VITAMINA HQ

The Mask

Reprodução/DarkHorse

Vitamina HQ

Do terror ao romance: Filmes que são baseados em HQs e você não sabia

Nem só de heróis são feito os quadrinhos tampouco os lançamentos de Hollywood. Existem muito mais filmes baseados em HQs do que você imagina. Listamos alguns

Gabriela Franco

Gabi Franco

O cinema e as histórias em quadrinhos estão ligados diretamente, pois ambos são artes sequenciais: formas de arte que usam imagens dispostas em uma ordem específica para fins de narrativa gráfica ou para transmitir informações. O termo foi definido pelo grande quadrinista e criador das graphic novels, Will Eisner, em seu livro Comics and Sequencial Art, e abrange filmes, animação e storyboards. Pinturas rupestres, por exemplo, teriam sido o primeiro exemplo de arte sequencial usada pela humanidade.

Depois desta introdução que mostra que cinema e quadrinhos são praticamente uma coisa só, por que não listar filmes que foram baseados em HQs? Não, não filmes de super-heróis do tipo que têm tomado Hollywood desde o começo da década, mas filmes de gêneros diversos que são baseados em HQ e você não sabia.

Aqui vão 5 filmes de gêneros variados, baseados em HQs e que você não fazia ideia!

1- O Máskara (1994)

O Máskara

O Máskara ilustrada por Doug Mahke

Reprodução/Pipoca&Nanquim

A popularidade de Jim Carrey explodiu depois de sua interpretação em O Máskara, filme de 1994 dirigido por Chuck Russel. O que muita gente não sabe é que o longa foi baseado na HQ de mesmo nome cujo conceito original foi criado por Mark Richardson e publicada pela editora Dark Horse nos anos 1980. Ao contrário do tom infantilizado do filme, as HQs eram bem violentas e claramente voltadas para um público adulto. O comportamento caótico e o humor beisteirol do personagem central, no entanto, é o mesmo retratado no filme. Aqui no Brasil as HQs do Máskara foram publicadas pela Pipoca&Nanquim. O filme está disponível no HBO Max.

O Máskara

2 – Homens de Preto (1997)

MIB

A HQ Homens de Preto era da Malibu Comics que foi comprada pela Marvel

Reprodução/Marvel Comics

O primeiro filme da franquia Homens de Preto, dirigido por Barry Sonnenfeld e estralado por Tommy Lee Jones e Will Smith, é baseado na série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, criada por Lowell Cunningham, publicada originalmente pela Aircel Comics (posteriormente comprada pela Malibu Comics, pertencente à Marvel Comics) no começo dos anos 1990. A história original das HQs onde agentes do governo monitoram a atividade alienígena na Terra foi baseada em uma expressão que um amigo do autor usava ao avistar vans pretas rodando pelas ruas. Ele dizia que se tratava dos “homens de preto” do governo tratando de assuntos ultrasecretos. Assim como em O Máskara, as HQs são muito mais cruas e violentas do que a adaptação cinematográfica. Os quadrinhos dos Homens de Preto não foram publicados no Brasil. O filme está em cartaz no Star+.

MIB

Homens de Preto

3 – Estrada para a Perdição

Estrada para a Perdição

Estrada para a Perdição foi publicada pelo selo Vertigo da DC Comics

Reprodução/Vertigo

Filme de 2002 dirigido por Sam Mendes que conta com um elenco estelar como Tom Hanks, Paul Newman (1925-2008), Jude Law, Daniel Craig, Stanley Tucci e o ator que interpreta o Superman nas séries da CW, Tyler Hoechlin, na época um ator mirim que vive o filho pequeno de Hanks. É um filme noir, ambientado nos anos 1930 e que conta a história do matador de aluguel Mike Sullivan (Tom Hanks). Ele trabalha para o gângster John Rooney (Newman) durante a Depressão. O filho de Rooney (Hoechlin) tem ciúmes dessa relação e, aproveitando-se de um incidente, lesa o chefe do pai, que tem que responder pelo crime. Um baita filme baseado em uma minissérie em 3 volumes escrita por Max Allan Collins e publicada pela DC Comics. Se separa em: Estrada para a Perdição, Estrada para o Purgatório e Estrada para o Paraíso e Retorno à Perdição. O primeiro volume, que dá nome ao filme foi publicado aqui no Brasil pela Via Lettera. O filme pode ser visto no Star+.

Estrada para a Perdição

Estrada para a Perdição

4 – 30 Dias de Noite

30 Dias de Noite

A HQ 30 Dias de Noite foi publicada pela editora Darkside em edição de luxo

Reprodução/Editora Darkside

Filme de terror lançado em 2007 dirigido por David Slade e que conta com Josh Hartnet (Pearl Harbor) como protagonista. É baseado na minissérie de quadrinhos homônima escrita por Steve Niles e publicada pela IDW.
A história se passa em Barrow, Alasca, EUA, que a cada inverno passa pelo período de 65 dias completamente sem sol, tornando-se um refúgio para vampiros do mundo inteiro. Os quadrinhos foram publicados no Brasil pela editora Darkside. O filme pode ser visto por R$ 9,90 na AppleTV.

5 – Azul é a Cor mais Quente

Azul é a cor mais quente

HQ tem o título original de "A Vida de Adèle" é ilustrada e escrita por Julie Maroh

Reprodução/Martins Fontes

História em quadrinhos que virou filme nas mãos do diretor Abdellatif Kechiche em 2013 e teve como protagonistas Léa Seydoux (007- Sem Tempo Para Morrer) e Adèle Exarchopoulos (Sybil). A adaptação foi bastante controversa na época pelas longas cenas de amor entre as personagens principais. A história original foi escrita pela quadrinista francesa Jullie Maroh e mergulha na vida da jovem Adèle (Adèle Exarchopoulos) e sua descoberta da sexualidade. A abordagem é super poética, delicada e sensível e destoa do filme neste quesito. A HQ foi publicada no Brasil pela editora Martins Fontes. O filme está na AppleTV por R$ 4,90.

Azul é a cor mais quente

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal