDs e do EP.”

Christner insiste que “nunca recebeu um centavo por seu trabalho com o Linkin Park, nem foi devidamente creditado, mesmo que os réus tenham se beneficiado de seus esforços criativos”. Ele também afirma ter tido contato com um membro do empresário da banda, que o informou que supostamente lhe deviam royalties pela reedição de Hybrid Theory.

Depois de ele perguntar quanto poderia receber, o representante supostamente não respondeu mais. O processo prossegue com o músico acusando o grupo de ter lucrado indevidamente às suas custas. O músico –que esteve com a banda apenas entre 1998 e 1999– busca o que lhe é devido, além de danos específicos não mencionados pela reportagem.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?