MÚSICA

Taylor Swift I Knew You Were Trouble

Reprodução/Youtube

ESCRITA PREMIADA

Pena, tinteiro ou glitter: Taylor Swift compõe de maneira inusitada

Cantora explicou seu 'jeito bobo' de escrever músicas ao receber prêmio de compositora da década de associação de escritores de Nashville

Luciano Guaraldo

Eleita a melhor compositora da década pela NSAI (Associação Internacional de Compositores de Nashville), Taylor Swift voltou ao passado para explicar seu método inusitado de escrever músicas –que a própria cantora definiu como um jeito “bobo”. Ela separa tudo o que compõe em três categorias: escritas com uma pena, com uma caneta tinteiro ou com uma caneta de glitter.

“Eu sei que isso parece confuso, mas vou tentar explicar. Inventei essas categorias com base na ferramenta de escrita que eu imaginei que seguraria na minha mão quando rabisquei aquelas letras. Mas é tudo figurativamente. Eu não tenho uma pena. Não mais, pelo menos. Eu a quebrei quando estava nervosa”, discursou Taylor Swift, bem-humorada, de acordo com o Hollywood Reporter.

As letras classificadas como escritas com uma pena são aquelas com palavras ou frases antiquadas. “Como se eu tivesse sido inspirada a compor depois de ler Charlotte Brontë [1816-1855] ou de assistir a um filme em que todos vestem camisas de poeta e espartilhos. Se parece uma carta escrita pela bisavó da Emily Dickinson [1830-1886] enquanto costurava uma cortina de renda”, explicou a cantora, que citou a música Ivy como uma composição feita com uma pena.

Músicas de caneta tinteiro formam a maior parte da obra de Taylor Swift. “Elas têm uma história ou referências modernas, mas com um lado poético. Eu pego uma frase comum e mudo o seu sentido. Tento pintar um quadro vívido da situação, sem esquecer a tinta gasta na moldura da porta e o pó de incenso na prateleira de vinil. Coloco você e quem estiver ouvindo na sala onde tudo acontece. O amor, a perda, tudo. São canções que parecem confissões seladas em um envelope, mas honestas demais para enviá-las”, filosofou a artista, nomeando All Too Well como um exemplo.

Por fim, a caneta de glitter faz jus ao seu nome. “É a música frívola, despreocupada, animada, perfeitamente sincopada à batida. São letras que não se importam se você não as leva a sério, porque elas mesmas não se levam a sério. São como a garota bêbada na festa que diz no banheiro que você parece um anjo. É algo que eu preciso fazer de vez em quando nesse período tão difícil em que vivemos”, justificou Taylor Swift –o sucesso Shake It Off foi classificado por ela na categoria.

“Uma canção pode desafiar a lógica e o tempo. Uma boa canção te transporta para seus sentimentos mais verdadeiros e os traduz para você. Uma boa canção fica com você, mesmo quando as pessoas ou os sentimentos vão embora. Compor é uma vocação, e poder chamar isso de minha carreira me torna muito sortuda. Tenho que ser grata todos os dias por isso, e também por todas as pessoas que acham que minhas palavras merecem ser ouvidas”, finalizou.

Depois de regravar seus álbuns para reassumir o controle de suas canções, Taylor Swift anunciou um novo disco. Midnights será lançado em 21 de outubro e terá uma surpresa escondida nas capas de seus vinis.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?