MÚSICA

LS Jack com o cantor Vinny

Divulgação

ENTREVISTA

LS Jack se une a Vinny no mais puro suco dos anos 1990: ‘Novo caminho’

Vitor Queiroz, Sérgio Ferreira e Bicudo falam à Tangerina sobre a nova fase do LS Jack, com Vinny de vocalista; confira a conversa exclusiva

Giulianna Muneratto

Se as pessoas que cresceram nos anos 1990 e 2000 soubessem que, muitos anos depois do sucessos nas rádios e TVs, uma tal de Carla poderia mexer a cadeira, provavelmente não acreditariam. Mas é isso o que está acontecendo: o LS Jack, banda que tinha encerrado suas atividades em 2005 após as complicações que o vocalista Marcus Menna sofreu em uma cirurgia de lipoaspiração, voltou com tudo. E o frontman do grupo é ninguém menos do que Vinny!

Em entrevista à Tangerina, os membros originais do LS Jack, Vitor Queiroz, Sérgio Ferreira e Bicudo, falaram sobre a nova fase e como se deu a escolha de Vinny para encabeçar essa jornada. “Em 2010, a banda chegou a fazer uma turnê com o Marcus. Foi uma turnê em comemoração à vida dele, ficamos muito felizes de poder nos reunir novamente, revisitar os lugares, reencontrar os amigos que fizemos lá trás. Decidimos, então, parar com o LS Jack depois disso, e cada um foi seguir o seu caminho”, explica Queiroz.

“Mas em 2018, eu acabei me reunindo de novo com o Serginho e o Bicudo, e nós sentimos que a chama do LS Jack não tinha se apagado. O Marcus estava tocando a carreira solo dele, e acabamos nos juntando. Na época, não tínhamos a menor ideia de que o Vinny poderia vir junto, e até cogitamos fazer teste para cantores ou cantoras”, relembra.

Vinny acabou se juntando ao LS Jack em uma conversa descontraída, totalmente ao acaso. “Um dia eu saí com ele, expliquei o momento em que a banda estava, e ele falou: ‘Se tem alguém que poderia entrar nessa banda, por conta da nossa afinidade, sou eu’. Quando ele falou isso, aquilo acabou ficando na minha cabeça. Mais ou menos um mês ou dois depois, eu perguntei se a ideia ainda estava de pé pelo WhatsApp, e ele falou: ‘Vamos embora, tô dentro!’, com uma mensagem toda cheia de coraçãozinho”, conta.

A amizade dos quatro tinha nascido antes mesmo de Vinny estourar no Brasil com o hit Heloísa, Mexe a Cadeira. Por isso, a união acabou se tornando quase que um casamento. O vocalista, como passou a maior parte de sua carreira tocando solo, traz aprendizados inéditos para a banda, e a mistura acabou funcionando de cara.

“O Vinny tem um lance mais da canção. Ele tem um apreço muito grande por esse lance do violão, da voz. Foi um impulso muito bacana para nós, porque sempre acreditamos que música boa, mesmo sendo algo muito subjetivo, sempre parte de um ponto que ela tem que funcionar em uma rodinha de violão”, pontua Bicudo.

Com flexibilidade, a banda se entrosou rapidamente com o novo frontman e já tem criado músicas novas. “Por mais que tenha a ver com o nosso trabalho anterior, é um novo caminho, mais fresco. Quando a gente vai reler nossas músicas, tocar novamente, sempre tem um frescor, por mais que tenhamos todos mais de 50 anos”, comenta o baterista.

Estranhamento entre os fãs?

Por mais que Vinny seja um nome conhecido no cenário musical brasileiro e até tenha feito sucesso no mesmo nicho do LS Jack, alguns fãs não viram com bons olhos a troca de Marcus Menna pelo cantor. “É evidente que algumas pessoas torceram o nariz pelo carinho que sentem pelo Marcus, mas a grande maioria abraçou o projeto e a nova fase, estamos sendo bem-recebidos em todos os lugares”, afirma Ferreira.

Ainda assim, eles veem com naturalidade que alguns fãs rejeitem a nova fase do LS Jack. “Diversas bandas na história da música mudaram seu cantor, que é uma peça fundamental, então pode rolar um estranhamento natural das pessoas que eram mais apegadas à primeira formação da banda”, complementa Queiroz.

A era do streaming

O LS Jack é uma banda que estourou em uma época em que a rádio e a televisão ainda ditavam muitas tendências da música. Agora, a força da internet é muito maior com relação aos demais meios de comunicação. Para eles, tem sido um período de adaptação interessante, e às vezes até engraçado.

“A gente toma uma surra”, brinca o baixista. “Mas a gente se cerca de pessoas mais jovens, que têm mais facilidade nesse momento. Antigamente, a gente tinha uma régua com relação ao termômetro [de popularidade] da banda com a venda dos discos, mas hoje não é mais assim. Mas, por sinal, a gente fica até surpreso, porque uma banda que parou em 2005 tem cerca de 700 mil ouvintes mensais no Spotify. Sabe-se lá como será agora que teremos coisas novas.”

O LS Jack, inclusive, já gravou um álbum, que deve ser disponibilizado em breve. “A gente está sempre compondo, sobretudo o Vitor, e consegue acumular muita coisa bacana”, confessa Bicudo. “A gente estava sentindo a necessidade de deixar registrado esse momento tão bacana dessa reunião do grupo e do upgrade que o Vinny trouxe ao trabalho. Precisávamos registrar isso”, finaliza Sérgio. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?