TOP 5

Rachel Sheherazade

Gabriel Barbosa

TOP 5

Sheherazade indica 5 livros para aprender sobre política: ‘Essenciais’

Após lançar livro sobre o cenário no Brasil, Rachel Sheherazade indica aos leitores da Tangerina cinco obras para aprender sobre política

Giulianna Muneratto

Em novembro, Rachel Sheherazade lançou uma versão atualizada do seu primeiro livro sobre política. O Brasil Ainda Tem Cura traz novas análises e reflexões sobre o cenário político brasileiro, sete anos após a primeira edição ter chegado às livrarias. 

Símbolo do conservadorismo durante anos, a jornalista tem repensado alguns valores após a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder. “Minha posição mais conservadora não tinha relação com a extrema-direita, com movimentos antidemocráticos e de inspiração claramente fascista. Quando percebi que grande parte dos meus seguidores comungavam dessas ideias, fiz um movimento inverso para me distanciar e me diferenciar”, explica ela, em entrevista exclusiva à Tangerina.

O livro subverte algumas ideias disseminadas em seus discursos durante anos, já que para ela os conceitos jamais podem ser gravados em pedra. “O livro é voltado ao brasileiro comum: ao trabalhador, à dona de casa, ao estudante… Àqueles que não são especialistas e que não entendem a política de forma mais profunda. São pessoas que amam nosso país e que realmente desejam entender como as coisas chegaram ao ponto que chegaram, como nos tornamos o Brasil que somos hoje”, conta. “São leitores que realmente desejam ajudar o país dentro da legalidade e da razoabilidade, mas não sabem por onde começar.”

Como Rachel Sheherazade se tornou um importante nome na disseminação de informações políticas no Brasil, a Tangerina a convidou para indicar cinco livros que ela acredita que sejam essenciais para aprender sobre política para a coluna Top 5. “Aprender sobre política é, também, aprender sobre a história do nosso país”, defende. Nada mais apropriado para começar o ano –e um novo governo– com o pé direito, não é mesmo?

Confira as escolhas da jornalista: 

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda

Livro de 1936 segue extremamente atual

Divulgação

Sinopse: Publicado em 1936, Raízes do Brasil é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Escrito originalmente como um ensaio e considerado inovador, o livro introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos a partir de aspectos centrais da história da cultura brasileira.

12 Lições da História para Entender o Mundo, de Will e Ariel Durant

12 Lições da História para Entender o Mundo

De biologia a religião, obra aborda temas essenciais

Sinopse: Escrito para leitores curiosos por História, os autores apresentam, numa versão concisa, uma gama de conhecimentos relacionados a 12 temas: geografia, biologia, raça, caráter, moral, religião, economia, socialismo, governo, guerra, crescimento & decadência e progresso. “É um bom livro para entender que a única revolução real está no esclarecimento da mente”, comenta Rachel.

Sobre a Tirania, de Timothy Snyder

Sobre a Tirania

Eleição de Donald Trump nos EUA inspirou historiador

Divulgação

Sinopse: Dias após a eleição de Donald Trump, o historiador Timothy Snyder publicou um texto no Facebook que rapidamente foi compartilhado por milhares de pessoas. Ele começava assim: “Não somos mais sábios do que os europeus que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo ou ao comunismo no século 20. Nossa única vantagem é poder aprender com a experiência deles”. O post, então, apresentava 20 lições tiradas do século 20 e adaptadas para o mundo de hoje –ideia que Snyder desenvolve e aprofunda no livro.

Como as Democracias Morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Livro Como As Democracias Morrem

Eleição do republicano norte-americano também gerou essa obra

Divulgação

Sinopse: Uma análise crua e perturbadora das ameaças às democracias em todo o mundo. Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Para isso, comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970. “Um importante alerta sobre movimentos antidemocráticos à direita e à esquerda”, comenta Sheherazade.

Todos Contra Todos, de Leandro Karnal

Todos Contra Todos

Karnal quebra o estereótipo do brasileiro cordial com visão mais agressiva

Sinopse: Todos Contra Todos escancara a polêmica das palavras agressivas, a natureza das reações raivosas dirigidas ao outro e o porquê de escondermos de nós mesmos as pequenas e grandes maldades do dia a dia. “Explica porque nós brasileiros não somos um povo assim tão cordial”, afirma Rachel.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?