Reprodução/Multishow
Aos 80 anos, gênio da MPB dividiu palco no Rock in Rio com familiares e, deslocado em dia pop, fez show de alto nível para público reduzido
Feliz e sorridente, Gilberto Gil abriu seu show em família no Sunset do Rock in Rio 2022. Se o clima no palco ao lado era de apreensão para saber o que Justin Bieber aprontaria (ou não), o mestre da MPB, de 80 anos, era só musicalidade e simpatia.
“Minha primeira vez aqui [em 1985] tinha muita lama. Hoje não tem lama, mas tem uma chuvinha. A água está com a gente”, comentou, antes de apresentar a grande banda que o acompanha, formada por filhos, netos e amigos.
Barato Total e Não Chore Mais (versão de No Woman No Cry, do Bob Marley) seguiram a performance em clima de boas energias. A voz em forma e a disposição de Gil embalavam os espectadores mesmo na chuva e no frio.
Estrela (com backing vocal caprichado da pequena Flor Gil, de 13 anos, filha de Bela) levou o show para um caminho de contemplação suingada. O clima se firmou em Drão, um dos maiores clássicos da MPB.
De óculos, cabelo e barba grisalhos e camisa florida, Gilberto Gil passava a imagem do mais cool e talentoso ancião. Apesar de encantado, o público era reduzido —o músico estava deslocado num dia essencialmente pop, até mesmo no palco Sunset.
Convocada para a frente do palco, Flor perdeu a seriedade e caiu em lágrimas. “É o Rock in Rio, minha neta querida”, reforçou Gil. Ainda emocionada, ela fez dueto bilíngue com o vovô em versão de Garota de Ipanema.
“Este samba vai para Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso”, declarou Gil ao anunciar Aquele Abraço.
Preta Gil participa de show de Gilberto Gil no Rock in Rio
Reprodução/Multishow
Para seguir o clima família, Preta Gil e o filho Francisco subiram ao palco para fazer o coro de Andar com Fé. Ela e o irmão José vestiam uma camisa em homenagem a Pedro, filho de Gil morto em 1990, aos 20 anos, vítima de um acidente automobilístico.
“Que momento, família!”, comemorou Preta antes de sair do palco.
O show seguiu em versão samba-rock-baião de Expresso 2222, na comoção geral de Tempo Rei e no reggae Vamos Fugir.
Toda Menina Baiana encerrou um show épico —visto por poucos— em clima de bloco de carnaval.
Quem esperava pela incógnita Justin Bieber, perdeu um dos grandes shows deste Rock in Rio.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?