Reprodução/Instagram
Espanhola ganhou notoriedade por estética que mistura referências do flamenco com elementos da música pop contemporânea
Rosalía chega aos 30 anos, neste domingo (25), com muito a comemorar. A cantora se tornou um dos nomes mais comentados do pop atual e não para de colher os frutos pela qualidade técnica das faixas pop cheias de referência ao flamenco. Desde o início da carreira, a espanhola também ganhou destaque pela preocupação estética.
Um exemplo marcante envolve a turnê de divulgação do álbum Motomami (2022). O estilo de motociclistas, apresentado por Rosalía em imagens e vídeos promocionais, fez tanto sucesso que as casas de shows tiveram que reforçar a importância de os fãs não usarem capacetes nos locais fechados por motivos de segurança.
Para mostrar como o bom gosto e a capacidade de criar tendências já estavam presentes muito antes do último disco, a Tangerina apresenta cinco clipes que ajudam a entender a trajetória de Rosalía.
Assista ao clipe de De Plata
Música integrou o álbum de estreia de Rosalía, Los Ángeles (2017)
Single do álbum de estreia de Rosalía, o Los Ángeles (2017), De Plata não teve o mesmo orçamento de clipes futuros da cantora. Mesmo assim, o vídeo serviu como uma boa forma de apresentação para um novo público. Dirigida pelo coletivo de arte Manson, a produção mostrou apenas a espanhola cantando e dançando por ruas da cidade californiana que dava nome ao disco.
O clipe foi gravado em uma câmera analógica com película de 16 mm, para ajudar a criar a sensação de estar retratando uma grande diva de Hollywood. “Sem truques de câmera, sem efeitos visuais, sem ornamentos, sem estética de Tumblr, apenas o desempenho puro e bruto de uma estrela clássica recém-nascida”, definiu o Manson para o canal Nowness.
Assista ao clipe de Malamente
Faixa foi o primeiro single do El Mal Querer (2018)
O disco El Mal Querer (2018) apresentou a capacidade de Rosalía de trazer elementos do flamenco para a música contemporânea, e o primeiro clipe do projeto, Malamente, acompanhou a proposta na estética.
A produção, gravada na Espanha, repetiu o contraste vivido por Rosalía durante a infância. O clipe foi composto por imagens que exaltavam a cultura local (como o treinamento de um toureiro e as danças da cantora com amigas) e por elementos que retratavam o crescimento urbano, através de carros, tratores e caminhões.
O clipe ainda foi gravado simultaneamente ao single sucessor, Pienso En Tu Mirá, que deu continuidade à história e estética. A cena de abertura do segundo, por exemplo, mostrava uma boneca de flamenco presa no retrovisor de um caminhão que sofria um acidente.
Assista ao clipe de Con Altura
Música é uma parceria com J Balvin e El Guincho
Parceria com J Balvin e El Guincho, Con Altura foi um dos grandes responsáveis por tornar Rosalía conhecida mundialmente. Em setembro deste ano, o clipe alcançou a marca de 2 bilhões de visualizações no YouTube. Apesar da relevância, o vídeo é bem descolado do resto das produções da cantora.
Dirigido pelo canadense Director X, o clipe se passava todo dentro de um avião —o que gerou diversas comparações com Toxic, da Britney Spears. O vídeo mostrava os cantores fazendo uma grande festa na aeronave, acompanhados do antigo balé de Rosalía, chamado de Las Ocho Rosas e formado apenas por mulheres.
Assista ao clipe de La Fama
Parceria com The Weeknd abriu os trabalhos do Motomami (2022)
Abrindo os caminhos para o álbum Motomami (2022), Rosalía lançou o clipe de La Fama, repetindo a parceria com o Director X. Inspirada em filmes de terror como Um Drink no Inferno (1996) e Pânico (1996), a cantora representa uma stripper chamada Fama, que começa a seduzir The Weeknd.
Fazendo referências à letra da música, que diz “a fama é uma amante ruim/ Ela não vai te amar de verdade/ É traiçoeira demais”, a espanhola conduz o cantor até o palco e o mata com uma facada.
Essa não foi a primeira vez que Rosalía interpretou uma stripper. Em Bagdad, ela saía do palco para chorar no banheiro, até que o local começava a ficar inundado com as suas próprias lágrimas.
Assista ao clipe de Saoko
Faixa apresentou grandes elementos que marcaram a era do Motomami (2022)
Demarcando a estética do Motomami (2022), Saoko representou o resgate das referências urbanas de trabalhos anteriores de Rosalía. A cantora aparecia com uma espécie de gangue de motociclistas formada apenas por mulheres, como em uma releitura mais criativa de Gasolina, de Daddy Yankee.
Dirigido por Valentin Petit, Saoko trouxe os principais ícones da atual era de Rosalía, repetidos durante a turnê, incluindo os icônicos capacetes estilizados com extensões de cabelo.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?