Reprodução/Instagram
Famosa pela série Violetta (2012-2016), da Disney, Tini explodiu na Argentina e é um grande sucesso da música latina
La Loto, música de Tini em parceria com Anitta e Becky G, chega às plataformas de streaming nesta quarta-feira (6). Esta é a primeira vez que Anitta se une à cantora argentina em um single. Mas pode não ser a última, já que Tini tem uma legião de fãs em toda a América Latina e é uma das grandes promessas da cena pop argentina.
O início da carreira da cantora, porém, não foi na música e sim na atuação. Martina Stoessel, verdadeiro nome de Tini, começou na TV ainda criança. Aos 10 anos, estreou na telenovela Patito Feo (2007), mas foi só em 2012 que a atriz e cantora passou a ser conhecida pelo público. Você deve se lembrar dela: Tini foi escalada para o papel principal na série musical Violetta (2012-2016), uma coprodução do Disney Channel América Latina.
Violetta foi um sucesso estrondoso, teve três temporadas e duas turnês mundiais. A série também ganhou um spin-off chamado Tini: Depois de Violetta (2016) e um documentário intitulado Violetta – The Journey (2015). O sucesso na telenovela, porém, foi apenas o pontapé de uma trajetória artística de bons frutos para Tini Stoessel.
Em 2016, Tini foi lançada pela gravadora Hollywood Records como artista solo. O primeiro álbum homônimo já trazia parcerias com nomes de peso da música, como o colombiano Sebástian Yatra – com quem a cantora viveu um relacionamento de oito meses em 2020 –e Jorge Blanco, seu parceiro em Violetta.
O álbum levou disco de ouro na Argentina, no Brasil, na Polônia e na Áustria e sua primeira turnê solo passou por nove países, mostrando que a cantora veio para ficar.
Assista a Great Escape, primeiro single solo de Tini
Música tem mais de 34 milhões de visualizações no YouTube
Em 2018, o segundo álbum da cantora, Quiero Volver, misturou ritmos latinos e teve feat com Karol G. Mas foi com Tini Tini Tini (2020) que ela conquistou de vez o título de popstar.
O álbum levou a artista a se consagrar como uma das maiores estreias de uma argentina no Spotify, alcançando a quarta posição da playlist Top 10 Global Albums Debut. Com duas semanas de lançamento, o disco já havia conquistado o certificado de ouro na América Central, sete vezes de platina no Chile e duplo de diamante na Argentina.
Ouça 22, de Tini
Música faz parte do álbum Tini Tini Tini (2020)
Assim como Anitta, Tini também coleciona parcerias de peso em suas canções. A argentina já fez feat com Christina Aguilera na música Suéltame, que fez parte do primeiro EP em espanhol da norte-americana, e também com Alejandro Sanz, no hit Un Beso En Madrid.
Em seus álbuns, ela já contou com a participação de cantoras latinas como Greeicy e Maria Becerra, e também de artistas norte-americanos, como Max Schneider e Flo Rida. A argentina também já dividiu uma música com Belinda e cantou em Sad Song, do DJ e produtor musical sueco Alesso.
Suéltame, de Christina Aguilera e Tini
Faixa faz parte do EP Aguilera (2022)
Atualmente, Tini ultrapassa os 18 milhões de seguidores no Instagram. Vale a pena ficar de olho: a popstar se mostrou uma grande promessa da nova geração da música argentina e tem potencial para quebrar barreiras e fazer ainda mais sucesso por todo o globo.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?