Divulgação/Netflix
O Dia das Mães é celebrado neste domingo (14), e a Tangerina listou cinco mães fantásticas para você acompanhar ao lado da sua
O Dia das Mães é celebrado neste domingo (14) e, apesar da pandemia de Covid-19 ter aliviado e seja permitido que as famílias comemorem a data especial fora de suas casas, muitas pessoas ainda gostam de reunir entes queridos em suas residências. Desta maneira, é possível almoçar com a matriarca enquanto assistem a filmes e séries.
Pensando nisso, a Tangerina idealizou uma lista com cinco mães fantásticas da cultura pop que representam perfeitamente este dia tão especial para aquelas que nos colocaram no mundo. Entre filmes e séries, há personagens incríveis que ficaram marcadas nas mentes de milhões de fãs (e filhos) espalhados pelo mundo.
Cada obra selecionada mostra as variadas facetas de mães, das mais espontâneas às superprotetoras. Todas, no entanto, compartilham de uma característica muito importante: o amor avassalador por seus filhos. Mesmo com os perrengues e as dificuldades que se criam na relação conforme as crianças amadurecem, o amor materno segue inabalável.
Confira abaixo cinco mães fantásticas da cultura pop para apreciar ao lado de sua:
Lorelai e Rory Gilmore
Divulgação/Netflix
Personagem mais marcante da carreira de Lauren Graham (Parenthood), Lorelai Gilmore é uma das protagonistas do hit Gilmore Girls (2000-2007). A mãe de Rory (Alexis Bledel) conquistou o público com o seu jeito irreverente e amoroso, que muitas vezes mais parecia amiga de sua filha do que a chefe da casa. Detalhe, claro, justificado pela pouca diferença de idade entre as duas.
Lorelai era carinhosa, mas também sabia ser firme quando precisava. As duas protagonizaram embates emocionantes durante as oito temporadas da série, incluindo o revival Um Ano para Recordar (2016), produzido pela Netflix.
Por ser uma série que retrata as maravilhas e dificuldades nas relações entre mães e filhas, não poderia faltar uma menção honrosa a Emily Gilmore (Kelly Bishop), a matriarca da família. Mãe de Lorelai, a veterana era mais severa e dura do que sua herdeira, mas sempre nutriu um amor muito forte por ela e Rory, seu xodó.
Helena em ação em cena de Os Incríveis 2
Divulgação/Disney
Uma lista de mães fantásticas não seria respeitável sem a presença de Helena Pêra, da franquia Os Incríveis. A mulher com habilidade de se esticar se divide entre salvar o mundo e cuidar da família ao lado de Beto (também conhecido como o Sr. Incrível).
Se no primeiro longa ela abdicou da vida de super-herói para cuidar dos filhos, em Os Incríveis 2 (2018) ela virou a verdadeira protagonista da franquia. Ao lado de Beto e das crianças, ela salvou o mundo das garras dos vilões e ainda mostrou para o marido que a vida de dona de casa é muito mais difícil do que parece.
Tyler James Williams e Tichina Arnold
Divulgação/The CW
Uma das séries de comédia mais populares no Brasil, Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) também tem uma das maiores representantes de listas de mães fantásticas da cultura pop. Rochelle (Tichina Arnold) tinha o gênio dificílimo e comandava a casa com rédeas curtas, mas sempre estava ali para lutar por Chris (Tyler James Williams) e seus irmãos.
A popularidade da personagem se tornou tão grande que Tichina Arnold ganhou status de estrela em território brasileiro. A atriz norte-americana, inclusive, já afirmou publicamente que adora vir ao Brasil por ser tratada como rainha pelos fãs brasileiros.
Lauren Cohen e Kien Michael Spiller
Divulgação/AMC
Uma das personagens mais marcantes da franquia The Walking Dead, Maggie (Lauren Cohan) passou quase toda a sua jornada na série sem a experiência de ser mãe. Infelizmente, ela vivenciou a maternidade sem a companhia de Glenn (Steven Yeun), brutalmente morto pelas mãos de Negan (Jeffrey Dean Morgan).
Após a morte do amado, Maggie deu à luz Hershel Rhee (Kien Michael Spiller), herdeiro que defendeu com unhas e dentes até o fim da série. Sempre que o jovem estava em perigo, seja pelas mãos de humanos ou de zumbis, a protagonista estava lá para salvá-lo.
O amor de Maggie pelo filho, inclusive, será o pontapé para a introdução de The Walking Dead: Dead City, novo spin-off da franquia de mortos-vivos que estreia ainda neste ano. Na trama, ela pede a ajuda de ninguém menos do que Negan para se infiltrar na ilha de Manhattan, há anos dominada por zumbis, para resgatar Hershel do cárcere de um novo vilão.
Laurie Metcalf em cena de Lady Bird
Divulgação/A24
Greta Gerwig (Barbie) escreveu e dirigiu Lady Bird: A Hora de Voar (2017), filme quase autobiográfico sobre uma adolescente tagarela de Sacramento (Saoirse Ronan) que anseia por estar em qualquer lugar, menos em casa, e passa seus dias brigando com sua mãe igualmente obstinada (Laurie Metcalf). A relação entre as duas funciona quase como gato e rato, com grandes embates marcando suas jornadas no longa.
Em Lady Bird, Marion representa a mãe conservadora que sofre para entender as peculiaridades da filha que, em vários momentos, apenas quer que a matriarca a compreenda. Insalubre em alguns momentos, a relação das duas reforça a importância de aceitar seu filho e buscar superar as diferenças para que o amor não seja abalado.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?