MÚSICA

Simone Mendes na gravação de Cintilante

Divulgação/JP Martinz

NOVA FASE

Simone Mendes muda até a voz para separar solo da dupla com Simaria

Após uma década de parceria com a irmã, cantora sertaneja lançou seu primeiro trabalho solo, o EP Cintilante; confira entrevista

Luciano Guaraldo

Depois de dividir os palcos durante uma década com Simaria, Simone Mendes deu o pontapé em sua carreira solo com os lançamentos do EP Cintilante e do clipe Erro Gostoso, que dão uma ideia dos rumos que a cantora quer seguir agora que está sozinha. E também trazem uma sonoridade diferente para a musa do sertanejo. “Minha voz continua brilhando, mas em outro tom”, adiantou.

“Eu sempre cantei muito alto, o tom lá em cima, era uma [Luciano] Pavarotti do sertanejo (risos). Aí o Eduardo [Pepato, produtor musical que trabalhou com Marília Mendonça] baixou o tom de todas as minhas músicas, estou cantando em outra região. Mas claro que é um estilo em que eu me sinto confortável”, contou a sertaneja em entrevista da qual a Tangerina participou.

Além da voz, Simone também passou por uma mudança (sutil) no visual. “Eu precisava vir com uma nova imagem para o meu público, mas sem mexer demais para não assustar. Porque os fãs já estão acostumados com aquela Simone engraçada, simples, que é do povo. Então mexi no cabelo, mas só um pouquinho na cor, não foi nada radical. Contratamos um stylist para me vestir, por isso que está tudo organizado. Tem um maquiador que deixa tudo mais bonito, não sai um fio do lugar de tanto laquê que tem aqui (risos). Foi feita uma nova imagem. Se falarem: ‘Nossa, como ela está bonita’, era o que eu queria. Essa essência Simone de ser. E tem um elemento country, mas mais moderno, sem franja, sem fivelão no cinto”, listou.

A preparação para sair em carreira solo também exigiu outros cuidados. Neste primeiro trabalho, por exemplo, Simone Mendes não conta com nenhuma participação especial. “Como é um momento de me redescobrir, de viver tudo o que eu precisava nesta nova fase, de me testar, de medir o carinho do público comigo, eu acredito que eu precisava estar só nesse momento. Para mostrar minha força e minha paixão pela música”, justificou. O que não impede que as próximas gravações venham com os famosos feats. “Já tenho uma lista de desejos com vários artistas com quem nunca trabalhei.”

Mas, mesmo que não tenha ninguém dividindo os vocais com ela, a cantora se cercou de profissionais em quem pode confiar. Muitos integrantes de sua atual equipe já trabalhavam com Simone na época da dupla com Simaria, e outros se juntaram ao time –como o próprio Eduardo Peparo. “Não foi nem para ficar mais à vontade, mas é uma parceria da vida toda, como é que vou deixar esse povo desempregado? Quem era do passado permaneceu, e a gente adicionou mais pessoas. Eu estou gastando muito mais agora (risos). Mas faz parte, tem que fazer”, brincou, bem-humorada.

Ela também admitiu que apostou na equipe para não precisar carregar toda a pressão do sucesso sozinha. “Viver uma nova história é sempre um desafio, você tem que sair da sua zona de conforto. Tudo o que estou vivendo hoje é responsabilidade minha. Claro que eu divido porque não sou besta, chamo os amigos para pedir opinião, mas no fim das contas vem tudo para mim. Tem sido um aprendizado entender que eu sou forte o suficiente para conseguir fazer isso”, valorizou.

Sem papas na língua, Simone reconheceu até o receio que sentiu na hora de seguir em frente sem Simaria. “Houve uma insegurança, fiquei com medo: ‘Vou ou não vou?’. Só que o amor pela música faz você enfrentar qualquer barreira. Eu amo tanto o que eu faço que é um trabalho que não me pesa. É muito massa subir no palco e ouvir a multidão cantar a sua música, sentir o carinho do público, ver que aquilo que você fez com tanta dedicação e com tanto carinho chegou ao coração do povo. Então o medo aconteceu, sim, mas já saiu da frente.”

O período em que Simaria precisou se afastar dos palcos para tratar de uma tuberculose ganglionar também ajudou Simone Mendes a entender que daria conta do recado. “Tem coisas que acontecem porque precisam. Agora eu vejo que quando eu estava no palco sozinha, mas representando a dupla, foi um preparo para que hoje eu tivesse força para fazer isso. Teve um momento em que eu fiquei um ano sozinha, quando minha irmãzinha adoeceu. Foi uma escola para que eu enfrentasse a multidão. Criei casca”, finalizou.

Simone Mendes no lançamento de Cintilante

Erro Gostoso

Confira primeiro clipe da carreira solo de Simone Mendes

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?