MÚSICA

OSESP Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Divulgação/Gabriel Hirga

CONFIRA AGENDA

Osesp faz concertos em São Paulo com transmissão gratuita no YouTube

A Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, tem agenda lotada de concertos em outubro; confira

Giulianna Muneratto

Se você sempre sonhou em assistir a um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, essa é sua chance. Prosseguindo com a temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Osesp se apresenta de quinta (12) a sábado (14) sob a batuta do maestro húngaro Gergely Madaras e com o pianista suíço Louis Schwizgebel como solista. A apresentação de sexta (13), especialmente, terá transmissão digital no canal da Orquestra no YouTube.

O programa reúne obras de diferentes tempos: Sonho de Leonora, da britânica Elena Langer, em sua estreia latino-americana; Concerto nº 1 para Piano, de Beethoven; e as duas suítes do balé Daphnis et Chloé, de Maurice Ravel. E na segunda-feira (16), às 19h30, a Osesp retorna à avenida Faria Lima, coração financeiro da capital paulista, para mais um concerto da temporada Osesp no Teatro B32.

Sonho de Leonora é uma miniatura orquestral inspirada na ópera Fidélio, de Beethoven. Na história, Fidélio é a esposa de Florestan, Leonora, que, disfarçada de homem, resgata seu marido da prisão. Elena Langer escreveu a peça sob o ponto de vista de Leonora, a fim de expressar seu espírito indomável, seus sentimentos de alegria e esperança, ladeados por momentos de ternura e lirismo.

A Osesp é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Criada em 1954, a orquestra tem desde 1999 a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu diretor musical e regente titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é regente de honra.

Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?