Reprodução/Instagram
Sucesso da banda voltou a figurar entre as mais ouvidas no Reino Unido 45 anos depois de seu lançamento
O Jubileu de Platina que celebrou os 70 anos do reinado de Elizabeth II colocou o histórico hit punk dos Sex Pistols, God Save the Queen, de volta ao topo das paradas no Reino Unido. Lançada em maio de 1977, há 45 anos, a canção considerada antimonárquica tornou-se um dos grandes sucessos da banda.
God Save the Queen foi relançada na última sexta-feira (3), se tornou a música mais ouvida nas plataformas digitais e está em busca de um lugar no top 5 no Reino Unido. Em seu lançamento original —também ocorrido durante o feriado do Jubileu, mas de Prata—, a canção era apenas o segundo single da história dos Sex Pistols.
Na época, a música causou controvérsia por criticar o “regime fascista” da monarquia e acabou banida pela rede BBC. No entanto, a música ainda alcançou o primeiro lugar da NME e ficou em segundo lugar entre singles oficiais lançados no Reino Unido.
Antes do single voltar ao topo das paradas britânicas, John Lydon, ex-integrante dos Sex Pistols, negou que tenha algo contra a Família Real em entrevista ao jornal The Times.
“Deus abençoe a rainha. Ela aguentou muito. Não tenho animosidade contra ninguém da Família Real. Nunca tive. É a instituição disso [monarquia] que me incomoda e a suposição de que devo pagar por isso”, declarou.
Se a projeção realizada pelo mercado local estiver correta, God Save the Queen deve entrar no top 5 das músicas mais ouvidas no Reino Unido pela primeira vez em 43 anos. Ouça a faixa abaixo:
Sex Pistols
God Save the Queen
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?