Monty Norman: Morre compositor da música de James Bond - Tangerina

MÚSICA

Monty Norman posa, segundo composição da música-tema de James Bond

Divulgação

Fez história

Morre Monty Norman, compositor do tema de James Bond

Músico aproveitou uma canção engavetada para escrever a faixa da trilha sonora de 007 contra o Satânico Dr. No (1962)

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Monty Norman (1928-2022), compositor responsável pela clássica música-tema dos filmes de James Bond, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada pela família para a BBC.

Depois de trabalhar em musicais, Monty escreveu a faixa como parte da trilha sonora de 007 contra o Satânico Dr. No (1962), o primeiro longa da franquia, estrelada na época por Sean Connery. O músico aproveitou trechos de uma canção chamada Bad Sign Good Sign, que ele tinha engavetado, após um projeto abandonado para os palcos.

O convite para participar do longa veio do produtor Albert Broccoli (1909-1996). Em um primeiro momento, Monty Norman não queria aceitar, alegando estar ocupado com outros dois musicais.

No entanto, ele foi convencido quando Albert e o parceiro Harry Saltzman (1915-1994) o convidaram para uma viagem à Jamaica, onde o filme estava sendo gravado. “Pensei que, mesmo que o Dr. No seja um nojento, pelo menos teríamos sol, mar e areia para mostrar”, contou ele à BBC.

A música-tema do James Bond recebeu arranjos do maestro John Barry, que adicionou elementos de jazz na faixa. Por isso, John foi muito confundido como o compositor da canção. Em 2001, Monty Norman chegou a ganhar um processo contra o jornal Sunday Times por ter cometido o erro.

Natural de uma família judia, Monty Norman cresceu em Londres, no Reino Unido. Nos anos 1950, ele começou a se apresentar com bandas da cidade. Na década seguinte, entrou para o mundo dos musicais nos teatros da área de West End.

Belle, uma produção de 1961 baseada na história real sobre o médico criminoso Dr. Crippen, foi o que chamou atenção dos produtores de 007.

Depois do sucesso do filme, Monty trabalhou em outras trilhas sonoras, incluindo Rififi no Safári (1963) e Dickens of London (1976), minissérie da TV britânica.

Ouça a abertura de James Bond

Canção foi composta pelo britânico Monty Norman (1928-2022) para o filme 007 contra o Satânico Dr. No (1962)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal