MÚSICA

Scorpions: Alemães mudam letra de hit pró-Rússia

Divulgação

Wind of Change

30 anos depois, Scorpions muda letra de hit por exaltar Rússia

Maior sucesso da banda, Wind of Change agora tem novos versos que apoiam a Ucrânia

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

A banda alemã Scorpions, lenda do hard rock, anunciou que está mudando oficialmente a letra de um dos seus maiores hits. Lançada em 1991, Wind of Change foi composta durante uma passagem da banda por Moscou. Por isso, a letra “romantiza a Rússia”, segundo o próprio vocalista e compositor Klaus Meine.

“Cantar Wind of Change como sempre cantamos não é algo que eu consiga imaginar mais”, afirmou o cantor ao site alemão Die Zeit. “Simplesmente não é certo romantizar a Rússia com versos como: ‘I follow the Moskva / Down to Gorky Park… Let your balalaika sing'”.

Em tradução livre, os versos dizem “Eu sigo o Moskva / Descendo para o Gorky Park… Deixe sua balalaica cantar”. Moskva era um navio de guerra russo, Gorky Park um grandioso parque urbano em Moscou, enquanto balalaica é um instrumento musical típico russo.

Agora, o Scorpions mudou oficialmente a letra para “Now listen to my hear t/ It says Ukrainia / Waiting for the wind to change”. Ou seja, “Agora ouça meu coração / Ele diz Ucrânia / Esperando o vento mudar”. Vale lembrar, claro, que a Ucrânia vem sendo atacada pela Rússia desde fevereiro.

Scorpions já canta versão em shows

A nova versão já está sendo cantada na turnê que o Scorpions fará pelos Estados Unidos e pela Europa (veja aqui). O primeiro show foi em Las Vegas, no em de março, um mês depois do início da invasão russa.

Lançada em 1991, a balada Wind of Change é a música mais famosa da banda alemã. Ela foi eleita a canção do século 20 pelos telespectadores da emissora estatal alemã ZDF em 2005.

Apesar de ter saído mais de um ano depois da queda do Muro de Berlim, o hit do Scorpions é lembrado como uma espécie de trilha sonora da era de mudanças econômicas e sociais da antiga União Soviética ao fim da Guerra Fria.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal