Reprodução
A Tangerina reuniu uma lista com cinco livros que se passam no Natal e que, além de colocar você no clima, vão fazer com que relaxe no fim do ano
O Natal está chegando! E, nesta época, com o recesso de fim de ano e todo o estresse que vem com os preparativos para as festividades, não há nada melhor do que ler um bom livro e relaxar enquanto come um panetone.
Por isso, a Tangerina reuniu uma lista com cinco clássicos para você entrar no clima das festas e se distrair um pouco para deixar de pensar em todos os presentes que você ainda precisa comprar e todas as idas ao mercado que faltam para preparar a ceia. Confira a seleção:
Em meio ao frio e à neve da véspera de Natal na cidade de Londres, todos se preparam com ansiedade para o início das festividades. As donas de casa se ocupam alegremente com seus assados, os trabalhadores não veem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando na visita do bom velhinho. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: Ebenezer Scrooge, homem de negócios ranzinza e solitário que não vê razão para tanta alegria e se irrita com a folga que terá de dar a seu secretário.
Tudo muda quando ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu antigo sócio, que se arrepende de ter passado a vida inteira correndo atrás de dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.
Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida um clássico entre os contos de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos (ele inspirou o Tio Patinhos, por exemplo), filme e peça teatral, comovendo adultos e crianças por várias gerações. Sem dúvida, leitura obrigatória para o fim do ano!
Milagre na Rua 34 é um livro inspirador que conta a história de uma menina criada para não acreditar em milagres. Porém, quando um velhinho aparece em sua cidade afirmando ser o verdadeiro Papai Noel, o ponto de vista da garota muda completamente.
A história foi adaptada duas vezes para o cinema. A primeira em 1947, quando Natalie Wood, a Maria de Amor, Sublime Amor (1961), viveu a menina Susan Walker. A segunda adaptação foi em 1994, com Mara Wilson (Matilda) como a protagonista ao lado de Richard Attenborough (1923-2014). Dois clássicos que podem ser vistos no Disney+.
Já o livro, infelizmente, não é encontrado com tanta facilidade traduzido em português; apenas em sebos online ou outros sites que trocam livros (editoras, façam alguma coisa!). Ele pode ser comprado com mais facilidade em inglês –uma boa dica para quem domina o idioma.
Se você quer algo diferente para esse Natal, talvez um pouco de mistério seja ideal para você! Ninguém consegue escrever uma história de assassinato melhor do que Agatha Christie (1890-1976), e não há ninguém melhor para solucioná-lo do que o detetive Hercule Poirot.
Em O Natal de Poirot, o velho patriarca da família Lee, Simeon, resolve convidar os filhos para comemorarem o Natal na luxuosa mansão da família em uma tentativa de fazer com que todos deixem seus ressentimentos de lado. Mas, aparentemente, suas verdadeiras intenções são outras: ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares.
Tudo começa com algumas alterações em seu testamento e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de suspeitas mútuas.
Na véspera do Ano-Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a garota vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz. Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada, com o toco de um fósforo queimado na mão.
A Pequena Vendedora de Fósforos é uma fábula triste que nos faz pensar em como essa época do ano, apesar de ser sobre reencontrar a família e dividir momentos felizes, também pode ser muito cruel. É um daqueles contos que ressignificam o significado das festas de fim de ano, fazendo com que olhemos para a celebração sob outro ponto de vista.
Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien (1982-1973). Dentro dele, uma carta escrita a mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo vinha do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira mensagem para o filho mais velho, em 1920, até a última e comovente carta para a caçula, em 1943.
Cartas do Papai Noel reúne todas as memoráveis missivas e os desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa. O livro é ótimo para os pais que querem manter a magia de Natal viva para os filhos, contando histórias sobre o Polo Norte escritas pelo próprio Papai Noel.
Beatriz Duranzi
Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.
Ver mais conteúdos de Beatriz DuranziTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?