ENTRE PÁGINAS

Presidente Snow

Divulgação

LEITURA ESSENCIAL

De Jogos Vorazes a nacionais: Dez livros que você precisa ler em 2023

A Tangerina reuniu uma lista com obras que serão essenciais para ficar por dentro dos maiores sucessos de 2023. Corra para ler todas!

Beatriz Duranzi
Beatriz Duranzi

O Réveillon está logo aí. E, com um ano novo, vêm as resoluções e, ainda mais importante, os leitores já começam a planejar suas metas de leituras para 2023. O problema é que, em meio a tantas opções –principalmente quando se leva em conta a quantidade de livros que fizeram sucesso em 2022–, é difícil saber por onde começar e em quais obras vale a pena ficar de olho. 

Pensando nisso, a Tangerina reuniu uma lista com dez leituras essenciais para 2023 que vão dar o que falar por dois motivos: já foram um sucesso nas redes sociais neste ano que está acabando e vão ganhar adaptações para o cinema e o streaming ou vão (ou não, sinto muito) ganhar alguma atualização. Confira a nossa seleção:

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, de Suzanne Collins

Em 2020, quando Suzanne Collins anunciou que lançaria um novo livro de Jogos Vorazes com uma história anterior à de Katniss, os fãs ficaram empolgados. Será que ela mostraria os Jogos de Finnick Odair ou o Massacre Quartenário vencido por Haymitch Abernathy? Mas a autora pegou todo mundo desprevenido quando anunciou que a obra contaria a história de Coriolanus Snow, mais conhecido como presidente Snow.

Na história, a guerra entre os distritos e a Capital terminou há aproximadamente 10 anos. Coriolanus tem 18 anos agora e a família Snow, considerada uma das poderosas da Capital, perdeu tudo quando o Distrito 13 foi atacado e todos os seus recursos, que estavam no local, foram destruídos. Vivendo com a avó e a prima após a morte do pai e da mãe, o protagonista faz de tudo para manter as aparências e nunca demonstrar que a família tem dificuldades até para conseguir uma refeição reforçada.

É então que, em um movimento para atrair mais audiência para os Jogos –e deixar clara a sua dominação–, a Capital escolhe jovens da Academia para serem mentores dos tributos da 10ª edição. Para Snow, essa é uma oportunidade de devolver o status ao sobrenome de sua família. Ele espera ser escolhido como o mentor dos jovens dos distritos mais próximos, mas a sorte não parece estar ao seu lado e ele acaba com a garota do Distrito 12, Lucy Gray, que parece não ter grandes chances de vencer.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é uma leitura essencial para 2023. Desde 2015 o grande público não assistia a um filme de Jogos Vorazes nos cinemas e agora, quase uma década depois, os fãs vão ter mais uma oportunidade. O livro pode ser lido separadamente da trilogia original –uma vez que se passa anos antes dos eventos envolvendo Katniss e Peeta– mas, para você não correr o risco de perder uma referência aqui e outra ali, essa coluna recomenda que confira todos. Você tem até 16 de novembro de 2023 para ficar a par de tudo. 

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz

No primeiro dia de um verão já extremamente tedioso, no ano de 1987, Aristóteles decide ir até à piscina comunitária, mesmo sem saber nadar. Contra todas as possibilidades, devido à sua falta de trejeitos sociais, ele conhece Dante, um garoto sorridente e amigável que é o completo oposto do próprio Ari.

Embora tão diferentes, os rapazes estabelecem uma conexão instantânea: eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas –e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do universo.

A história entre Aristóteles e Dante é algo difícil de definir. Não existe um caminho único para a construção deste livro publicado em 2014. O autor Benjamin Alire Sáenz encheu as páginas de pensamentos e questionamentos que não eram feitos nos anos 1980, muito menos por dois jovens rapazes. O livro coloca em perspectiva o que era ser queer e latino naquela época, mas não para por aí. A obra é recheada de diálogos entre os personagens, que discutem e refletem sobre diferentes assuntos. A fusão de todos esses aspectos torna a história de Aristóteles e Dante uma leitura essencial entre jovens que, assim como os protagonistas, tentam desvendar os mistérios do universo. 

Vale lembrar que o livro também ganhou uma adaptação que já foi exibida durante a Toronto International Film Festival e foi um sucesso absoluto entre os críticos, conseguindo 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes. O filme, que conta com Lin Manuel-Miranda na produção, já está em negociação para ter distribuição global ainda em 2023. 

Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston

Se você acha que toda a situação envolvendo o príncipe Harry e Meghan Markle é exagerada, imagine se o integrante da realeza britânica se envolvesse com o filho da presidente dos Estados Unidos? É dessa premissa “escandalosa” que nasce a história entre Alex Claremont-Diaz e o príncipe Henry da Inglaterra. 

Na trama, apesar de passar muito tempo estressado por ter de lidar com a faculdade e com a sua participação no cenário político, Alex consegue ser um queridinho da mídia e das pessoas ao seu redor, dono de talento e carisma naturais. Seu único problema reside em um nome: Henry. O príncipe encantado britânico que parece existir apenas para ser uma pedra no seu sapato.

Quando um imprevisto os coloca como inimigos na mídia e ameaça acordos governamentais, a mãe de Alex toma uma decisão em conjunto com a Coroa inglesa: eles precisam se tornar os melhores amigos frente à mídia. Mas esse esquema diplomático para afastar os boatos de que se odeiam vai acabar por aproximá-los muito mais do que Alex imaginava desejar.

Vermelho, Branco e Sangue Azul é uma história jovem publicada em 2019 que ganhou grande relevância e visibilidade em vista das recentes polêmicas envolvendo a família real e sua intolerância. Sem dúvida uma leitura valiosa em qualquer ano, mas principalmente em 2023, quando a obra vai ganhar uma adaptação no Prime Video, protagonizada por Taylor Zakhar Perez e Nicholas Galitzine.  

Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan

Eu nunca quis ser um semideus! Em Percy Jackson e os Olimpianos, o público conhece a história de um menino disléxico de 12 anos que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao descobrir que é filho do deus dos mares, Poseidon. A partir daí, Percy embarca em uma aventura atrás da outra ao lado de seus colegas do Acampamento Meio-Sangue, Annabeth Chase –filha de Atena– e o sátiro Grover

As histórias vividas durante os cinco livros escritos por Rick Riordan levam ao evento final, em que os semideuses –com uma ajudinha aqui e ali dos deuses do Olimpo– precisam enfrentar o pai dos deuses, o terrível titã Cronos. 

Com tantos livros, você provavelmente vai precisar de um ano inteiro para conseguir ler todos. Por isso, fica aqui o aviso de que logo no início de 2024 sai a nova série inspirada na obra –exclusivamente pelo Disney+

Um Ano Inesquecível, de Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

Calma que também tem livro nacional na lista! Um Ano Inesquecível é uma coletânea de contos escritos por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças na qual os leitores acompanham histórias inspiradoras sobre mulheres inteligentes que buscam se tornar independentes enquanto lidam com o maior desafio de suas vidas: crescer. 

Cada conto tem como plano de fundo uma estação do ano diferente –Inverno, Outono, Primavera e Verão. E foi esse livro, uma colaboração tão especial entre autoras que fizeram parte da infância de tantas pessoas, que levaram adolescentes a entrarem de cabeça no mundo mágico da leitura. Todo jovem leitor deveria incluir este aqui na listinha! 

Vale lembrar que os filmes inspirados nos contos chegam ao Prime Video também em 2023. Vão ser quatro longas musicais 100% brasileiros. Vale ficar de olho.  

O Clube do Livro dos Homens, de Lyssa Kay Adams

Gavin Scott é um astro do beisebol que, no auge de sua carreira, descobre um segredo humilhante: a mulher, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, ele para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já estava se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, Gavin percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo. 

Desesperado, o jogador encontra ajuda onde menos espera: em um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvarem seus casamentos, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a Condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança de Thea.

O Clube do Livro dos Homens é um grande clichê, com um protagonista que devora romances de época e sonha em encontrar aquele amor retratado no livro. A diferença é que, aqui, o mocinho é quem passa por isso. Gavin e seus colegas de time se juntam para comentar romances em seu clube do livro secreto, e o resultado é um romance hilário no qual os homens percebem que ser sensível é a coisa mais sexy que eles podem oferecer. 

A obra de Lyssa Kay Adams se tornou um sucesso do TikTok, e foi anunciado ainda no ano passado que a autora já havia revisado uma primeira tentativa de roteiro para o filme. Nem é preciso dizer que vem aí e que é melhor deixar a leitura em dia para não ser pego desprevenido com a chegada da adaptação, que deve ganhar novas atualizações em 2023. 

O Beijo Adolescente, de Rafael Coutinho

E tem quadrinho nacional também! O Beijo Adolescente conta a história de Ariel, um adolescente comum e tímido que não tem muitos amigos. As coisas pioram quando sua mãe morre e ele precisa mudar de cidade. Na escola nova, ele sofre bullying e só tem um amigo de verdade, Denis. 

As coisas começam a ficar malucas quando ele beija uma menina mais velha chamada LinLin. Ariel descobre que tem um poder e começa a integrar o BA (Beijo Adolescente), grupo seleto de meninos e meninas que desenvolvem habilidades especiais na adolescência e ditam as tendências do mundo atual. 

Em meio ao já instalado caos, começa uma onda de assassinatos cometidos por um monstro enigmático que só os jovens parecem enxergar. Isso acaba por colocar a BA em rota de colisão com o governo. As autoridades, em busca de um inimigo, acusam o grupo de ser uma gangue e seus integrantes de serem os culpados pelas mortes. 

Um dos grandes artistas do quadrinho brasileiro, Rafael Coutinho criou uma história inovadora e complexa, ideal para tocar nos grandes temas da adolescência. É uma leitura rápida e que vale a pena, principalmente pelo cenário fantástico da história. E a boa notícia é que os quadrinhos que prometem trazer os X-Men brasileiros já têm série com estreia confirmada para 2023 na HBO Max. Corre para ler! 

A Vida Mentirosa dos Adultos, de Elena Ferrante

Em A Vida Mentirosa dos Adultos, Elena Ferrante volta a Nápoles, na Itália, para acompanhar a passagem da infância para a adolescência de Giovanna, uma garota de classe média que questiona seu passado, sua beleza, suas amizades e sua família depois de entreouvir uma inesperada declaração de seu pai, que a comparava a uma tia distante. A autora consegue, por meio de sua escrita única, manter o leitor preso na história do começo ao fim com uma narrativa emocionante sobre uma família desajustada e como essa relação pode afetar a infância e a adolescência de uma jovem mulher.

Essa é uma recomendação para o começo do novo ano. A série inspirada na obra chega à Netflix em 4 de janeiro de 2023. Então, se você estiver sem tempo de ler 431 páginas, pode acompanhar a produção e conhecer essa emocionante história. 

Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice

Esqueça tudo o que você sabia sobre vampiros. Em Entrevista com o Vampiro, o público conhece Louis de Pointe du Lac enquanto ele conta sobre os primeiros anos de sua vida imortal ao repórter Daniel Malloy. A série de livros escrita por Anne Rice (1941-2021) foi publicada pela primeira vez em 1976 e se tornou um sucesso em 1994 com o lançamento do filme protagonizado por Brad Pitt, Tom Cruise, Kirsten Dunst e Antonio Banderas

Entrevista com o Vampiro é um livro de narrativa única e apresenta uma visão diferente do ser imortal com ar melancólico que, em seu conjunto, pode ser definido quase como um drama existencial. A autora coloca o leitor frente a frente com monstros que questionam a sua existência eterna e só querem entender seu papel no grande esquema da vida –agora que, em teoria, não fazem mais parte dele. 

As Crônicas Vampirescas conta com uma série de 13 livros. Mas não se preocupe, você pode ler todos os livros aos poucos, sentindo que vai precisar ler só os três primeiros em sequência. E a boa notícia é que só vai precisar do primeiro para acompanhar a mais nova série inspirada na obra, que chega ao Brasil no início de 2023. 

Daisy Jones & The Six, de Taylor Jenkins Reid

Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos 1970, eles dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. The Six era a voz de uma geração; e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas em 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube o porquê. Até agora.

Esta é a história de uma menina de Los Angeles que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu –o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas– quando um produtor apostou (certo!) que, juntos, eles poderiam se tornar lendas da música.

Em formato de entrevista, Taylor Jenkins Reid reconstitui a trajetória de uma banda fictícia com a intensidade presente nos melhores backstages do rock, abordando os desafios e as vantagens da fama. “Devorei o livro em um dia e me apaixonei por Daisy e pela banda”, disse Reese Witherspoon no blurb do livro. E se apaixonou mesmo. A produtora da atriz, Hello Sunshine, é a responsável por fazer a série inspirada na obra acontecer. A atração chega ao Prime Video em 3 de março de 2023, então você tem até essa data para colocar a leitura em dia.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Beatriz Duranzi

Beatriz Duranzi

Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.

Ver mais conteúdos de Beatriz Duranzi

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?