MÚSICA

James Rado fala em frente à camera durante uma entrevista

Reprodução/YouTube

Fez História

Morre James Rado, co-criador do clássico musical Hair, aos 90 anos

Ator teve uma parada cardiorrespiratória na terça-feira (21). Ele estava com a família em Nova York

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Co-criador do premiado musical Hair, James Rado morreu aos 90 anos, em Nova York. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (21). O ator estava junto com a família, informou o seu empresário de longa data, Merle Frimark, ao Independent.

Rado conheceu o cantor e dramaturgo Gerome Ragni em 1964, durante uma performance do musical Hang Down Your Head and Die, em cartaz fora da Broadway. Os dois começaram a escrever músicas juntos. Em 1967, criaram as letras e a história de Hair, em conjunto com as melodias do pianista Galt MacDermot.

Resultado da revolução sexual e da cultural hippie da década de 1960, Hair se tornou o primeiro musical de rock da Broadway. A produção ainda foi a primeira a apresentar um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo e nudez completa.

O espetáculo original teve mais de 1.800 performances. James Rado interpretava o protagonista Claude, um jovem americano recrutado para a Guerra do Vietnã, que acaba entrando para uma comunidade hippie de Nova York.

Hair foi indicado ao Tony de 1969, nas categorias de melhor musical e melhor diretor de musical, mas perdeu as duas para 1776. No entanto, a produção ganhou um Grammy no mesmo ano, por melhor trilha sonora original de um álbum de musical.

Em 2009, Hair ainda levou o prêmio Tony de melhor revival, com a nova versão do espetáculo.

Segundo o The Guardian, mais de um bilhão de pessoas já viram alguma versão de Hair nos últimos 50 anos. O musical ainda abriu espaço para outras produções de rock na Broadway, como Jesus Cristo Superstar (1970) e Rent (1996).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal