MÚSICA

Rue (Zendaya) e Jules (Hunter Schafer) em cena da primeira temporada de Euphoria (2019)

Reprodução/YouTube

Trilha sonora

Euphoria e mais: 10 séries com trilhas sonoras pra sair dançando

BTS, Billie Eilish e Harry Styles são alguns dos artistas que dão o tom de séries como Euphoria, Peaky Blinders e Riverdale

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

É difícil imaginar as séries atuais sem grandes trilhas sonoras para marcar a abertura da narrativa ou o desenvolvimento de um personagem. Euphoria (foto acima), que acabou de encerrar sua segunda temporada, apostou numa combinação de faixas consagradas e lançamentos inéditos que emulam o sentimento de adolescentes e seus dramas.

Isso nem sempre foi tão comum. Antes da virada dos anos 2010, Mad Men (2007–2015) foi uma das poucas séries que correu atrás dessa autenticidade musical ao encerrar os episódios com canções marcantes. Quem aí lembra de Lady Lazarus (temporada 5, episódio 8), quando Don Draper (Jon Hamm) coloca na vitrola o álbum Revolver, dos Beatles? Tomorrow Never Knows custou à época US$ 250 mil dólares ao criador Matthew Weiner, mas garantiu um final extasiante aos fãs que acompanhavam o personagem.

Afinal, com a curadoria certa, é possível estimular sensações e impactar na maneira como a mensagem chega ao público-alvo daquela série ou filme. Quando pensamos nas produções contemporâneas, além do sucesso de Euphoria, é notável o impacto da trilha de Alta Fidelidade, por exemplo. Repleta de clássicos, que vão de David Bowie a Frank Ocean, a seleção guia as emoções da protagonista vivida por Zöe Kravitz e nos deixa melancólicos, confiantes ou frustrados —assim como a personagem se revela.

No caso de Shadowhunters, em que tudo parece ser um mistério, a trilha sonora desvenda a trama ao som de Billie Eilish e AURORA, queridinhas do dark pop.

Essas são trilhas tão boas que a gente às vezes fica na dúvida se assiste ao episódio ou sai cantando e dançando pela sala. Se você gostou da ideia, a Tangerina separou as dez melhores séries para dar play no episódio e terminar cantarolando.

Euphoria

Euphoria, série da HBO Max, tem uma das melhores trilhas sonoras da atualidade

Além da trilha sonora impactante, a série chegou a receber indicações ao British Academy Television Award como melhor programa internacional

Divulgação/HBO Max

Desde o lançamento, Euphoria figura entre as melhores trilhas sonoras de séries atuais. As canções compostas por Labrinth —como All For Us, Still Don’t Know My Name e Mount Everest— também viraram trilha obrigatória de vídeos de tutorial de maquiagens brilhosas no TikTok.

Além do produtor britânico, Rosalía, Beyoncé, Drake, BTS, Billie Eilish e Lizzo são alguns dos nomes que compõem a trilha sonora do fenômeno da HBO. A estreia da segunda temporada, inclusive, bateu recorde de audiência na América Latina.

A produção é estrelada por Zendaya (Rue), Hunter Schafer (Jules), Sydney Sweeney (Cassie), Alexa Demie (Maddie), Barbie Ferreira (Kat) e Jacob Elordi (Nate). A trama aborda a relação complexa desses adolescentes com questões como sexualidade, exposição, drogas, aceitação e relacionamentos tóxicos. A série, que tem como produtores executivos os rappers Drake e Future, é cotada como uma das melhores de drama atuais.

Assista na HBO Max.

Big Little Lies

Da esq. para à dir. Meryl Streep, Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Zoe Kravitz em foto promocional de Big Little Lies, série da HBO

A primeira temporada, que conta com sete episódios, conquistou 93% de aprovação da crítica, segundo o Rotten Tomatoes

Divulgação/HBO Max

A produção baseada no romance homônimo de Liane Moriarty foi eleita pela revista Time como uma das melhores séries de 2017. A série tem um elenco formidável formado por Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Zöe Kravitz, Laura Dern e Shailene Woodley. O pano de fundo é um assassinato cometido na cidade de Monterey, na Califórnia, pelo qual todas são consideradas suspeitas.

Enquanto a trama avança, os segredos, intimidades e contradições das personagens são expostos pela inteligente direção da dupla Andrea Arnold e Jean-Marc Vallée (1963-2021). Tudo isso ao som inicial de Cold Little Heart, de Michael Kiwanuka, carro-chefe da trilha sonora impecável da produção. A faixa chegou a ser a mais acessada no aplicativo Shazam, que revela aos usuários informações da música apenas por um trecho do som.

Nomes como Sufjan Stevens, PJ Harvey, Alabama Shakes, Elvis Presley e Fleetwood Mac já apareceram na curadoria musical.

Assista na HBO Max.

Riverdale

Da esq. para à dir. Lili Reinhart, KJ Apa, Camila Mendes e Madelaine Petsch em foto promocional de Riverdale

O drama adolescente faz referências também a outros títulos pop, como River's Edge, filme de 1986, e ao episódio San Junipero, da série original Netflix, Black Mirror

Divulgação/Netflix

Como a “Twin Peaks da geração Z”, Riverdale é uma novela adolescente tomada pelo mistério da morte de Jason Blossom, um garoto popular do ensino médio e integrante da família mais poderosa da cidade. Baseada nos personagens da Archie Comics, a série dirigida por Jason Moore explora os desdobramentos da tragédia, com foco em um grupo de amigos e seus dilemas pessoais.

Lili Reinhart (Betty Cooper), Camila Mendes (Veronica Lodge), KJ Apa (Archie Andrews) e Cole Sprouse (Jughead Jones) fazem parte do elenco principal. Canções de 5 Seconds of Summer, Harry Styles, The Neighbourhood, Lorde, Halsey e mais ambientam a narrativa que envolve os estudantes.

Assista na Netflix.

Alta Fidelidade

Zoe Kravitz estrela High Fidelity, série que tem uma das melhores trilhas sonoras da atualidade

Zoe Kravitz interpreta uma dona de loja de discos em Alta Fidelidade, série disponível no Star+

Divulgação/Hulu

A trilha sonora é uma das características mais eletrizantes da série, que é uma adaptação do romance de Nick Hornby. A trama gira em torno da dona de uma loja de discos e é muito bem acompanhada por nomes como OutKast, Blondie, David Bowie, Jimi Hendrix, Omar Apollo e Frank Ocean.

A protagonista Robyn (Zoë Kravitz) usa o recurso de quebra da quarta parede para listar aos espectadores seus cinco términos mais doloridos e as consequências pessoais que cada um dos relacionamentos trouxe para ela.

Ao longo de todos os episódios, a trilha sonora tem o papel de traduzir as emoções da personagem.

Assista no Star+.

Peaky Blinders

Cillian Murphy como Tommy Shelby na série Peaky Blinders

Cillian Murphy ficou mundialmente conhecido após viver o Espantalho na trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas, entre 2005 e 2012

Divulgação/Netflix

Radiohead, David Bowie, Leonard Cohen e Nick Cave and The Bad Seeds embalam a família Shelby. A série se inspira na história da associação criminosa de Birmingham, na Inglaterra, que prosperou após a Primeira Guerra Mundial com o comércio ilegal de armas, apostas e jogos.

Peaky Blinders é estrelada por Cillian Murphy, que interpreta Thomas Shelby, líder da gangue familiar. A produção narra as estratégias da família, as novas alianças e rivalidades do poder enquanto o Reino Unido passa pelas transformações políticas, sociais e econômicas do século 20. É muito drama e tensão!

Assista na Netflix.

Shadowhunters

Elenco de Shadowhunters em post de divulgação da série

A série foi cancelada após três temporadas, mas possui episódios extras que concluem a jornada da protagonista

Divulgação/Netflix

A fantasia baseada na série de livros Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, acompanha a jovem Clary Fray. Ao completar 18 anos, ela descobre fazer parte de um mundo paralelo de humanos com sangue de anjo, que ajudam a proteger o mundo dos demônios.

Na mesma noite em que Clary toma conhecimento da própria origem, um grupo de Caçadores de Sombras chamado O Ciclo sequestra a mãe da protagonista, Jocelyn. Essa narrativa cheia de fadas, vampiros e lobisomens tem Billie Eilish, AURORA e Colbie Caillat na trilha sonora.

Assista na Netflix.

Westworld

Modelo e atriz, Evan Rachel Wood vive Dolores na produção original da HBO e coleciona três indicações ao Emmy Awards e ao Globo de Ouro

Divulgação/HBO

Para quem busca uma boa trilha e plot twists, a série da HBO é um ótimo (e ácido) refresco. Terra de ninguém, Westworld é o nome de um parque temático futurístico para adultos povoado por androides, programados para acreditar que são humanos. Nesse universo paralelo, os visitantes não precisam obedecer a nenhuma regra ou seguir qualquer lei do mundo real.

Dirigida por Jonathan Nolan, a série sci-fi tem uma trilha composta por veteranos do rock’n’roll: Rolling Stones, Soundgarden, Nine Inch Nails, Radiohead, The Cure e mais. Destaque também para as releituras em piano de clássicos desses grupos.

Assista na HBO Max.

Insecure

Escrita e protagonizada por Issa Rae, Insecure encanta pela trama e trilha sonora

Desde a estreia em 2016, a produção recebe elogios da crítica. Quando, em 2020, recebeu oito indicações ao Emmy Awards pela quarta temporada

Divulgação/HBO Max

A série protagonizada e escrita por Issa Rae tem uma das melhores trilhas sonoras de hip hop e r&b das séries atuais. Na comédia dramática, as experiências de mulheres ganham vida a partir da perspectiva das duas protagonistas, Issa e Molly (Yvonne Orji), melhores amigas desde a faculdade.

Issa trabalha em uma organização focada em estudantes periféricos e se esforça para viver novas emoções no relacionamento de longa data com Lawrence (Jay Ellis). Enquanto isso, Molly busca o sucesso profissional como advogada corporativa e não se vê disponível para relações amorosas.

Canções de Kendrick Lamar, H.E.R., Kali Uchis, Solange, Flo Milli e Drake acompanham o humor cítrico dos episódios. A produção foi considerada “injustiçada” pelo Emmy 2021, por não entrar na disputa da premiação como uma das melhores séries de drama.

Assista na HBO Max.

Yellowjackets

Nova sensação do momento, a série Yellowjackets também se destaca pela trilha sonora

Com classificação de 100% no Rotten Tomatoes, a série promete conquistar ainda mais fãs

Divulgação/Prime Video

Nova sensação do momento, Yellowjackets acompanha um time de futebol feminino que sobrevive a um acidente de avião no deserto de Ontário, no Canadá. Desenvolvida por Ashley Lyle e pelo criador de Narcos, Bart Nickerson, a produção reúne drama e terror psicológico ao som de vários ícones do rock dos anos 1990.

Smashing Pumpkins, Radiohead, PJ Harvey, Alanis Morissette e The Cranberries aparecem na lista da trilha sonora, enquanto Sophie Nélisse (Shauna Sheridan), Jasmin Savoy Brown (Taissa Turner), Sophie Thatcher (Natalie), Sammi Hanratty (Misty) e Juliette Lewis (Natalie) dão show de atuação.

Assista na Paramount+.

The Umbrella Academy

A produção de Gerard Way é vencedora do prêmio Eisner, grande prêmio de histórias em quadrinho

Criada por Steve Blackman, a série baseada nos quadrinhos de Gerard Way desenhados pelo brasileiro Gabriel Bá é uma das mais assistidas da Netflix. Com Frank Sinatra, The Doors e Nina Simone dando o tom da narrativa, a série acompanha uma família disfuncional de super-heróis. Eles trabalham juntos para solucionar a morte de Sir Richard Haargreves, bilionário que os adotou quando eram apenas crianças.

Way, fundador e vocalista do My Chemical Romance, também gravou covers para a trilha sonora. Em agosto de 2020, a trilha de Umbrella Academy ocupou sete das dez posições da parada Top TV Songs da Billboard. Mérito de canções como I Think We’re Alone Now, de Tiffany, Run Boy Run, do Woodkid, e This Year’s Love, de David Gray. A produção se tornou uma das séries mais populares da Netflix.

Assista na Netflix.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal