ENTRE PÁGINAS

Filmes de Natal

Reprodução

ESPECIAL DE NATAL

Cinco livros para ler agora que farão você entrar no clima do Natal

A Tangerina reuniu uma lista com cinco livros que se passam no Natal e que, além de colocar você no clima, vão fazer com que relaxe no fim do ano

Beatriz Duranzi
Beatriz Duranzi

O Natal está chegando! E, nesta época, com o recesso de fim de ano e todo o estresse que vem com os preparativos para as festividades, não há nada melhor do que ler um bom livro e relaxar enquanto come um panetone. 

Por isso, a Tangerina reuniu uma lista com cinco clássicos para você entrar no clima das festas e se distrair um pouco para deixar de pensar em todos os presentes que você ainda precisa comprar e todas as idas ao mercado que faltam para preparar a ceia. Confira a seleção: 

Uma Canção de Natal, de Charles Dickens

Em meio ao frio e à neve da véspera de Natal na cidade de Londres, todos se preparam com ansiedade para o início das festividades. As donas de casa se ocupam alegremente com seus assados, os trabalhadores não veem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando na visita do bom velhinho. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: Ebenezer Scrooge, homem de negócios ranzinza e solitário que não vê razão para tanta alegria e se irrita com a folga que terá de dar a seu secretário. 

Tudo muda quando ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu antigo sócio, que se arrepende de ter passado a vida inteira correndo atrás de dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.

Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida um clássico entre os contos de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos (ele inspirou o Tio Patinhos, por exemplo), filme e peça teatral, comovendo adultos e crianças por várias gerações. Sem dúvida, leitura obrigatória para o fim do ano! 

Milagre na Rua 34, de Valentine Davies

Milagre na Rua 34 é um livro inspirador que conta a história de uma menina criada para não acreditar em milagres. Porém, quando um velhinho aparece em sua cidade afirmando ser o verdadeiro Papai Noel, o ponto de vista da garota muda completamente.

A história foi adaptada duas vezes para o cinema. A primeira em 1947, quando Natalie Wood, a Maria de Amor, Sublime Amor (1961), viveu a menina Susan Walker. A segunda adaptação foi em 1994, com Mara Wilson (Matilda) como a protagonista ao lado de Richard Attenborough (1923-2014). Dois clássicos que podem ser vistos no Disney+.

Já o livro, infelizmente, não é encontrado com tanta facilidade traduzido em português; apenas em sebos online ou outros sites que trocam livros (editoras, façam alguma coisa!). Ele pode ser comprado com mais facilidade em inglês –uma boa dica para quem domina o idioma. 

O Natal de Poirot, de Agatha Christie

Se você quer algo diferente para esse Natal, talvez um pouco de mistério seja ideal para você! Ninguém consegue escrever uma história de assassinato melhor do que Agatha Christie (1890-1976), e não há ninguém melhor para solucioná-lo do que o detetive Hercule Poirot.

Em O Natal de Poirot, o velho patriarca da família Lee, Simeon, resolve convidar os filhos para comemorarem o Natal na luxuosa mansão da família em uma tentativa de fazer com que todos deixem seus ressentimentos de lado. Mas, aparentemente, suas verdadeiras intenções são outras: ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. 

Tudo começa com algumas alterações em seu testamento e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de suspeitas mútuas. 

A Pequena Vendedora de Fósforos: Um Conto de Fadas, de Hans Christian Andersen

Na véspera do Ano-Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a garota vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz. Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada, com o toco de um fósforo queimado na mão. 

A Pequena Vendedora de Fósforos é uma fábula triste que nos faz pensar em como essa época do ano, apesar de ser sobre reencontrar a família e dividir momentos felizes, também pode ser muito cruel. É um daqueles contos que ressignificam o significado das festas de fim de ano, fazendo com que olhemos para a celebração sob outro ponto de vista. 

Cartas do Papai Noel, de J. R. R. Tolkien

Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien (1982-1973). Dentro dele, uma carta escrita a mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo vinha do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira mensagem para o filho mais velho, em 1920, até a última e comovente carta para a caçula, em 1943. 

Cartas do Papai Noel reúne todas as memoráveis missivas e os desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa. O livro é ótimo para os pais que querem manter a magia de Natal viva para os filhos, contando histórias sobre o Polo Norte escritas pelo próprio Papai Noel.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Beatriz Duranzi

Beatriz Duranzi

Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.

Ver mais conteúdos de Beatriz Duranzi

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?