ENTRE PÁGINAS

Cena do filme O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

Divulgação/Prime Video

Dia das Bruxas

De thriller ao horror: 7 livros aterrorizantes para ler no Halloween

O Halloween está chegando! Confira nossa lista com sete dicas de livros aterrorizantes para entrar no clima da data

Beatriz Duranzi
Beatriz Duranzi

Outubro já está quase na metade, e isso significa que o Halloween está chegando! Com ele, surgem listas com clássicos do terror para curtir a data mais aguardada do mês. Aqui na Tangerina você já encontra algumas dicas de filmes aterrorizantes para passar medo durante a noite do Dia das Bruxas. Agora, se procura uma comemoração a longo prazo, reunimos uma lista com sete livros de terror que vão desde thriller psicológico até um clássico do gênero do horror.

Mas cuidado: esta lista contém frio na barriga, arrepios, palpitações e medo do escuro. Leia apenas se tiver coragem!

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga (Grady Hendrix)

Dica de Halloween: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

Divulgação

Um livro sobre exorcismo? Sim. Mas também sobre amizade. Ambientado nos anos 1980, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga segue Abby e Gretchen, duas melhores amigas que veem sua relação abalada quando, após um episódio traumático, Gretchen começa a agir de maneira inexplicável. Depois de esgotar as outras possibilidades, Abby chega à única conclusão possível: sua amiga está possuída por um demônio. Ela não tem ideia de como irá salvar a melhor amiga, mas sabe que não vai desistir até conseguir. 

Ao bater os olhos na capa, a primeira coisa que passa pela cabeça é Stranger Things. E a associação faz todo o sentido! Como na série, o livro se preocupa em inserir o leitor na atmosfera dos anos 1980 em todos os sentidos, principalmente no contexto social da época. Por ser um livro sobre exorcismo, a autora Grady Hendrix não se aprofunda em nenhum assunto, mas temas como machismo e falso moralismo ainda estão presentes.  

Mas será que dá medo? Depende do perfil do leitor. Essa colunista que vos escreve sentiu mais nojo do que qualquer coisa, uma vez que a obra recorre ao horror em alguns momentos. No entanto, se você assistiu a O Exorcista (1973), é provável que as cenas clássicas do filme –sim, estou falando da cena do vômito– acabem vindo à mente durante a leitura e, consequentemente, potencializando o medo. Definitivamente uma boa pedida para o Halloween! 

O Livro Maldito (David Herick e Van R. Souza)

Dica de Halloween: O Livro Maldito

Divulgação

Se você pensa que um livro com “maldito” no nome não pode ser boa coisa, você está certo. Neste livro repleto de histórias macabras e creepypastas (aquelas lendas urbanas típicas da internet), você encontra mais de 70 contos de terror que vão do sobrenatural até coisas terríveis que os seres humanos podem fazer (o que é ainda pior). 

Com isso em mente, fique atento antes de pular de cabeça em um livro que tem fama de amaldiçoado. Talvez você termine de ler essas linhas aterradoras sem confiar em mais ninguém, ou quem sabe achando que tem alguém te observando mesmo estando completamente sozinho. O livro, como o próprio nome já sugere, é maldito. Então prepare os doces e não digam que não foram avisados! 

Quando Ninguém Está Olhando (Alyssa Cole)

Dica de Halloween: Quando Ninguém Está Olhando

Divulgação

O clima pesou, né? Então vamos dar uma relaxada. Essa próxima indicação é para quem quer sentir um pouco de tensão no Halloween, mas tem muito medo de livros e filmes de terror. Neste best-seller escrito por Alyssa Cole, Sydney Green decide elaborar um passeio guiado pelo bairro do Brooklyn, em Nova York, em vista às constantes mudanças que a vizinhança vem sofrendo. Com a ajuda de seu novo vizinho, Theo, a jovem vai tentar propagar a história do local que aos poucos tem sido apagada. 

No entanto, conforme a pesquisa dos dois vai evoluindo, Sydney e Theo acabam ficando frente a frente com episódios históricos extremamente vagos, que podem tanto ser verdadeiramente suspeitos quanto frutos de uma paranoia. Seriam apenas os sintomas da gentrificação ou uma conspiração real, perversa e até mortal?

Não, não é um thriller (não chegamos lá ainda): Quando Ninguém Está Olhando é descrito como um suspense em que o mistério fica por conta da atmosfera construída com maestria por Alyssa Cole. A todo momento, é possível sentir o medo, a aflição e a confusão de Sydney, o que torna a leitura mais imersiva e viciante. Então, se você procura um suspense cheio de críticas sociais, encontrou!

Jake Livingston Vê Gente Morta (Ryan Douglass) 

Dica de Halloween: Jake Livingston Vê Gente Morta

Divulgação

Não é Halloween sem uma história de fantasma! Em Jake Livingston Vê Gente Morta, o personagem principal é o jovem Jake Livingston que, bem, vê gente morta! Como se ser gay e negro em uma escola chique cheia de gente esnobe já não fosse difícil o bastante, ele ainda precisa lidar com a difícil tarefa de conseguir visualizar como os fantasmas à sua volta morreram. 

Até aí, tudo bem, mas as coisas se complicam quando Jake começa a se conectar com as vítimas de um massacre que aconteceu em uma escola próxima a sua casa, e o assassino passa a buscar vingança contra aqueles que sobreviveram através do rapaz.

A obra de Ryan Douglass é para aqueles que estão se sentindo corajosos, mas não muito. Aqui, um garoto introvertido passa a maior parte do tempo tendo que se abrir para procurar alianças com pessoas vivas e mortas e ainda achar tempo para manter o crush interessado. Dá medo? Não! Mas pode ter certeza de que vai te deixar no clima do Halloween.   

O Paciente (Jasper DeWitt)

Dica de Halloween: O Paciente

Divulgação

Neste thriller psicológico, o leitor conhece a história do jovem –e extremamente autoconfiante– psiquiatra Parker H., médico residente em um sombrio manicômio na Nova Inglaterra. Lá, ele assume a tarefa de tratar o misterioso Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituição desde que tinha apenas seis anos. 

A tensão é construída a partir do fato de que não há diagnóstico preciso para a enfermidade de Joe. Convencidos de que o paciente poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantêm estritamente isolado, confinado e com o mínimo de contato humano possível. Aqueles que já tentaram curá-lo –ou mesmo se aproximar dele– acabaram se entregando à loucura ou ao suicídio.

Se você curte um bom thriller psicológico que desperta a curiosidade e faz avançar entre os capítulos sem parar, esse livro é para você! Jasper DeWitt consegue a proeza de prender o leitor do começo ao fim com um mistério contado do ponto de vista de um médico arrogante e com um desfecho surpreendente. Todo Halloween precisa de um bom thriller psicológico, né?  

Gótico Mexicano (Silvia Moreno-Garcia)

Dica de Halloween: Gótico Mexicano

Divulgação

Ambientado no México dos anos 1950, Gótico Mexicano conta a história de Noemí Taboada, uma jovem independente que tem sua vida perfeita mudada drasticamente quando recebe uma carta de sua prima Catalina. A carta, na verdade, é um pedido de ajuda desesperado da parente que acredita estar em perigo na mansão que mora com o marido. 

Determinada a resolver esse mistério, Noemí parte em uma missão de resgate até a cidadezinha de El Triunfo, no México. No entanto, nem mesmo a valente protagonista está preparada para os horrores que a esperam. 

Esse é definitivamente para quem assistiu Corra! (2017) e amou. Aqui há uma história sobre duas mulheres presas em um ambiente cheio de pessoas que querem lhes fazer mal, e você passa todo o tempo da leitura querendo que elas saiam de lá desesperadamente. Com uma escrita sombria e brilhante, Silvia Moreno-Garcia cativa o leitor com uma história cheia de reviravoltas e mulheres latinas fortes. Não podia faltar na listinha!   

O Iluminado (Stephen King)

Dica de Halloween: O Iluminado

Divulgação

Um clássico que nunca falta na lista de filmes de terror para assistir no Halloween também não pode ficar de fora da relação de livros. O Iluminado acompanha a família Torrance, composta pelo patriarca Jack Torrance, sua mulher, Wendy, e o filho do casal, Danny. Eles lidam com problemas financeiros após Jack ser demitido de sua posição como professor por ter agredido um estudante. 

Sem perspectiva, Jack acaba aceitando um emprego como zelador do Hotel Overlook durante o inverno, período em que ele, por causa de sua localização montanhosa, fica fechado e completamente vazio –pelo menos de gente viva. Enquanto tenta se adaptar à nova moradia mal-assombrada, seu filho, um “iluminado”, começa a ver o passado horrível do Overlook.

Nem é preciso dizer que o livro, assim como o filme, se tornou um clássico do horror e já deixou muitos jovenzinhos por aí dormindo de luz acesa –quem não se lembra das menininhas gêmeas assustadoras? Stephen King é um dos poucos autores do gênero que consegue juntar cenas horripilantes e grotescas e mesmo assim manter o leitor interessado na história, esperando a inevitável reviravolta final. Se você acha que não está preparado para uma leitura que vá mexer com sua sanidade, é melhor nem chegar perto!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Beatriz Duranzi

Beatriz Duranzi

Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.

Ver mais conteúdos de Beatriz Duranzi

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?