MÚSICA

Tove Lo e MC Zaac em cena de Are U Gonna Tell Her?, clipe da parceria

Reprodução/YouTube

Lista

20 vezes que a música brasileira nos pegou de surpresa

Heavy metal com MPB? Sertanejo e emo? Conheça algumas parcerias inusitadas que conquistaram o público

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Quantas vezes você já se pegou pensando em uma parceria musical dos sonhos? Seja para reunir o seu ídolo favorito com a artista do momento ou juntar figuras marcantes da música brasileira, esse estímulo de ver dois (ou mais) músicos se reunirem para uma troca criativa não é nada recente. Essas saladas sonoras, principalmente na música pop, são mais comuns do que lembramos. Algumas, inclusive, aconteceram mesmo sem esperarmos.

Dados da Playax, empresa que analisa audiência de música, apontam um aumento na reprodução de faixas com participações desde 2016 —embora essa tendência já apresentasse sinais de vida anos antes. Em 2013, por exemplo, Vagalumes, música da extinta banda Pollo em parceria com Ivo Mozart, conquistou o terceiro lugar das mais ouvidas nas rádios. Quem aí lembra?

Se antes dos anos 2010 ninguém poderia imaginar uma música de heavy metal sendo cantada por uma artista pop —isso aconteceu mesmo assim—, hoje vemos Ozzy Osbourne, o Príncipe das Trevas, selar Post Malone como um dos melhores parceiros musicais com quem já colaborou. E está tudo bem.

Essas parcerias de diferentes nacionalidades e gêneros estimulam o engajamento dos artistas nas plataformas de streaming, que podem entrar em seleções musicais de ritmos opostos, além de conquistar outra gama de ouvintes. Se olharmos para as produções mais recentes, artistas como Tim Bernardes e Fleet Foxes, Anitta e Cardi B, Drake e MC Kevin o Chris apareceram juntos em parcerias inusitadas —e despertaram a curiosidade do público.

A fim de investigar esses encontros, a Tangerina reuniu 20 vezes em que a música brasileira surpreendeu o público com parcerias mirabolantes, antes mesmo dessa prática virar regra no mercado —e colecionar milhões de plays. Veja a seguir:

Alok e Padre Reginaldo Manzotti — Vou Para o Alto (2020)

Para se conectar com um público mais jovem, o Padre Reginaldo Mazotti propôs uma parceria musical com Alok, um dos maiores fenômenos da música eletrônica brasileira. O encontro aconteceu na gravação do DVD Tempo de Inovar (Ao Vivo). Juntos, tocaram Vou Para o Alto, composição do DJ PV.

O encontro entre Alok e Padre Reginaldo Mazotti

O sacerdote revelou ser muito fã do trabalho do DJ

Chitãozinho & Xororó e Fresno — Evidências (2008)

Se a junção do sertanejo com o emo parecia ser um sonho distante, em 2008, Chitãozinho & Xororó e Fresno quebraram essa barreira musical.

Um dos grandes sucessos do sertanejo, Evidências ganhou uma versão inusitada com Lucas, vocalista da Fresno. O encontro de gigantes aconteceu no palco do Estúdio Coca-Cola Zero, onde os artistas trocavam influências musicais para criar versões de clássicos uns dos outros.

Fresno e Chitãozinho e Xororó em gravação do Estúdio Coca-Cola

O hit Evidências como você nunca ouviu

A parceria certeira quebrou paradigmas ao unir gêneros opostos

MC Zaac e Tove Lo — Are U Gonna Tell Her? (2019)

A parceria entre a cantora sueca e o funkeiro Mc Zaac integra o disco Sunshine Kitty e ostenta dez milhões de visualizações no YouTube.

Curta mas cativante, a faixa apresenta um pré-refrão cheio de onomatopeias do MC, enquanto Tove Lo canta um refrão delicado. O clipe, inclusive, conta com a participação de mais dois brasileiros, os dançarinos Larissa Ozato e Eddy Soares.

Tove Lo e MC Zaac em cena de Are U Gonna Tell Her?, clipe da parceria

Assista ao clipe de Are U Gonna Tell Her?

A faixa mistura as batidas de funk e os sintetizadores do pop

Angra e Sandy — Black Widow’s Web (2018)

É difícil acreditar que uma banda de heavy metal tenha cogitado se unir a uma cantora pop. Mas a Tangerina tem como provar!

Em 2018, o Angra lançou o disco Ømni e surpreendeu a todos os fãs com a música Black Widow ‘s Web. Na faixa, o grupo dividiu os vocais com Sandy, estrela pop nacional.

Além da cantora famosa pela dupla com o irmão Junior, a música tem participação de Alissa White-Gluz, vocalista da banda sueca Arch Enemy.

Angra e Sandy se encontram para cantar Black Widow's Web

Assista ao clipe de Black Widow's Web

No registro, Sandy aparece vestida como uma "metaleira"

Armada e Sérgio Reis — Próxima Estação (2018)

No disco de estreia do grupo, intitulado de Bandeira Negra, Armada mistura punk e country e se aproxima da música sertaneja raiz com a participação de Sergio Reis, na música Próxima Estação.

Trecho do clipe de Armada e Sérgio Reis

Assista ao clipe de Próxima Estação

A faixa saiu no disco Bandeira Negra, de 2018

MC Bin Laden e Tommy Cash — Brazil (2018)

É difícil imaginar como essa parceria surgiu, mas o precedente está no sucesso de Tá Tranquilo, Tá Favorável, música do MC Bin Laden que bombou na Estônia, país de Tommy Cash.

Após o rapper conhecer a faixa, os artistas se reuniram para lançar Brazil, um funk ostentação.

Reprodução da capa do single Brazil, de MC Bin Laden

Ouça Brazil, de MC Bin Laden e Tommy Cash

Charli XCX se interessou em colaborar com o brasileiro após ouvir a faixa

Sidney Magal e Rincon Sapiência — Um Brinde à Vida (2017)

Por falar em quebrar barreiras musicais, quem poderia imaginar essa parceria?

Rincon Sapiência e Sidney Magal se reuniram graças ao filho do cantor de brega. Rodrigo West, fã do trabalho do rapper, mostrou ao pai as canções e, durante a gravação do DVD Bailamos, Magal convidou Rincon para participar da música Um Brinde à Vida.

A balada dançante, que fala sobre amor e sensualidade, chegou a ganhar um clipe como parte da comemoração de 50 anos de carreira do ídolo dos anos 1970.

Capa do single de Rincon Sapiência e Sidney Magal

Assista ao encontro entre Sidney Magal e Rincon

A balada dançante fala sobre amor, sensualidade e alegria

Roberto Carlos e Jennifer Lopez — Chegaste (2017)

Em Los Angeles, J Lo e Roberto Carlos se encontraram para gravar uma parceria inédita. A balada Chegaste, composta por Kany Garcia, vencedora do Grammy Latino, foi adaptada para português pelo Rei e ganhou a voz da cantora pop. O encontro chegou a ser registrado em clipe e lançado no tradicional especial de fim de ano da TV Globo.

Jennifer Lopez e Roberto Carlos cantam juntos em Chegaste

Assista ao encontro entre J Lo e Roberto Carlos

A artista sonhava em colaborar com o Rei da MPB

Raimundos e Ivete Sangalo — A Mais Pedida (2016)

Em 2016, a banda de rock se reuniu em dois shows especiais para a gravação de um DVD acústico. Para a ocasião, eles chamaram alguns artistas para regravar versões de músicas clássicas do grupo. A cantora de axé e pop Ivete Sangalo foi convidada para cantar A Mais Pedida, do disco Só no Forevis, de 1999.

Além da artista, Dinho Ouro Preto, Alexandre Carlo, do Natiruts, Oriente e Fred Castro, o baterista da formação original, estiveram presentes na gravação.

Raimundos e Ivete Sangalo cantam juntos

Assista ao encontro entre Raimundos e Ivete

Baiana foi convidada pela banda para essa parceria

Malta e Marcos & Belutti — Primeiro Amor (2016)

Nessa parceria, a dupla sertaneja entrou no mundo do pop rock para gravar a música Primeiro Amor, que integra o disco Indescritível. O lançamento veio acompanhado de um videoclipe, que destaca a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down.

Assista ao encontro do "rocknejo"

A faixa está presente no disco da dupla, Indestrutível (2016)

Manu Gavassi e Dulce Maria – Antes Que Ver El Sol (2014)

Em 2014, Manu Gavassi foi convidada pela ex-RBD Dulce Maria para participar de uma versão em português da música Antes Que Ver el Sol, do disco Sin Fronteras. A parceria pop emocionou muitos fãs.

Ainda falando de RBD, aqui está um feat extra: Anahí e Renne Fernandes, vocalista da banda Hevo 84. Os artistas gravaram uma versão do single Alérgico, da cantora. Recentemente, Dulce Maria também divulgou uma parceria póstuma com Marília Mendonça.

Manu Gavassi e Dulce Maria se apresentam em turnê juntas

Dulce Maria feat Manu Gavassi? Temos

Essa foi uma das parcerias inusitadas da carreira da mexicana

Belinda e Jojo — La Chapa Que Vibran (2014)

Não é a primeira vez que Belinda se reúne com um artista brasileiro para compor. Em 2011, a cantora colaborou com Luan Santana na faixa Meu Menino/Minha Menina, que integra o disco Ao Vivo no Rio.

A expectativa, contudo, ficou com o anúncio da música La Chapa Que Vibran, uma parceria com Jojo Toddynho, dona do hit Que Tiro Foi Esse. A faixa ganhou até um clipe gravado na República Dominicana.

Jojo se prepara em clipe de La Chapa Que Vibran, com Belinda

Assista ao clipe de La Chapa Que Vibran

Jojo foi até a República Dominicana para conhecer a artista

Maite Perroni e Thiaguinho — Inexplicable (2013)

O carinho dos integrantes do RBD com o Brasil não é nada surpreendente. Com uma base de fãs imensa, o grupo sempre manteve uma relação muito próxima com o país, até mesmo depois da separação.

Mas o encontro entre Maite Perroni, eterna Lupita, e Thiaguinho, à época vocalista do Exaltasamba, comoveu muita gente. No disco solo de estreia, Eclipse de Luna, a cantora pop convidou o pagodeiro para colaborar na faixa Inexplicable. A dupla chegou até a se apresentar ao vivo.

Thiaguinho e Maitê se encontram para gravar juntos

Ouça a canção Inexplicable

O dueto é uma versão exclusiva para os brasileiros

Thiaguinho e Maná — Lábios Divididos (2013)

Se o Thiaguinho ficou surpreso com o convite, imagine nós. Em 2006, a banda de pop rock mexicana convidou o músico para um dueto em Lábios Divididos. A faixa faz parte do disco Você é Minha Religião: O Melhor do Maná.

Além do ex-vocalista do Exaltasamba, Jorge e Mateus, Luan Santana e Jota Quest participam do projeto.

Trecho do clipe da banda Maná e Thiaguinho

Assista ao clipe de Lábios Divididos

A famosa banda mexicana convidou o brasileiro para essa parceria

Wanessa Camargo e Ja Rule – Fly (2009)

Como prelúdio da carreira internacional, Wanessa Camargo se reuniu com o rapper norte-americano Ja Rule para a gravação de Fly, música que integra o disco Meu Momento, de 2009. A faixa emplacou as principais rádios do país, incluindo a 89! FM e a Mix.

Ja Rule e Wanessa Camargo em trecho do clipe de Fly

Assista ao clipe de Fly

A parceria com o rapper teve uma recepção super positiva

Vanessa da Matta e Ben Harper – Boa Sorte (2009)

Diferente das baladas pop que bombaram nas rádios em 2009, o groove jazzístico de Vanessa da Matta e Ben Harper cativou o público brasileiro e chegou ao primeiro lugar de músicas mais tocadas no Brasil. O sucesso da canção, inclusive, alavancou a carreira internacional da cantora.

Vanessa da Mata e Ben Harper cantam juntos Good Lucky

Assista ao clipe de Boa Sorte

O sucesso invadiu as rádios de todo o Brasil

Nelly Furtado e Di Ferrero – All Good Things (Come To An End) (2008)

Nelly Furtado sempre manteve fortes vínculos afetivos com o Brasil. Mas isso foi além em 2008, quando ela convidou Di Ferreiro (à época vocalista do NX Zero) para gravar uma versão especial do single All Good Things.

A parceria foi um sucesso e tocou nas rádios de todo o país. Em 2010, na turnê Mi Plan, os artistas se encontraram no palco para cantarem a música ao vivo.

Nelly Furtado em trecho do clipe All Good Things

Assista ao clipe de All Good Things

O vocalista do NX Zero participou da canção à convite da cantora

30 Seconds To Mars e Pitty – The Kill (2008)

Para se aproximar do público brasileiro, a banda liderada por Jared Leto apostou em uma gravação acústica de The Kill, single do disco A Beautiful Lie, em parceria com a cantora baiana Pitty. A escolha deu tão certo que a música permaneceu entre as mais pedidas das rádios do Brasil.

30 Seconds to Mars em trecho do clipe The Kill

Assista ao clipe de The Kill

O convite surgiu num acordo entre as gravadoras dos artistas

Os Paralamas do Sucesso e Calypso (2008)

Em mais um Estúdio Coca-Cola Zero, as vozes de Herbert Vianna e Joelma se juntaram para cantar versões inéditas de Lanterna dos Afogados e Isso É Calypso. A apresentação contou com outros hits como Lourinha Brasil, do Paralamas do Sucesso, e Acelerou, sucesso da loira na música pop brasileira.

Joelma, do Calypso, e Herbert Viana cantam juntos no Estúdio Coca-Cola

Assista ao encontro entre Joelma e Herbert Vianna

Os artistas misturaram os grandes sucessos da carreira

Angra e Milton Nascimento — Late Redemption (2004)

Em 2004, a banda de metal convidou Milton Nascimento para participar da música Late Redemption, presente no segundo disco, Temple of Shadows. Na faixa, os artistas combinam trechos em inglês e português com violões brilhantes. Essa foi uma das parcerias inusitadas que o grupo de heavy metal produziu ao longo da carreira.

Ouça o encontro de Milton Nascimento e Angra

A parceria é considerada "um marco" na carreira do grupo

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal