VITAMINA HQ

HQS

istock

Vitamina HQ

Já tomou sua dose de Vitamina HQ?

Coluna vai servir doses fresquinhas de Vitamina HQ e mostrar que existem quadrinhos de todos os tipos, para todos os gostos

Gabriela Franco

Gabi Franco

As histórias em quadrinhos, nossos populares gibis aqui no Brasil, nunca estiveram tão em alta no mundinho do entretenimento, em especial por conta das muitas adaptações bem-sucedidas para os cinemas e séries nas plataformas de streaming

Agora o que não falta é gente interessada em saber de onde veio este ou aquele personagem, quais títulos seriam interessantes para entender um pouco mais sobre eles, se a versão das telas é fiel ao original… Bem, vou confessar a vocês que fico muito feliz em viver este momento. Porque, até bem pouco tempo atrás, quadrinhos eram, especialmente aqui no Brasil, uma arte praticamente marginal. É claro que provavelmente você aprendeu a ler com gibis da Turma da Mônica ou com os personagens Disney. E talvez saiba quem são Ziraldo, Angeli, Laerte. Só que existe tanto mais a ser explorado! E é isso o que pretendo mostrar com esta coluna.

Quadrinhos não se resumem a temas infantis ou heróis da Marvel e DC. Existem quadrinhos nos quatro cantos do mundo, cada um com suas características, existem quadrinhos de contracultura, quadrinhos políticos, quadrinhos românticos, de terror… Existem quadrinhos até sem palavra alguma!

Eu devoro histórias em quadrinhos desde que me entendo por gente. Meu pai é artista plástico e cartunista e trabalhou em diversas editoras do gênero. Portanto, fui criada entre pilhas e mais pilhas de histórias brilhantes de todas as partes do mundo, dos mais diferentes autores, estilos, formatos, abordagens e narrativas. Amei tanto esse universo que, como jornalista, acabei me especializando nele. Fiz diversos cursos na área, tanto no Brasil quanto fora.

Já escrevi sobre o assunto na Revista da MTV, na revista Mundo dos Super-Heróis, nos primeiros anos do site Omelete, em sites especializados como o HQ Maniacs e o Judão. Também já traduzi diversos quadrinhos. E foi por causa desse amor pelos quadrinhos e a cultura pop que fundei o MinasNerds um site que durou seis anos e tinha como linha editorial falar sobre quadrinhos e demais produtos da cultura pop produzidos exclusivamente por mulheres.

Eu sou a Gabriela Franco, sou jornalista e cineasta, atual editora de filmes e séries aqui da Tangerina e, a cada quinze dias, vou apresentar o maravilhoso mundo das HQs para vocês. Vou servir doses fresquinhas de Vitamina HQ e, se pelo menos uma pessoa pintar aqui nos comentários dizendo que leu e curtiu minhas sugestões, confesso que já vou ficar extremamente feliz.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal