Matheus Fernandes, astro do forró, mira mercado internacional - Tangerina

MÚSICA

Matheus Fernandes sentado em cadeira na Times Square, em Nova York

Reprodução/Instagram

Saturno

Astro do forró, Matheus Fernandes mira mercado internacional

Cantor lançará Saturno, feat com português David Carreira, depois de alcançar o sucesso com Coração Cachorro e Balanço da Rede

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Matheus Fernandes chegou ao topo do Spotify Brasil em 2021 com Coração Cachorro. Em junho deste ano, repetiu o feito com Balanço da Rede, feat com Xand Avião. Agora, o cearense de 30 anos se prepara para o primeiro lançamento internacional. Saturno estreia na próxima quinta-feira (14) e será uma colaboração com David Carreira, artista português mais seguido nas redes sociais.

Em entrevista à Tangerina, Matheus afirma que a pandemia foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento do forró nas paradas musicais. “Os grandes artistas tiraram o foco de lançamentos novos. Foi todo mundo para o YouTube fazer suas lives. Abriu uma competição mais igualitária nas plataformas de áudio”, ele pondera. “Conseguimos tomar conta do mercado.”

Com 11 anos de carreira, o cantor menciona outros nomes do forró e do piseiro que entraram na “batalha geográfica” para tentar espaço no cenário nacional, como Mari Fernandez e Nattan. “O Nordeste, infelizmente, tem uma condição social ainda um pouco abaixo das outras regiões. Às vezes, a gente não consegue competir financeiramente nos investimentos ou na logística para poder bater de frente com o sertanejo ou a música carioca, como o pagode, funk e o samba”, opina.

Consciente de que ainda há espaço para conquistar na carreira nacional, Matheus Fernandes não deixa de agradecer os representantes de outros ritmos, citando o sertanejo e o samba, pelas colaborações, que asseguram uma visibilidade a novos públicos. “A mistura disso tudo foi o que trouxe o forró para onde está hoje”, explica ele.

Do forró ao trap

Os horizontes continuam aumentando. Com planos de gravar um DVD ainda neste ano, Matheus já tem uma agenda de colaborações. Visando o mercado internacional, ele revela que tem um feat encaminhado com um artista latino. No Brasil, irá gravar com um nome do trap, que prefere manter em segredo. “A música é uma arte que tem que ser 100% livre”, justifica.

Montagem com Matheus Fernandes e david Carreira em um fundo rosa

Matheus Fernandes e David Carreira na capa da música Saturno

Divulgação

A música com David Ferreira usa batidas de funk no refrão. O cantor português não esconde a proximidade com a música brasileira. Atração do Rock in Rio Lisboa 2022, ele levou Kevin O Chris ao palco para cantar o feat O Plano, lançado em junho. Em 2018, ele já tinha aparecido em Cuido de Você (com Kell Smith) e Minha Cama, com Nego do Borel.

Em 2021, David ainda lançou Vamos com Tudo, música oficial de Portugal para o Campeonato Europeu de Futebol de 2020, com participação de Ludmilla, Giulia Be e o angolano Preto Show. “Para mim, nunca deixa de ser música pop. Saturno é a evolução do que eu sinto que é música hoje em dia: a mistura de vários ritmos e estilos diferentes, sem deixar de ser popular”, ele explica.

Saturno ganhará dancinha e apresentação ao vivo

David Carreira e Matheus Fernandes em um estúdio

David Carreira e Matheus Fernandes nas gravações do clipe de Saturno

Reprodução/Instagram

A música Saturno será lançada com um clipe gravado em Portugal. O vídeo mantém toda a atenção voltada para uma coreografia simples, do tipo que pode ser reproduzida facilmente no TikTok. A plataforma virou espaço obrigatório para a divulgação de músicas, exigindo mais um talento dos cantores.

“Eu tenho uma coordenação motora muito desorganizada. No clipe, David teve muita paciência, porque eu não tive tempo de ensaiar, por causa dos shows. Eu cheguei lá meio duro, travado”, revela Matheus Fernandes, em tom de piada. “Vou me dedicar, porque quero fazer uma dancinha top. Estou em constante evolução e preciso me tornar um dançarino”, promete.

A dupla planeja cantar Saturno ao vivo pela primeira vez no Bloco da Bagunça, em Fortaleza, marcado para 21 de julho. Depois disso, David Carreira seguirá com Matheus por outros shows no Brasil. Em agosto, será a vez de o brasileiro ir para Portugal, onde fará a sua estreia nos palcos europeus.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal