NA GRADE

Balaclava Fest: Gab Ferreira, Bebé, Gorduratrans e Holger

Divulgação

Na Grade

Folia indie para todos os gostos: 18 motivos para ir ao Balaclava Fest

Festival comemora dez anos do selo Balaclava Records com mais de 21 horas de programação em dois dias

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

O Balaclava Fest é a alternativa ideal para você que: 1) estará em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril; 2) não curte tanto assim um bloco de carnaval; 3) quer viver a experiência coletiva de ouvir boa música num espaço bacana; 4) gosta de conhecer novas bandas —na montagem acima, temos quatro das mais de 30 atrações: Gab Ferreira, Bebé, Gorduratrans e Holger.

Caso você tenha se identificado com um ou mais itens, dá o play na playlist abaixo, corre lá no site do Ingresse e garanta sua entrada para os dois dias de festival.

Enquanto isso, a gente te explica mais. O selo cool Balaclava Records comemora 10 anos em 2022 e está realizando uma série de eventos comemorativos. Entre eles, o Balaclava Fest, que será uma verdadeira folia indie para todos os gostos. No total, serão 18 shows, 10 DJ sets e uma after party. Resumindo: uma programação de mais de 21 horas num espaço de dois dias.

Veja a programação do Balaclava Fest abaixo:

Esta etapa da comemoração é ainda mais especial para o selo por trazer, basicamente, um resumo do casting da Balaclava. Praticamente todos os artistas são “da casa”, despontam como boas novidades da cena indie nacional e preparam shows especiais para a ocasião.

O local escolhido para receber a maratona também chama a atenção. Antiga Red Bull Station, a Central, próxima ao metrô do Anhangabaú e ao Terminal Bandeira, oferece mais de 3 andares e um terraço com vista 360º do centro de São Paulo.

A Tangerina convocou Fernando Dotta, sócio-fundador da Balaclava Records ao lado de Rafael Farah, para falar um pouco sobre cada um dos 18 shows do festival. Além de dar motivos para você não perder cada apresentação, Dotta ainda facilitou sua vida, explicando o “público-alvo médio” de cada banda.

Ou seja, se você gosta de Jorge Ben Jor e Clube da Esquina a Thom Yorke e Billie Eilish, o Balaclava Fest terá pelo menos um show que vai te agradar.

Atrações do Balaclava Fest – Sábado (23/4)

ÀIYÉ
Palco Club – 17h20
Projeto desafiador da produtora e baterista Larissa Conforto, que traz experimentações rítmicas e referências místicas em letras intensas e confessionais. Lari está gravando novo material e estreia novidades em seu show.
Para quem gosta de: Thom Yorke, Kae Tempest

Jennifer Souza
Palco Térreo – 18h
Dona de um dos álbuns nacionais mais prestigiados de 2021, Pacífica Pedra Branca, Jennifer é puro talento e faz parte do seleto grupo de músicos de Minas Gerais com uma sonoridade de extrema precisão, conseguindo soar genuinamente brasileira e internacional ao mesmo tempo. Jennifer faz parecer simples canções extremamente rebuscadas, com uma sutileza impressionante. Um show pra deixar muita gente emocionada, com certeza.
Para quem gosta de: Clube da Esquina, Big Thief, Stereolab

Odradek
Palco Club – 18h40
Math-rock de Piracicaba conhecido por apresentações completamente intensas e absurdas. Você não precisa ser fã do gênero musical pra gostar da banda. Os três integrantes tocam de forma hipnótica e conseguem ser super técnicos sem parecer exaustivo ou pretensioso. O Odradek já provou que, mesmo sendo uma banda majoritariamente instrumental, você pode impactar públicos de todas as vertentes, basta ser extremamente preciso na sua intenção. Vai acabar o show e você vai querer comprar a camiseta deles.
Para quem gosta de: black midi, The Mars Volta, The Fall of Troy

Gorduratrans
Palco Térreo – 19h20
Dois jovens lançam um disco shoegaze, em 2015, na Baixada Fluminense. O charme da gravação lo-fi trouxe o hit atemporal “Você não sabe quantas horas eu passei olhando pra você” e despertou nossa atenção, fãs desde os primeiros dias. A apresentação no Balaclava Fest marca o retorno da banda aos palcos, agora em forma de quarteto. É a estreia de sua nova fase com músicas do terceiro álbum que traz sonoridade hi-fi e será lançado em breve, incluindo o single Enterro dos Ossos, que ganhou clipe.
Para quem gosta de: DIIV, Superguidis, My Bloody Valentine

Balaclava Fest: Gorduratrans

Assista ao clipe de Enterro dos Ossos

Música marca a nova fase do Gorduratrans

Ombu
Palco Club – 20h
Responsáveis por um dos álbuns mais aguardados do ano, o trio paulistano Ombu vem mostrar sua nova fase ao vivo. Mais solar, mais orquestrados, trazendo uma sonoridade brasileira e nostálgica, acompanhados do baixista Uiu Lopes. A Ombu é formada por três integrantes que também tocam na banda Raça, mas estão prontos para diferenciar ainda mais seus projetos com um trabalho que vai surpreender muita gente de todas as idades.
Para quem gosta de: Lô Borges, Mild High Club, Beach Boys

Moons
Palco Térreo – 20h40
Somos fãs do André Travassos desde seus primeiros projetos. Lançamos o álbum da banda mineira Câmera nos primeiros anos de selo, dividimos palco com nossas bandas juntas e sempre tivemos uma sintonia musical imensa com ele e os integrantes. Quando o André formou o Moons, foi uma surpresa boa pra todos, por essa veia folk alternativa que ele sempre teve. Ao longo dos anos, ele foi só aperfeiçoando o projeto e trouxe para perto músicos de altíssimo nível de MG, incluindo a Jennifer Souza. O show é uma aula de dinâmica perfeita entre uma banda e que criou em volta de si um status difícil de ser alcançado no gênero.
Para quem gosta de: Nick Drake, Andy Shauf, Grizzly Bear

Gab Ferreira feat. Tuyo
Palco Club – 21h20
Um dos encontros mais esperados do Balaclava Fest traz a soma de cantoras e compositoras talentosas. Nomes em destaque na cena musical do país, alternando entre o português e inglês com uma backing band poderosa, e referências que se somam do indie dançante ao dark pop. Gab apresenta sua recém-lançada mixtape “Visions”.
Para quem gosta de: Caroline Polachek, Billie Eilish, Oklou

A cantora Gab Ferreira

Assista ao clipe de Faking It

Música de Gab Ferreira tem cheiro de hit

Lupe de Lupe feat. Larissa Conforto
Palco Térreo – 22h
Você provavelmente ama ou odeia a Lupe de Lupe. Não dá pra ficar indiferente. Se você não sabe do que eu estou falando, precisa ver ao vivo para entender. A banda mineira traz consigo uma legião de jovens fãs que cantam a plenos pulmões e lotam seus shows pelas letras viscerais e confessionais. Vitor Brauer vem apresentar ao lado de seus parceiros de banda (todos cantam no show) músicas do disco Lula e sucessos improváveis e controversos de seus discos anteriores. Participação mais que especial da Larissa Conforto (ÀIYÉ), uma das melhores bateristas do país.
Para quem gosta de: Ludovic, Legião Urbana, Cloud Nothings

Taxidermia
Palco Club – 22h40
O projeto de Jadsa com João Meirelles, do BaianaSystem, surgiu em 2020 e abraça o pop de uma forma muito curiosa e singular. Propõe uma estética de vanguarda que só a Jadsa consegue transmitir. É show pra dançar, cheio de samples de recortes rápidos e beats cheio de reviravoltas. Showzasso pra encerrar nosso dia de shows no sábado e abrindo a porta para o after party da festa Luna.
Para quem gosta de: Larissa Luz, Giovani Cidreira, Marina Sena

Atrações de domingo (24/4)

Apeles feat. YMA
Palco Térreo – 16h40
A união do indie folk classudo e romântico do Edu Praça ao lado do dream pop derretido da Yasmin aka YMA, cantora e multi-instrumentista incrível e em constante mutação.
Para quem gosta de: Aldous Harding, Katy J Pearson, Scott Walker

Terraplana
Palco Club – 17h20
Mais shoegaze pro Balaclava Fest! Se você não conhece o gênero, pesquise. O quarteto de Curitiba traz uma sonoridade semelhante à do Gorduratrans e promete trazer novidades de seu novo álbum, sob produção do Gustavo Schirmer que trabalhou nos dois últimos trabalhos do Terno Rei. Sempre importante dar espaço para novos nomes, estou curioso para o show deles!
Para quem gosta de: Gorduratrans, Eliminadorzinho, Slowdive

Holger
Palco Térreo – 18h
Com mais de 10 anos de carreira, o Holger talvez esteja em sua melhor fase. Uma das bandas mais queridas do indie nacional está pronta para lançar o que certamente será um de seus melhores discos neste ano. O show é garantia de diversão, sempre contagiante, trazendo a fusão da brasilidade com elementos eletrônicos e referências do rock alternativo, sob as cuidadosas produções de Charles Tixier e Guerrinha.
Para quem gosta de: Jorge Ben Jor, Animal Collective, Pavement

Saskia
Palco Club – 18h40
Recém assinada pela Balaclava, a multiartista Saskia apresenta um show torto e que te prende o olhar. É uma das artistas mais interessantes e experimentais dessa geração que vivemos de mulheres que se autoproduzem e dirigem artisticamente. Uma artista imprevisível e que com certeza prepara boas surpresas, apresentando seu novo EP Quarta.
Para quem gosta de: Death Grips, Tom Zé

Walfredo em Busca da Simbiose feat. Pluma
Palco Térreo – 19h20
Sabe quando você sai de um show e pensa “nossa, essa banda tá REALMENTE ensaiada”? Os shows da Walfredo rapidamente ganharam um buzz entre os jovens fãs do multitalentoso Lou Alves, excelente compositor, cantor e guitarrista, à frente de uma banda completa e que poderia estar tocando em qualquer rádio pelo país. A banda Pluma participa de uma das faixas de seu novo álbum e sobe ao palco pra somar as psicodelias indie. Show de gente grande.
Para quem gosta de: Maglore, Tim Bernardes, Mac DeMarco

Balaclava Fest: Gabriel Ventura

Veja a sessão do disco Tarde, de Gabriel Ventura

Músico carioca vai estrear sua carreira solo no festival

Gabriel Ventura
Palco Club – 20h
Estreando sua carreira solo ao vivo no Balaclava Fest (baita honra!), Ventura apresenta as canções de seu belíssimo álbum Tarde, acompanhado de Felipe Duriez no baixo e o produtor/baterista Patrick Laplan. Prato cheio para órfãos da Ventre, banda a qual Gabriel fez parte nos anos recentes. Assista à sessão do disco no YouTube, é um belo aquecimento do ao vivo.
Pra quem gosta de: Jeff Buckley, Rodrigo Amarante, Cícero

Raça feat. BRVNKS
Palco Térreo – 20h40
É muito legal quando duas atrações se encontram e se completam de uma forma tão natural quanto o Popoto (vocalista do Raça) e a Bruna (BRVNKS) juntos no palco. Eles que já fizeram feats um no disco do outro vêm finalmente oficializar esse encontro do indie rock com um pé no pós hardcore. Os shows do Raça trazem uma energia tão boa que te faz entender como é bom estar em uma banda com seus melhores amigos. Poucos grupos conseguem atingir esse lugar.
Para quem gosta de: Title Fight, Gigante Animal, Snail Mail

Bebé
Palco Club – 21h20
Jovem talentosa e vivendo de sua música desde cedo, Bebé Salvego está definitivamente entre as revelações do ano, conquistando o público e imprensa por sua voz e carisma, além da presença do incrível baterista Serginho Machado, responsável pelas batidas e groove 10/10.
Para quem gosta de: The Internet, Lianne La Havas, SAULT

E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante
Palco Térreo – 22h
O retorno aos palcos de um dos shows mais potentes do rock alternativo nacional. Primeira atração instrumental a se apresentar na história do Lollapalooza Brasil, a banda vai apresentar hits e músicas novas que furam a bolha do pós rock pelo qual o quarteto é conhecido e prestigiado.
Para quem gosta de: Hurtmold, Mogwai, American Football

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal