Divulgação/MTV
Banda liderada por Kurt Cobain venceu apenas um gramofone dourado em sua história, depois que o roqueiro já tinha morrido
Encerrado em 1994 com a morte trágica de Kurt Cobain (1967-1994), o Nirvana vai ser reconhecido com um Grammy honorário pelo conjunto de sua obra na próxima edição do prêmio. Será apenas o segundo gramofone dourado vencido pela banda grunge –que levou um troféu em 1996 por seu Acústico MTV.
A homenagem ao Nirvana foi confirmada nesta quinta-feira (5) pela própria Academia de Gravação, responsável pelo Grammy. Também serão homenageados neste ano o cantor Bobby McFerrin, a ícone do blues Ma Rainey (1886-1939), o guitarrista Nile Rodgers, o rapper Slick Rick “The Ruler”, o girl group The Supremes e as irmãs Ann Wilson e Nancy Wilson, integrantes da banda Heart.
Os troféus pelo conjunto da obra serão entregues em 4 de fevereiro, um dia antes da premiação oficial –na qual a cantora Anitta concorre como revelação do ano. Por causa da pandemia de Covid-19, as homenagens não eram feitas desde 2020. Na ocasião, foram reconhecidos os trabalhos das bandas Chicago e Public Enemy, da cantora Roberta Flack, dos cantores Isaac Hayes (1942-2008) e John Prine, do ícone punk Iggy Pop e da precursora do rock Sister Rosetta Tharpe (1915-1973).
“A Academia de gravação tem orgulho de celebrar uma classe tão diversa de pessoas influentes na música e representantes de diversos gêneros e artes como nossos homenageados de 2023”, disse Harvey Mason Jr., presidente da Academia de Gravação, em comunicado à imprensa.
“Cada criador desta lista teve um grande impacto na nossa indústria, da técnica ao criativo, representando a essência da comunidade diversa da música. Estamos empolgados em poder celebrar no próximo mês esse grupo de lendas que continua a inspirar e moldar o mundo da música.”
Além dos músicos homenageados pelo conjunto da obra, o Grammy vai dar honrarias para o fotógrafo Henry Diltz, especializado em capturar imagens de artistas, o pianista e educador Ellis Marsalis Jr. (1934-2020), considerado um dos maiores instrumentistas de jazz modernos, e o produtor musical Jim Stewart (1930-2022), fundador da Stab Records.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?